A religião, ao longo da história humana, tem servido de inspiração para obras brilhantes e incríveis de literatura, filosofia, escultura, pintura, artigos religioso e arquitetura religiosa. Das areias do antigo Egito às ruas da Barcelona moderna, as tradições sagradas são incorporadas, expressadas e preservadas em locais de adoração e peregrinação.
A seguir, uma lista das obras mais impressionantes da arquitetura religiosa seguindo uma linha do tempo histórica. Embora esta lista esteja certamente incompleta e muitos outros locais possam ser incluídos, os apresentados abaixo oferecem uma coleção diversificada das construções mais gloriosas e inspiradoras do mundo.
Partenon
Atenas, Grécia
Embora a estrutura principal permaneça, o Partenon sofreu muita deterioração nos últimos dois mil anos. Os restos, empoleirados no topo da Acrópole, no entanto, indicam que o templo original dedicado a Atena deve ter sido realmente impressionante. Os arqueólogos estimam que a construção terminou em 438 aC, e os estudiosos afirmam que o Partenon é o melhor exemplo da arquitetura grega.
Panteão
Roma, Itália
O Panteão de Roma, na Itália, é uma das peças arquitetônicas mais bem preservadas da época da Roma Antiga. Isso ocorreu em parte por ter estado em uso constante desde que fora construído por volta dos anos 118 a 125 pelo imperador Adriano. Arquitetonicamente, o Pantheon tem algumas características bastante impressionantes. Uma delas são os pilares de granito de 12 metros, que são a primeira coisa que você nota ao se aproximar do prédio. Outra é a vasta cúpula que se abre para os céus e ainda continua sendo a maior cúpula de concreto sem suporte já construída!

Santa Sofia
Istambul, Turquia
O maior exemplo remanescente da arquitetura bizantina, o Templo da Sagrada Sabedoria de Deus (Santa Sofia) na atual Istambul é uma obra de arquitetura religiosa extraordinária. Permaneceu inigualável por mil anos após sua construção. Construída em 537 d.C. a pedido do imperador bizantino Justiniano I, a Santa Sofia era a maior catedral do mundo.
Monte Saint-Michel
Normandia, França
Considerado no final do período medieval e renascentista uma Maravilha do Mundo Ocidental e atualmente recebendo cerca de 3 milhões de turistas por ano, o Monte Saint-Michel é uma das obras mais impressionantes da arquitetura religiosa do mundo. Monte Saint-Michel está localizado em uma ilha a pouco mais de 800 metros em uma baía ao largo da costa norte da França, perto de Avranches. Seu complexo de construções encontra-se sobre uma elevação de cerca de 76 metros acima do nível do mar e possui uma história variada.
Catedral de Chartres
Chartres, França
A Catedral de Chartres é considerada um dos maiores feitos da arquitetura gótica francesa. Felizmente para nós, ela está muito bem preservada. A Catedral foi construída, principalmente, entre 1194 e 1250. A inovação arquitetônica dos arcobotantes, predominante no edifício, facilitou os vitrais maiores e mais altos pelos quais Chartres é conhecida. A fachada do edifício está repleta de imagens religiosas. Tudo isso combinado com suas duas torres (de 106m e 114m), faz da Catedral de Chartres uma impressionante e bela instância de arquitetura religiosa e com impressionantes peças de arte sacra.
Catedral de Notre Dame
Paris, França
A Catedral de Notre Dame, dedicada à Virgem Maria, é um impressionante exemplo de arquitetura religiosa. Foi terminada por volta de 1345 e possui uma enorme área de superfície total com aproximadamente 5481 metros quadrados. É considerada um dos melhores exemplos da arquitetura gótica. Os arquitetos de Notre Dame foram alguns dos primeiros a fazer uso do arcobotante que permitia paredes mais altas e mais finas. Isso, por sua vez, possibilitou janelas maiores de vitrais.
Templo do Céu
Pequim, China
O Templo do Céu é um complexo de construções religiosas construído no início de 1400 pelo Imperador Yongle, responsável pela construção da Cidade Proibida, também em Pequim. Por causa de seu projeto inicial e magistral, o Templo do Céu teve uma grande influência em toda a arquitetura oriental pelos últimos 600 anos. O complexo abrange mais de um quilômetro e meio e é composto por três grupos de construções altamente simbólicas.
Basílica de São Pedro
Cidade do Vaticano
Como uma das maiores igrejas do mundo e a maior da Europa, a Basílica de São Pedro é considerada uma das melhores representações da arquitetura renascentista e barroca. A igreja original foi construída por Constantino por volta de 325 d.C. e foi construída sobre um pequeno santuário considerado como o local de sepultamento do primeiro papa, São Pedro. Precisando urgentemente de reparos, a igreja foi reconstruída durante um período de 120 anos nos séculos XV e XVI. Isso foi influenciado primeiro pelo Papa Júlio, que queria construir a maior igreja da cristandade. Houve uma competição entre arquitetos e o projeto de Donato Bramante foi o escolhido. Esta ideia continha a forma de uma enorme cruz grega com uma cúpula inspirada em outro local da nossa lista, o Panteão.