Tipografia com Fernanda Schlickmann | Designers Brasileiros

Queremos dar espaço para todas as pessoas talentosas de nosso país, por isso, convidamos a Fernanda Schlickmann, que trabalha com tipografia e tem um instagram muito legal, conheça Fernanda e suas criações.

Fernanda Schlickmann, 23 anos, nascida em Rondônia, de família sulista, e crescida Brasil à fora. Mudei algumas vezes e acho que isso fez enriquecer ainda mais minha bagagem cultural. Atualmente moro no Rio de Janeiro, há quase 7 anos, e foi onde descobri minha paixão por design e, mais recentemente, por lettering e caligrafia.

Cursando o 8º período de Design Gráfico na UFRJ, a quase um passo de me formar, se tudo der certo e se as greves deixarem!

Sempre fui apaixonada por letras e, por gostar de desenhar desde criança, senti que poderia arriscar desenhá-las também. Foi então, no 4º período da faculdade, que eu resolvi puxar uma matéria de Tipografia e aí me apaixonei perdidamente. Passei a pesquisar mais e a ter contato com amigos que trabalham com isso há algum tempo e a conhecer materiais e testá-los. Também tive a oportunidade de trabalhar na Plau, um escritório excelente de type, aqui do Rio, que está a todo vapor, onde aprendi com Rodrigo Saiani sobre técnicas, de como usar os materiais, organizar ideias e também vetorizá-las. O Rodrigo foi praticamente um professor particular de type, além de outras pessoas incríveis que tive a oportunidade de trabalhar nesta mesma empresa e conhecer outras ótimas por tabela.

Também busco inspiração no trabalho de vários designers brasileiros, em especial, Cláudio Gil, porque tive a oportunidade de participar de um de seus workshops em um evento regional de Design, o R Geração, em abril de 2014, e por fazer parte da comissão organizadora, tive um contato maior. O pessoal do Criatipos também me ajuda com as ideias bacanas que eles têm, piro a cabeça com tantos projetos incríveis. O Tipocali também é outra fonte de inspiração bem forte. Claro que tem os gringos que ajudam muito também, mas acredito que temos uma galera excelente aqui no Brasil, e acho que por mais que tenhamos inspirações vindas de fora, deveríamos valorizar mais o que andamos produzindo aqui dentro e dizer pro mundo que a gente também tem peso!

Atualmente estou arriscando e colocando minha cara na janela. Até então, o lettering e a caligrafia eram apenas um passatempo e um jeito de soltar minhas ideias. Muitos amigos insistiram para que eu postasse esses experimentos de lettering/tipografia, e resolvi criar um projeto pessoal. Fiz um Instagram para ajudar, o Type This Way (@typethisway), dica dada por um amigo, fazendo referência à música “Walk This Way” do RUN-DMC. Nele, eu posto meus experimentos com stickers, vetores, usando pirógrafo, madeira, lixa e até comida, sem exagerar nas postagens por dia, e sem ter que usar meu perfil pessoal. Assim, quem realmente se interessar, pode seguir sem se incomodar.

Os feedbacks começaram a vir e eu fui tomando um gosto maior pela ideia e comecei a ousar mais na maneira de realiza-los. Venho explorando várias superfícies e vários materiais diferentes, e está sendo ótimo! Me sinto muito mais criativa e disposta para pensar em coisas novas.

A meta agora é aprofundar o conhecimento através de cursos de caligrafia (flat e brush pen) para melhorar ainda mais minhas técnicas e ter mais segurança para postá-las sem medo.

Ainda me considero amadora e quero dominar mais técnicas, pois ainda estou no “you know nothing, Fê Snow”.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook