A pandemia do coronavírus causou mudanças não só nos hábitos de higiene e de convívio social, mas trouxe também um impacto óbvio para o mercado de trabalho e a forma como a sociedade utiliza produtos e serviços. Com isso, algumas carreiras existentes há mais tempo ganharam força e outras profissões que surgiram recentemente têm tudo …
Veja 3 profissões que cresceram grandemente em busca, recentemente
A pandemia do coronavírus causou mudanças não só nos hábitos de higiene e de convívio social, mas trouxe também um impacto óbvio para o mercado de trabalho e a forma como a sociedade utiliza produtos e serviços. Com isso, algumas carreiras existentes há mais tempo ganharam força e outras profissões que surgiram recentemente têm tudo para crescer.
Tudo está mudando rápido, estamos numa era de transformações, e apesar de ainda ser cedo para afirmar com precisão quais serão os cargos de importância, já podemos notar algumas novas tendências.
Os setores de tecnologia aumentaram grandemente a sua importância. As relações sociais mudaram bastante e hoje somos muito mais dependentes das inovações tecnológicas do que éramos há pouco mais de uma década. Isso se reflete em nichos que emergiram muito com o início da pandemia e antes eram considerados como pouco relevantes. O setor de aposta esportiva é um grande exemplo disso, com sites como o br.netbet.com. O aumento da popularidade dos streams como a Twitch, das vendas online como o Mercado Livre, dentre outros, também demonstraram muita força, sendo que essa era digital de Apps e sites engrandeceram as seguintes profissões, por exemplo:
- Analista de Big Data
O analista de Big Data utiliza os dados de um sistema on-line para fazer uma projeção do que pode influenciar os negócios das empresas agora e no futuro. A análise de dados faz com que os processos de uma empresa sejam melhorados para que tempo e recursos sejam otimizados, que problemas sejam identificados com antecedência e apontem tendências de consumo dos usuários.
O analista de Big Data costuma ser formado em Ciência de Dados, Gestão de Big Data, Big Data e Inteligência Analítica. Profissionais de Marketing e Jornalismo com especialização em Big Data/Ciência de Dados também ganham espaço no mercado de trabalho.
- Analista de Sistemas
O analista de sistemas estuda, planeja e executa projetos de sistemas de informação para solucionar problemas encontrados por uma empresa, atuando em conjunto com setores de TI e negócios, por exemplo. Entre as funções do analista de sistemas estão a análise de problemas de hardware e software; a manutenção da documentação dos sistemas e a tradução dos requisitos do usuário em especificações técnicas funcionais. Algumas graduações que formam profissionais aptos a serem analistas de sistemas são Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
- Designer UX
O Designer UX é responsável pela sensação de um site ou produto, tendo como trabalho a compreensão das necessidades emocionais e funcionais dos usuários, buscando criar uma experiência digital agradável.
O cargo tem a responsabilidade de fazer testes de usabilidade e consultar os clientes para saber quais são seus objetivos e suas intenções. A profissão estará cada vez mais em alta por causa do aumento da demanda por serviços via aplicativos. O profissional para atuar como designer UX pode ser formado em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Jornalismo, Publicidade, Design Gráfico ou Inteligência Artificial.