Decidir todos os detalhes no momento de dar cara e vida a um ambiente, desde de acessórios decorativos até a escolha dos móveis, sem dúvidas é uma atividade muito prazerosa. Com alguns toques simples e dicas de decoração, é possível casar funcionalidade, praticidade e elegância na decoração de qualquer ambiente que deseje mudar.A maioria dos …
7 dicas de decoração para sua casa
Decidir todos os detalhes no momento de dar cara e vida a um ambiente, desde de acessórios decorativos até a escolha dos móveis, sem dúvidas é uma atividade muito prazerosa. Com alguns toques simples e dicas de decoração, é possível casar funcionalidade, praticidade e elegância na decoração de qualquer ambiente que deseje mudar.
A maioria dos apartamentos e casas modernas já possuem ambientes integrados. Por isso, é preciso ter em mente que o principal objetivo é harmonizar esses ambientes, ou seja, fazer com que os cômodos conversem entre si. Mas, por onde começar? O que priorizar? Confira nossas 7 dicas de decoração e inspire-se!
1- Use a criatividade na hora de decorar a casa
Para decorar a casa sem se preocupar com grandes obras, a palavra de ordem é criatividade. Uma decoração criativa ajuda a fazer um efeito visual com personalidade e também com ótimas soluções, funcionais e econômicas.
Inspirações em lojas de decoração e projetos disponíveis na internet são ótimos aliados para quem não sabe por onde começar. Se você tem móveis antigos e quer dar outra cara a eles, você pode repagina-los ou abusar dos acessórios decorativos e deixar tudo com o seu estilo.
Outro costume que já ganhou o coração dos apaixonados por decoração é o DIY, o famoso “faça você mesmo”. No canal do Westwing você encontra diversos tutoriais e dicas de decoração que você mesmo pode fazer e, o melhor, muitas dicas são com materiais e acessórios que já possuímos ou são de baixo custo.
Mergulhe no desafio e coloque a mão na massa! Abaixo confira uma dica incrível de como decorar com quadros:
2- Escolha o seu estilo de decoração
Para sua casa não ficar com um aspecto de bagunça ou falta de combinação entre as peças decorativas, é super importante que decida qual o estilo de decoração que mais te agrada, ou seja, se você prefere uma decoração rústica, estilo de decoração moderno, retrô, ou mesmo uma decoração industrial. Fazer essa escolha antes de comprar itens de decoração facilita na hora de escolher móveis, objetos, cores e revestimentos para os cômodos da casa.
Você pode optar ainda por uma decoração clássica, objetos decorativos neutros e um estilo de casa baseado em tons claros ou ainda criar uma mescla entre os seus preferidos e criar algo novo como uma casa vintage, por exemplo. Tudo é válido para expressar seu estilo de vida e seus gostos e chamar com todo orgulho o lar de seu.
A ideia é sempre pesquisar muito e buscar por referências e inspirações. Esse é o primeiro passo para descobrir o estilo de decoração de interiores que mais lhe encanta, afinal, a escolha diz muito sobre a personalidade de quem vive na casa.
3- Defina a paleta de cores para a decoração da casa
Em casas ou apartamentos decorados pequenos, onde os ambientes estão cada vez mais servindo para diversas funções – quarto e escritório no mesmo lugar, sala de estar e de jantar integradas – reservar um tempo para pensar na paleta de cores da casa, podendo ser cores claras ou mais destacadas, ajuda a dividir e organizar melhor os espaços.
Seja fiel a essa seleção de cores, desde a escolha da tinta até a cor dos acessórios, almofadas, tapetes, vasos, itens para mesa posta, entre outros.
4- Opte móveis multifuncionais
Morar em um ambiente estiloso e funcional é o sonho de muita gente, concorda? A tendência do momento é investir em habitações pequenas e caprichar na funcionalidade do local. Móveis muito grandes, por exemplo, podem não caber nesse novo estilo de casas.
O ideal é escolher os itens de decoração ou móveis que tenham, no mínimo, duas funções para o ambiente. As camas ou pufes com baú são bons exemplos de móveis funcionais. O pufe baú é um pequeno móvel com potencial para transformar a decoração de um ambiente com o mínimo de esforço.
Você pode usar o pufe tanto como assento quanto como armazenamento para objetos, brinquedos, roupas e diversos outros acessórios. O pufe baú é sinônimo de praticidade, funcionalidade e mais beleza para o seu primeiro apartamento.
O sofá-cama é outra solução ideal para aqueles que possuem um apartamento muito pequeno ou um ambiente com espaço reduzido. A maior vantagem do sofá-cama não é ter uma ótima aparência, aliada à vantagem de poder ter dois móveis em um.
5- Decore sua casa com plantas
Já pensou como seria a vida sem as plantas? É bem verdade que todos os tipos de plantas, sejam verdadeiras ou falsas, são bem-vindas para trazer vida a uma casa ou apartamento. O maravilhoso é que sempre há opções para todos os gostos, cuidados e orçamentos.
Plantas para o jardim, no hall de entrada e na varanda. Decorar com plantas é sempre uma boa forma de levar um toque de frescor, estilo e toque natural à composição do seu espaço. Plantas, como a Ficus Elastica, Zamioculcas, Peperomia, Cactos e Suculentas são perfeitas para cultivar em casa, pois não precisam de muitos cuidados.
Você pode colocar plantinhas em prateleiras, suportes, mesas laterais, no chão, no carrinho de bebida ou pendurada no teto, por exemplo. Cuide bem delas e deixe a beleza do verde entrar em sua casa!
6- Invista em iluminação
A decoração com iluminação é uma das melhores dicas, pois ela pode influenciar tanto na sensação de conforto e comodidade, quanto na beleza de qualquer ambiente. Além de ser funcional quando posicionada adequadamente, também pode possibilitar muito charme e beleza à composição do décor.
A iluminação adequada para decoração da casa também pode proporcionar lindos resultados a depender do objetivo, se é para destacar, suavizar ou criar um clima mais intimista. Para cada cômodo e proposta, existe um tipo de iluminação e lâmpada diferente.
Existem três tipos de fontes de luz essenciais para ter sucesso numa boa iluminação doméstica: a iluminação indireta, luminárias de trabalho e a iluminação direta focada em pontos estratégicos. Com o ajuste certo desses três tipos de iluminação de interiores, você conseguirá o casamento ideal entre luz e espaço.
7. Aposte em acessórios de decoração
Sala de estar sem quadros. Sofá e poltrona sem almofadas. Difícil imaginar uma casa sem acessórios de decoração, concorda? Os itens de decoração são perfeitos para enfeitar com pequenos detalhes o seu projeto de decoração.
Por mais que os móveis sejam a parte mais importante da composição da casa, sem os itens de decoração, eles não teriam vida. Independente da cor ou estilo de sua decoração, os acessórios sempre podem melhorar o aspecto dos cômodos. São responsáveis pelos pequenos detalhes e dão o toque extra que faltava na casa.
As almofadas decorativas são um ótimo exemplo de acessórios. Trazem a sensação de bem-estar e aconchego para os cômodos, além de darem cara nova ao ambiente de forma rápida.
O maravilhoso é que não é só com reformas exaustivas ou móveis caros que você pode repaginar a casa, mas também experimentando uma linda decoração com almofadas, tapetes, organizadores, espelhos, porta-retratos, vasos decorativos e outros itens.
Se o ambiente for mais neutro, a dica é investir em algumas almofadas de cores fortes, diferentes tamanhos e estampas que estão super em alta. Brinque com o jogo de formatos e estampas, claro, dentro da paleta de cores escolhida, do jeito que falamos na dica 3. E lembre-se: use e abuse da criatividade e inspirações!
E aí, gostou das nossas dicas de decoração?