Atalhos secretos do Photoshop | Designers Brasileiros
Dicas Photoshop Tutoriais

Atalhos secretos do Photoshop

Como já foi dito antes, aprender a trabalhar com atalhos é extremamente importante, pois isso implica em aumento de produtividade. Muitos atalhos estão documentados, mas ainda existem alguns que somente profissionais experientes conhecem. Por isso, vamos aprender aqui alguns atalhos poucos conhecidos.

O tutorial original foi feito para Mac, mas aqui está traduzido para usuários PC. Por isso, a tecla Ctrl é equivalente a tecla Cmd e a tecla Alt é equivalente a Opt no Mac.

Arrastar seleção

Com a Marquee Tool, faça sua seleção no documento mas não solte o botão do mouse ainda. Mantenha a barra de espaço selecionada e você poderá mover a seleção ainda não terminada.

Navegue no documento para a esquerda ou direita

Sabemos que o scroll do mouse faz a navegação para cima e para baixo, porém, se segurarmos a tecla Ctrl a função agora será a navegação para a direita e para a esquerda.

Escolha as fontes da lista

Clicando na caixa da lista de fontes você pode pressionar as teclas direcionais para cima e para baixo e navegar nas fontes existentes. Você pode ainda digitar o nome da fonte para navegar até ela rapidamente.

Modifique o tamanho da fonte

Com o texto selecionado, pressione Ctrl+Alt+Shift+> ou < para aumentar ou diminuir o tamanho da fonte.

Zoom com o scroll do mouse

Pressione Ctrl+Alt+scroll up ou down para aumentar ou diminuir o zoom.

Ajustando valores numéricos

Com o mouse em cima da caixa com valores numéricos, pressione Ctrl, clique e arraste para a direita ou esquerda para aumentar ou diminuir os valores. Você pode também segurar Ctrl+Shift para ajustar o valor de 10 em 10.

Outra maneira de ajustar os valores é utilizando o scroll do mouse para cima e para baixo. Faça isso com o Shift pressionado para ajustar de 10 em 10.

Você ainda pode ajustar os valores utilizando as setas direcionais para cima e para baixo. Faça isso com o Shift pressionado para ajustar de 10 em 10.

Zoom em 100%

Dê duplo clique na ferramenta zoom para colocar o zoom em 100%.

Esconda ou expanda todos os grupos de camadas

Para esconder / expandir todos os grupos no nível da raíz pressione Ctrl e clique no ícone do triângulo. Para esconder / expandir os grupos em todos os níveis pressione Ctrl+Alt e clique no ícone do triângulo.

Esconder camadas em sequência

Para esconder ou mostrar várias camadas em sequência, mantenha o botão do mouse pressionado no ícone do olho e arraste para cima ou para baixo para afetar outras camadas.

Esconder todas as outras camadas

Para deixar somente uma camada visível e esconder as demais, pressione Alt e clique no ícone do olho.

Navegar pelos blending modes

Pressione Alt+Shift+”-” ou “+” para navegar entre as opções de blending.
Alt+Shift+C por exemplo, permite que você escolha o blending mode que desejar, neste caso, a opção Color.

Travar pixels transparentes

Pressione a barra “/” para travar a transparência da camada.

Esconder ferramentas e painéis

Pressione a tecla Tab.

Cursor preciso

Pressione a tecla Caps Lock.

Navegar entre as ferramentas

Para navegar entre as ferramentas que ficam escondidas você pode pressionar Shift + a tecla de atalho da ferramenta. Por exemplo, B é o atalho para a Brush Tool, se você presisonar Shift+B você conseguirá acessar as outras ferramentas que ficam no mesmo lugar que a Brush Tool.

Modificar atributos da Brush Tool

Uma vez selecionado, você pode mudar o tamanho do Brush pressionando as teclas dos colchetes “[” ou “]” para diminuir ou aumentar. Pressionando Shift + as teclas dos colchetes você pode modificar o hardness do brush.

Modificando a opacidade

Utilize as teclas numéricas para modificar o valor da opacidade. Por exemplo, o número 1 equivale a 10%, e assim por diante.

Duplicar camadas

Existem diversos atalhos para duplicar as camadas:

  1. O mais conhecido: Ctrl+J;
  2. Pressione Alt e arraste a camada;
  3. Pressione Ctrl+Alt e qualquer uma das teclas direcionais

Preview do resultado

Pressione Ctrl+Alt+Shift+E para copiar o conteúdo de todas as camdas e criar uma camada nova com o resultado de todo esse conteúdo.

Mudar a cor da área de trabalho

Se você estiver com a ferramenta Bucket Paint selecionada, basta selecionar a cor que quiser na paleta de cores, pressionar Shift e clicar na área de trabalho.
Com qualquer ferramenta selecionada, você pode ainda clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e escolher a cor que desejar.

Pintando o fundo

Se quiser pintar o fundo com as cores do foreground e do background, pressione Alt+Backspace ou Ctrl+Backspace, respectivamente. O Backspace pode ser substituído pelo Delete.

Navegar pelos documentos abertos

Faça isso pressionando as teclas Ctrl+Tab.

Selecione o conteúdo da camada

Pressione a tecla Ctrl e clique na miniatura da camada que deseja selecionar.

Ajuste de tamanho proporcional

Na hora de aumentar ou diminuir uma imagem, você pode fazer isso pressionando Alt+Shift e arrastando para aumentar ou diminuir porporcionalmente a partir do centro do objeto.

Atalho para o conta-gotas

Se você precisar a qualquer momento selecionar uma cor, não é necessário trocar de ferramenta. Com a maioria das ferramentas de desenho e pintura você pode segurar o Alt e o ícone do conta-gotas deve aparecer.

Mais algumas dicas

  • Em algumas caixas de diálogo, se você pressionar a tecla Alt o botão Cancel deve se tornar o botão Reset.
  • Na hora de adicionar um estilo a um objeto, você pode clicar no objeto e arrastar para modificar as configurações de alguns atributos, como Drop Shadow, Inner Shadow, Satin, Gradient e Pattern Overlay.
O tutorial original em inglês pode ser visto no site Web Designer Wall.
E a versão em português encontra-se no Blog Tag Media

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook