Blogueiros por uma internet livre! | Designers Brasileiros
Essa semana, nossos amigos do Caligraffiti tiveram um problema com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), eles foram notificados pelo Ecad. O órgão quer receber R$ 352, 59 por mês pelos direitos dos vídeos do YouTube e do Vimeo que foram incorporados. O Ecad afirma ter embasamento legal para cobrar taxas de blogs que utilizam vídeos do Youtube. Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (7), o órgão – que atua na cobrança dos direitos autoriais de músicas executadas publicamente no Brasil – diz ainda que seu “trabalho não tem como foco a cobrança de direito autoral em blogs e sites de pequeno porte”.
A cobrança tem gerado indignação nas redes sociais. Diversos usuários do Twitter se manifestaram nas últimas horas, em geral reprovando a atitude do órgão. O termo “Ecad” chegou a ser o mais comentado no começo da noite desta quarta-feira pelos brasileiros no microblog


Nós do Designers Brasileiros estamos em apoio à todos os blogueiros do Brasil, país que só sabe cobrar e nunca nos dá nada. Ei ECAD, já não basta, IPTU, IPVA, ICMS, IPI, ITBI entre outros milhares de impostos? Quer cobrar de nós algo que é compartilhado e que já é pago pelo YouTube? 


Vamos nos mobilizar, precisamos mostrar que somos nós que formamos a democracia e que somos nós que mandamos neste país. 
Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook