Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Branding: o que é e para que serve?
    Artigos

    Branding: o que é e para que serve?

    DalmirPor Dalmir17 de outubro de 2016
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    branding
    ©Shutterstock
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Antes de entrarmos nesse assunto precisamos entender de uma vez por todas o que de fato é branding. Com uma rápida pesquisa no nosso grande amigo Google, temos a seguinte definição para branding:

    “Branding é portanto uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.”

     branding

    Ou seja, branding é um conjunto de soluções para que a sua marca consiga sobreviver no mercado. Ele abrange desde a criação de uma nova marca até a sua gestão por completo, e para que tudo ocorra como o planejado, precisamos nos atentar as seguintes etapas: público-alvo, posicionamento e construção multissensorial, ou seja, não basta simplesmente ter um logo bonitinho, um manual de identidade visual bem definido e produtos ou serviços com preços acessíveis. Claro, tudo isso também é muitíssimo importante, porém de nada adianta altos investimentos em design gráfico se você não planejar como tudo isso chegará corretamente ao seu público.

    Público-alvo
    Pesquise, mas pesquise mesmo quem é o seu público-alvo. Repito, de nada adianta todo o investimento se você não sabe quem irá atrair para consumir o seus produtos ou serviços. Quanto mais detalhes você consegue do seu público mais fácil será encontrar tais soluções para a sua marca. Descubra a idade média do seu público-alvo, onde e como elas costumam consumir o tipo de produto ou serviço que você oferece, o que elas falam sobre esse mercado no qual a sua marca está inserida. Lembre-se, quanto mais detalhe melhor.

    Posicionamento
    Depois de pesquisar e segmentar o seu público-alvo é hora de planejar como a sua marca atingirá essas pessoas.  Essa é hora de dar personalidade a marca, sim personalidade, sim per-so-na-li-da-de. A marca terá uma imagem mais família? Ou ela deverá parecer um garoto extrovertido? Com isso definido você fará com que sua marca terá mais afinidade com o seu público.

    Construção multissensorial
    Agora que você já definiu quem é o seu público-alvo e qual imagem a sua marca terá é hora de explorar todos os sentidos dos seus consumidores, ser multissensorial, ou seja, agora que sua identidade visual também já foi definida, é hora de pensar no aroma, caso a sua marca trabalhe com perfumes ou algum produto ou serviço relacionado, no som e em alguns casos no paladar. Agora é hora de fato de se aproximar do seu público e mostrar quem é a sua marca, o que ela oferece e como ela faz isso.

    Considerações finais
    Lembre-se que todas as dicas mencionadas neste artigo é a ponta do iceberg. Indico a você que pesquisa mais sobre o que é branding e como aplica-lo corretamente a sua marca.

    Branding


    Espero que eu tenha conseguido dar uma luz a essa dúvida que não só você mas muitas pessoas ainda enfrentam. Ficou alguma dúvida ou quer bater um papo sobre o assunto? Sinta-se a vontade para me enviar um e-mail: contato@vinyciuscovelli.com.br, terei o maior prazer em lhe responder.

    O AUTOR: Vinycius Covelli, designer apaixonado por design, não apenas pela estética mas também pela solução de problemas, 25 anos, paulista e muita vontade de ajudar aqueles que acreditam no mundo.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Dalmir
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Santander lança nova marca para reforçar estratégia digital

    23 de março de 2018

    Estapar apresenta nova identidade

    13 de janeiro de 2020

    Inovação Brasileira

    13 de julho de 2015

    Conheça a nostalgia em forma de pixels, por Boo! Studio

    26 de abril de 2014
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR