Você sabe o que é Branding? Sabe qual é sua importância? | DSGN

Branding ou Brand management é a gestão, a criação da marca de uma empresa, assim como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços.

Branding também pode referir-se ao próprio trabalho ou ao conjunto de práticas e técnicas de construção e consolidação de uma marca no mercado. A construção de uma marca forte para um produto, uma linha de produtos ou de serviços é consequência de um relacionamento satisfatório com o mercado-alvo. Quando esta identificação positiva se torna forte o bastante, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido.

Esse tipo de serviço é extremamente importante pois é a representação de uma marca de uma empresa, um aplicativo, uma rede social, é a imagem que vai ficar na mente das pessoas no momento que elas pensarem no nome da sua criação.

Construir uma marca que consiga fama na indústria de design significa muito mais do que apenas fazer uma imagem bem colorida e enfeitada. A estratégia da Marca deve ir além da publicidade e da comunicação, diferenciando todos os pontos ao fazer contato com o consumidor.

Os pontos principais que devem estar presentes na marca, além de seu nome ou de alguma sigla ou abreviação do mesmo, é o logo, em alguns casos uma frase tema, cores bem decididas e posicionadas, formato que faça sentido de acordo com o tipo de mercado na qual a marca será introduzida.

Existem diversas logotipos até mesmo aqui no Brasil, mercados, lojas, empresas, igrejas, escolas, parques de diversões, em locais para jogar loterias, cursos, clubes de xadrez e até mesmo sites como este.

Os logotipos são uma assinatura institucional, ou seja, são as representações gráficas de uma marca. Por isso ela geralmente está presente nas peças gráficas e digitais de uma empresa. Como toda a assinatura, o logotipo segue um padrão visual que o torna reconhecido.

O termo (a palavra) pode ser usado como o conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (como siglas ou letras formando nomes ou até pequenas frases) e seu símbolo visual, o que pode ser entendido como a representação visual de qualquer marca.

Foto: Shutterstock.com

Criar uma marca, por mais que possa parecer difícil, não é nenhum bicho de 7 cabeças; confira como fazer uma em poucos passos:

  • Definição do nome: Defina o nome da sua marca, ou negócio.
  • Elaboração do conceito visual: Aqui é onde você trabalha com o design, onde você vai decidir como vai moldar a seu logotipo.
  • Criação do símbolo, signo ou ícone: Este passo geralmente é o mais complicado pois depende, em sua maioria, da particularidade e dos requisitos para montagem da marca.
  • Escolha da fonte: Escolha uma fonte para as letras da logo ou para a frase que a acompanha, caso tenha.
  • Composição: É importante estruturar bem a sua marca para que ela seja visualmente agradável ao público.
  • Cores: Selecione as cores, diversifique-as bem, mas procure não exagerar.

Comentários no Facebook