Coca-Cola e Graal lançam card game com ilustrações de países campeões | Designers Brasileiros
Ilustração

Coca-Cola e Graal lançam card game com ilustrações de países campeões

Neste ano, o maior e mais famoso campeonato de futebol do mundo acontece em diferentes cidades localizadas na Rússia. Pegando carona na cultura local e aproveitando o ensejo, a Agência Cacau e o Estúdio La.Bomba criaram juntos um baralho temático inspirado nas famosas bonecas russas (ou matrioskas, como também são conhecidas), tradicional brinquedo das crianças que crescem na região e que são famosos no mundo inteiro.

O projeto foi encomendado pela Coca-Cola e a Rede Graal e teve seu lançamento na primeira quinzena de junho. Seguindo a linha dos baralhos tradicionais, são 54 cartas divididas em quatro naipes, cada um deles dedicado a um país diferente – o naipe de copas, por exemplo, cujo o símbolo é um coração, ganhou as cores e características da seleção canarinho. Também entram em campo os times da Argentina, Alemanha e Itália.

Além das bonecas, outra fonte de inspiração foram as diferenças culturais entre os países. “Isso refletiu na característica de cada personagem – enquanto o brasileiro tem um jeito ‘moleque’ e um tom festivo e alegre, os alemães possuem um humor mais sóbrio”, revela o diretor de arte e sócio do estúdio Maurício Ribeiro. A intenção era que as ilustrações dessem um tom descontraído para o baralho, usando uma técnica que deixasse o desenho da forma mais natural possível.

Segundo Maurício, desde a concepção da ideia até chegar aos sketches, ilustrações e desenvolvimento do design das cartas e caixa, foram oito semanas de trabalho constante. “Para cada trabalho existe um processo diferente, para esse, primeiro selecionamos as 4 seleções com mais títulos em copas do mundo para definir os personagens, depois estabelecemos que o rei seria um torcedor, a rainha uma torcedora e os valetes os comentaristas.”, completa. A empreitada, agradou tanto os profissionais do estúdio quanto a equipe de criação da agência.

Para adquirir o produto, o cliente precisa gastar uma quantia de até 50 reais em qualquer item das unidades Graal, contanto que inclua na cesta um dos produtos da marca Coca-Cola. A promoção estará disponível em qualquer uma das 46 lojas da rede espalhadas pelo Brasil e tem como objetivo aumentar a venda nas unidades, além de difundir ainda mais a cultura do futebol entre os consumidores.

Ficha Técnica:

Cliente: Coca-Cola e Rede Graal

Agência: Cacau

Título: Baralho dos Campeões

Atendimento: Débora Oliveira e Cássio Naressi

Diretor de Criação: Atahyde Luz

Criação: Allan Cândido, André Cano, Mauricio Ribeiro, Bruno Meira e Carolina Magioline

Ilustrações: Estúdio La.Bomba

Produção: Junior Fleury e Diego Carvalho

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook