Como ganhar dinheiro com design para YouTube?

Não há dúvidas que o Youtube é uma mídia em ascensão que atualmente gera muito conteúdo para diversos nichos e que tem gerado receita não só ao seu dono, Google, mas também aos donos de canais.Eu Ana tenho um canal no Youtube chamado Canal As Marias, vou deixar os links para vocês conhecerem. Resolvi compartilhar …

design para youtube

Não há dúvidas que o Youtube é uma mídia em ascensão que atualmente gera muito conteúdo para diversos nichos e que tem gerado receita não só ao seu dono, Google, mas também aos donos de canais.

Eu Ana tenho um canal no Youtube chamado Canal As Marias, vou deixar os links para vocês conhecerem. Resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha visão de mercado, como estruturamos nossa marca, algumas dicas e como o Design para Youtube pode ser promissor para você designer também, além de ter conversado com a Adrielle Palti que é a designer do canal para entender mais sobre conceitos e o Bruno Oliveira do canal Mundo Designer.

Vamos entender um pouco mais sobre esse mercado em potencial?

Primeira coisa é entender a estrutura básica de como funciona o Youtube.

O Youtube é uma plataforma onde se encontram diversos vídeos que você pode assistir online, esses vídeos no começo eram apenas uma espécie de acervo, nuvem, onde você subia um vídeo qualquer, por exemplo, o primeiro vídeo ‘upado’ no Youtube, trata-se de seu criador mostrando um vídeo caseiro de sua ida ao zoológico.

Com o passar do tempo e a compra realizada pelo Google, o negócio cresceu de maneira gigantesca, da mesma forma que a TV mostrava programas, temas para o público, possuía comerciais, o Youtube tornou-se uma inovação de meio para divulgar e compartilhar conteúdos, temos canais com mais de 1 bilhão de inscritos, 1 bilhão de pessoas que acessam o canal diariamente, assuntos e temas diversos, vídeos pagos, propagandas, ou seja um mercado gigante e promissor.

Canais e Inscritos

Os canais são ‘as contas’ que possuem uma frequência de vídeos, inscritos e etc.

Os inscritos são a os usuários, a galera, o público que assiste aos vídeos dos canais frequentemente.

Exemplos de canais famosos e youtubers brasileiros.

  • Porta dos fundos
  • Controle 2
  • Não Salvo
  • Karol Pinheiro
  • Felipe Castanhari
  • O (sur)real mundo de Any Malu

Monetização

Como ganhar a grana? Com o adsense, networking e marcas e/ou empresas que te procuram para fazer vídeos patrocinados.

Certo, mas isso é para quem quer ser um Youtuber, ter um canal e nós que somos Designers o que temos a ver com isso?

Agora chegou a parte bacana da coisa galera, explicar as estruturas e planejamentos

Tutoriais

Existem inúmeros canais com tutoriais, profissionais incríveis que ganham a vida compartilhando conhecimento com a galera.

Essa é uma excelente opção para você que entende muito bem sobre um assunto, por exemplo: Photoshop, dicas, Jobs; a galera se identifica e aprende, em vídeos tutoriais você não precisa aparecer, basta gravar a tela do seu computador e mostrar o passo a passo de sua proposta.

Dicas importantes: para esses vídeos as informações precisam estar muito claras, se atente ao áudio, a qualidade da imagem, dê ênfase ao que é extremamente importante, se preocupe com a edição, pois o seu público precisa compreender exatamente tudo do seu vídeo para não ir embora, fazer um comentário ruim em seu canal e nunca mais voltar.

Como disse lá no início conversei com o Bruno Oliveira ele é o criador do canal Mundo Designer, canal que mostra tutoriais, pacotes de recursos que ajudam a galera na criação, e vídeos onde mostra todo o processo de criação de alguns jobs.

O Bruno trabalha e gosta de criação visual, desenho, pintura digital, edição de vídeos, etc.

A.C : Como tudo começou?

O projeto começou quando eu percebi a carência de um canal de design diferenciado no youtube, onde quem acompanha pode aprender coisas novas e diferentes, acompanhar como são feitos os trabalhos, tudo isso da maneira mais divertida possível!

A.C : O que te inspira?

O que me inspira é ver o resultado de tudo que eu passo para meus seguidores, quando um inscrito assiste um tutorial e aplica o ensinamento em seu canal, as mensagens de agradecimento, e inclusive o apoio e carinho que a galera tem são bem bacanas!

Alguns mestres que são minhas referências: Marcelo Schultz , Vinicius Araújo (VA Designer), Bruno Santana, Mateus Ferreira (Brainstorm Tutoriais) e Pedro Aquino FX.

A.C : Algumas dicas para quem deseja começar

Estudar bem sobre o assunto que vai ser tratado no seu canal.

Analisar e tirar base de alguns canais no youtube que tratam do mesmo conteúdo que o seu. Estude sobre edição de vídeo isso faz diferença.

Passe sempre a realidade e a verdade sobre o conteúdo passado, isso faz com que seus inscritos se identifiquem com você.

Ok, Ana, mas não quero ser youtuber isso ai não é pra mim, tenho vergonha, não sei falar, enfim. Calma! Já estava achando que foi perda de tempo ler o post, não é mesmo?

Espere, agora eu começo a falar dos profissionais que trabalham para os Youtubers, especificamente em nossa área do Design.

O que o pessoal não está tão acostumado a entender é que um canal, um youtuber, é uma marca, ele precisa alavancar para que possa ganhar dinheiro. Você que é designer precisa entender isso primeiramente.

Briefing

É entender como é o canal, como o youtuber se porta, seu público-alvo, quem ele deseja atingir, que imagem deseja passar.

Vamos ver na prática? Vou contar sobre o desenvolvimento do meu canal, eu junto com a Adrielle mantemos o canal As Marias, ele fala sobre empoderamento feminino, visão feminina em tudo, lá temos diversos quadros, o que tem tido maior repercussão é o Maria Tecnológica, quando estruturamos o projeto nosso público eram mulheres, de 15 a 30 anos, nossa linguagem era jovem e a grande questão que levantamos era compartilhar conteúdo interessante. Pois bem, no começo era isso, logo quando lançamos os vídeos, descobrimos que o público era bem dividido, 50% mulheres e os outro 50% homens, sim os homens nos assistiam, e dado mais relevante é que o nosso maior engajamento é o público masculino, eles interagem muito mais que as mulheres que nos seguem, nos vídeos, mas o nosso público aumentou e se modificou, nunca foi a intenção não falar aos homens, não é isso, mas como íamos tocar em assuntos do universo feminino achávamos que íamos construir um público feminino.

Identidade visual 

Sabemos que a identidade visual é importantíssima para qualquer marca, para os Youtubers e canais ela é mais que necessário.

Logo

identidade as marias

Vamos começar pelo logo, bem observando nosso briefing e com nossa ideia principal de compartilhar ideias, ser um bate-papo e conversas, chegamos ao seguinte conceito.

Quem colocou a mão na massa pra essa concepção, foi a Adrielle que também é designer, é bacharel em Comunicação Social, tem formação técnica em multimídia e estuda comunicação visual.

Adriele: Gosto muito da criação de marcas, identidades visuais, conceitos e cores, com AS MARIAS não foi diferente, no começo estávamos um pouco confusas como transmitir numa marca a proposta do canal, que era um bate-papo feminino, porém, forte e sem aquela pegada muito “fofinha”, até porque existe uma gama muito grande de canais femininos que tratam do mundo da beleza, maquiagem, moda e etc, e normalmente as identidades visuais são bem mais delicadas.

Foram vários rascunhos, rabiscos, até que cheguei nessa marca.

A marca é composta por balões que representam a fala, o pensamento, discussão, quis justamente passar a ideia de uma roda de conversa.

Já a paleta de cores escolhida é para trazer o ar divertido para a marca e que mesmo abordando às vezes assuntos mais “polêmicos” ou alguns “tabus e preconceitos” queremos falar como falamos com amigos e familiares, de forma descontraída.

Aliás, poucos sabem, mas o azul é justamente para contrapor o conceito de que “azul é cor de menino”.

Cara do canal

Capa e Miniatura

Adrielle: Todo o canal segue basicamente a mesma paleta do logo, a capa é clean e como é a primeira informação que o expectador vê, é legal ter a marca em destaque, principalmente por sermos um canal novo precisamos fixá-la nos visitantes e nos inscritos. Além da marca tem a informação da frequência das postagens e uma chamada lembrando o visitante de se inscrever.

Já nas postagens também tem como se trabalhar a identidade, no nosso caso todas as capas dos vídeos seguem um padrão. Cada assunto/playlist que abordamos fica separado por uma cor, o que facilita também a divisão e memorização dos temas.

canal

Redes sociais

Facebook

Capa face

Facebook segue o mesmo padrão da Home do Canal no youtube, porque é importante no começo ter uma unidade nas peças, assim as pessoas que estão conhecendo pela primeira vez já fazem a ligação da marca principalmente pelas cores.

yt

 Livro

A galera youtuber está investindo muito no mercado editorial, diversos youtubers venderam números gigantescos na sua primeira semana de vendas.

É uma oportunidade ai de trabalhar também, design, diagramação, conceitos, você pode aproveitar tudo isso.

Por fim, gostaria de deixar uma mensagem para você que leu até aqui, o mercado possui infinitas possibilidades, é chegada a hora de sair da matrix e não somente pensar fora da caixa, mas viver fora dela também, perceber as oportunidades, pensar de modos diferentes, entender o que o mundo está passando, os momentos.

Espero ter ajudado a encontrar caminhos.

Links:

Canal As Marias

http://www.youtube.com/canalasmariasoficial

http://www.facebook.com/CanalAsMarias/

Adrielle Palti

http://www.facebook.com/adriellepalti

http://www.instagram.com/adriellepalti/

Canal Mundo Designer

http://www.youtube.com/c/MundoDesigner

Gostou do post? Deixe seu comentário e até a próxima!

Beijos,

Ana

Ana Carolina

Ana Carolina

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