Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Como ganhar dinheiro com design para YouTube?
    Artigos

    Como ganhar dinheiro com design para YouTube?

    Ana CarolinaPor Ana Carolina26 de agosto de 2016Atualizado:9 de maio de 2021
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    design para youtube
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Não há dúvidas que o Youtube é uma mídia em ascensão que atualmente gera muito conteúdo para diversos nichos e que tem gerado receita não só ao seu dono, Google, mas também aos donos de canais.

    Eu Ana tenho um canal no Youtube chamado Canal As Marias, vou deixar os links para vocês conhecerem. Resolvi compartilhar com vocês um pouco da minha visão de mercado, como estruturamos nossa marca, algumas dicas e como o Design para Youtube pode ser promissor para você designer também, além de ter conversado com a Adrielle Palti que é a designer do canal para entender mais sobre conceitos e o Bruno Oliveira do canal Mundo Designer.

    Vamos entender um pouco mais sobre esse mercado em potencial?

    Primeira coisa é entender a estrutura básica de como funciona o Youtube.

    O Youtube é uma plataforma onde se encontram diversos vídeos que você pode assistir online, esses vídeos no começo eram apenas uma espécie de acervo, nuvem, onde você subia um vídeo qualquer, por exemplo, o primeiro vídeo ‘upado’ no Youtube, trata-se de seu criador mostrando um vídeo caseiro de sua ida ao zoológico.

    Com o passar do tempo e a compra realizada pelo Google, o negócio cresceu de maneira gigantesca, da mesma forma que a TV mostrava programas, temas para o público, possuía comerciais, o Youtube tornou-se uma inovação de meio para divulgar e compartilhar conteúdos, temos canais com mais de 1 bilhão de inscritos, 1 bilhão de pessoas que acessam o canal diariamente, assuntos e temas diversos, vídeos pagos, propagandas, ou seja um mercado gigante e promissor.

    Canais e Inscritos

    Os canais são ‘as contas’ que possuem uma frequência de vídeos, inscritos e etc.

    Os inscritos são a os usuários, a galera, o público que assiste aos vídeos dos canais frequentemente.

    Exemplos de canais famosos e youtubers brasileiros.

    • Porta dos fundos
    • Controle 2
    • Não Salvo
    • Karol Pinheiro
    • Felipe Castanhari
    • O (sur)real mundo de Any Malu

    Monetização

    Como ganhar a grana? Com o adsense, networking e marcas e/ou empresas que te procuram para fazer vídeos patrocinados.

    Certo, mas isso é para quem quer ser um Youtuber, ter um canal e nós que somos Designers o que temos a ver com isso?

    Agora chegou a parte bacana da coisa galera, explicar as estruturas e planejamentos

    Tutoriais

    Existem inúmeros canais com tutoriais, profissionais incríveis que ganham a vida compartilhando conhecimento com a galera.

    Essa é uma excelente opção para você que entende muito bem sobre um assunto, por exemplo: Photoshop, dicas, Jobs; a galera se identifica e aprende, em vídeos tutoriais você não precisa aparecer, basta gravar a tela do seu computador e mostrar o passo a passo de sua proposta.

    Dicas importantes: para esses vídeos as informações precisam estar muito claras, se atente ao áudio, a qualidade da imagem, dê ênfase ao que é extremamente importante, se preocupe com a edição, pois o seu público precisa compreender exatamente tudo do seu vídeo para não ir embora, fazer um comentário ruim em seu canal e nunca mais voltar.

    Como disse lá no início conversei com o Bruno Oliveira ele é o criador do canal Mundo Designer, canal que mostra tutoriais, pacotes de recursos que ajudam a galera na criação, e vídeos onde mostra todo o processo de criação de alguns jobs.

    O Bruno trabalha e gosta de criação visual, desenho, pintura digital, edição de vídeos, etc.

    A.C : Como tudo começou?

    O projeto começou quando eu percebi a carência de um canal de design diferenciado no youtube, onde quem acompanha pode aprender coisas novas e diferentes, acompanhar como são feitos os trabalhos, tudo isso da maneira mais divertida possível!

    A.C : O que te inspira?

    O que me inspira é ver o resultado de tudo que eu passo para meus seguidores, quando um inscrito assiste um tutorial e aplica o ensinamento em seu canal, as mensagens de agradecimento, e inclusive o apoio e carinho que a galera tem são bem bacanas!

    Alguns mestres que são minhas referências: Marcelo Schultz , Vinicius Araújo (VA Designer), Bruno Santana, Mateus Ferreira (Brainstorm Tutoriais) e Pedro Aquino FX.

    A.C : Algumas dicas para quem deseja começar

    Estudar bem sobre o assunto que vai ser tratado no seu canal.

    Analisar e tirar base de alguns canais no youtube que tratam do mesmo conteúdo que o seu. Estude sobre edição de vídeo isso faz diferença.

    Passe sempre a realidade e a verdade sobre o conteúdo passado, isso faz com que seus inscritos se identifiquem com você.

    Ok, Ana, mas não quero ser youtuber isso ai não é pra mim, tenho vergonha, não sei falar, enfim. Calma! Já estava achando que foi perda de tempo ler o post, não é mesmo?

    Espere, agora eu começo a falar dos profissionais que trabalham para os Youtubers, especificamente em nossa área do Design.

    O que o pessoal não está tão acostumado a entender é que um canal, um youtuber, é uma marca, ele precisa alavancar para que possa ganhar dinheiro. Você que é designer precisa entender isso primeiramente.

    Briefing

    É entender como é o canal, como o youtuber se porta, seu público-alvo, quem ele deseja atingir, que imagem deseja passar.

    Vamos ver na prática? Vou contar sobre o desenvolvimento do meu canal, eu junto com a Adrielle mantemos o canal As Marias, ele fala sobre empoderamento feminino, visão feminina em tudo, lá temos diversos quadros, o que tem tido maior repercussão é o Maria Tecnológica, quando estruturamos o projeto nosso público eram mulheres, de 15 a 30 anos, nossa linguagem era jovem e a grande questão que levantamos era compartilhar conteúdo interessante. Pois bem, no começo era isso, logo quando lançamos os vídeos, descobrimos que o público era bem dividido, 50% mulheres e os outro 50% homens, sim os homens nos assistiam, e dado mais relevante é que o nosso maior engajamento é o público masculino, eles interagem muito mais que as mulheres que nos seguem, nos vídeos, mas o nosso público aumentou e se modificou, nunca foi a intenção não falar aos homens, não é isso, mas como íamos tocar em assuntos do universo feminino achávamos que íamos construir um público feminino.

    Identidade visual 

    Sabemos que a identidade visual é importantíssima para qualquer marca, para os Youtubers e canais ela é mais que necessário.

    Logo

    identidade as marias

    Vamos começar pelo logo, bem observando nosso briefing e com nossa ideia principal de compartilhar ideias, ser um bate-papo e conversas, chegamos ao seguinte conceito.

    Quem colocou a mão na massa pra essa concepção, foi a Adrielle que também é designer, é bacharel em Comunicação Social, tem formação técnica em multimídia e estuda comunicação visual.

    Adriele: Gosto muito da criação de marcas, identidades visuais, conceitos e cores, com AS MARIAS não foi diferente, no começo estávamos um pouco confusas como transmitir numa marca a proposta do canal, que era um bate-papo feminino, porém, forte e sem aquela pegada muito “fofinha”, até porque existe uma gama muito grande de canais femininos que tratam do mundo da beleza, maquiagem, moda e etc, e normalmente as identidades visuais são bem mais delicadas.

    Foram vários rascunhos, rabiscos, até que cheguei nessa marca.

    A marca é composta por balões que representam a fala, o pensamento, discussão, quis justamente passar a ideia de uma roda de conversa.

    Já a paleta de cores escolhida é para trazer o ar divertido para a marca e que mesmo abordando às vezes assuntos mais “polêmicos” ou alguns “tabus e preconceitos” queremos falar como falamos com amigos e familiares, de forma descontraída.

    Aliás, poucos sabem, mas o azul é justamente para contrapor o conceito de que “azul é cor de menino”.

    Cara do canal

    Capa e Miniatura

    Adrielle: Todo o canal segue basicamente a mesma paleta do logo, a capa é clean e como é a primeira informação que o expectador vê, é legal ter a marca em destaque, principalmente por sermos um canal novo precisamos fixá-la nos visitantes e nos inscritos. Além da marca tem a informação da frequência das postagens e uma chamada lembrando o visitante de se inscrever.

    Já nas postagens também tem como se trabalhar a identidade, no nosso caso todas as capas dos vídeos seguem um padrão. Cada assunto/playlist que abordamos fica separado por uma cor, o que facilita também a divisão e memorização dos temas.

    canal

    Redes sociais

    Facebook

    Capa face

    Facebook segue o mesmo padrão da Home do Canal no youtube, porque é importante no começo ter uma unidade nas peças, assim as pessoas que estão conhecendo pela primeira vez já fazem a ligação da marca principalmente pelas cores.

    yt

     Livro

    A galera youtuber está investindo muito no mercado editorial, diversos youtubers venderam números gigantescos na sua primeira semana de vendas.

    É uma oportunidade ai de trabalhar também, design, diagramação, conceitos, você pode aproveitar tudo isso.

    Por fim, gostaria de deixar uma mensagem para você que leu até aqui, o mercado possui infinitas possibilidades, é chegada a hora de sair da matrix e não somente pensar fora da caixa, mas viver fora dela também, perceber as oportunidades, pensar de modos diferentes, entender o que o mundo está passando, os momentos.

    Espero ter ajudado a encontrar caminhos.

    Links:

    Canal As Marias

    http://www.youtube.com/canalasmariasoficial

    http://www.facebook.com/CanalAsMarias/

    Adrielle Palti

    http://www.facebook.com/adriellepalti

    http://www.instagram.com/adriellepalti/

    Canal Mundo Designer

    http://www.youtube.com/c/MundoDesigner

    Gostou do post? Deixe seu comentário e até a próxima!

    Beijos,

    Ana

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Ana Carolina

    Tem 25 anos, Fundadora da Lorac Ideias, vive de sonhos, amante de batata e minhoca de gelatina, redatora por paixão e profissão, cheia de ideias, um pouco gamer, adora viajar e andar com os pés descalços.

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    SBT lança nova identidade visual em agosto; veja

    19 de julho de 2014

    As 10 marcas brasileiras mais comprometidas nas redes sociais

    24 de janeiro de 2014

    7 lições para designers: saúde

    8 de maio de 2017

    Agora com duas estrelas, seleção francesa apresenta novo escudo

    25 de julho de 2018
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR