Como ser mais produtivo trabalhando em casa

Já vínhamos acompanhando nos últimos anos a popularização do home office, mas por conta da pandemia, essa forma de trabalho se expandiu ainda mais rápido e em um curto espaço de tempo. Para alguns, pode ser uma novidade que requer adaptação, mas sabemos que essa prática é utilizada pela maioria dos profissionais de design há tempos. No entanto, o grande desafio da maior parte das pessoas que estão trabalhando remotamente é não se deixar levar pelo conforto e distrações da sua casa para conseguir entregar os jobs com qualidade e dentro dos prazos. E foi pensando nisso que trazemos para você, em parceria com o Habitíssimo, algumas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo no home office.

Defina o seu espaço de trabalho

Fonte: Arqª Lívia Branco (https://empresas.habitissimo.com.br/pro/arqu-livia-branco#1)

Escolher um local adequado é o primeiro passo para favorecer a produtividade. Prefira um ambiente fixo, para que a sua mente entenda que é hora de trabalhar sempre que você estiver ali. É importante que seja o mais tranquilo possível, com uma boa iluminação e ventilação, além de dispor de um móvel adequado para o apoio de materiais e tomadas acessíveis para conectar os eletrônicos necessários. E não se esqueça de que uma cadeira confortável na medida certa é essencial, pois é difícil trabalhar bem com dores no corpo por conta de um assento ruim.

Crie uma rotina e tenha disciplina

gray and black laptop computer on white table
Fonte: Alexa Williams on Unsplah

Mesmo que o seu trabalho seja flexível ou que você seja freelancer com horários alternativos, vale a pena estabelecer horários para iniciar e encerrar o expediente, além do tempo de almoço e pequenas pausas para recarregar as ideias. Essa rotina será ainda mais importante caso morem mais pessoas com você, pois ficará mais claro para elas que você sabe separar os momentos e isso ajuda a evitar conversas que podem tirar o seu foco do trabalho. Vale também anotar em uma agenda ou aplicativos tudo o que precisa ser feito no dia, assim você organiza as prioridades e se dedica para o cumprimento delas.

Organize o espaço e o tempo

Fonte: 5 por 3 (https://empresas.habitissimo.com.br/pro/5por3#1)

Deixe em seu local de trabalho apenas as coisas necessárias, evitando objetos aleatórios que podem te atrapalhar na hora em que precisar localizar algo na mesa. Mantenha tudo no lugar, afinal um espaço organizado é agradável aos olhos e transmite paz, o que ajuda muito a mente a se concentrar. O tempo também precisa ser organizado, mesmo que não possamos enxergá-lo. E como fazer isso? Identifique os momentos do dia em que você rende mais e concentre nesses períodos os jobs que mais exigem sua disposição.

Teste o método pomodoro

Uma imagem contendo no interior, mesa, objeto, laptop

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Pixabay

E já que falamos em pequenas pausas, que tal testar essa técnica? A ideia é trabalhar por 25 minutos e parar para descansar por 5 minutos. Essa sequência deve ser repetida por quatro vezes e, então, o descanso é de 30 minutos, depois recomeça. O objetivo do método, desenvolvido nos anos 80 por Francesco Cirillo, é melhorar a produtividade, pois as pausas ajudam a mente a retomar o trabalho com mais  eficiência, além de ajudar a evitar a procrastinação.

Capriche no mural de inspirações

Uma imagem contendo no interior, mesa, computador, laptop

Descrição gerada automaticamente
Fonte: Quintella Arquitetura (https://empresas.habitissimo.com.br/pro/quintella-arquitetura#1)

Inspiração visual é tudo para um designer. Por isso, crie um moodboard para te guiar naquele projeto tão importante ou use seus próprios interesses de design, música, livros, fotos e demais elementos artísticos para decorar a parede do seu home office, isso pode te ajudar muito a ter melhores ideias no dia a dia.

Cuide do seu bem-estar

Escritório Em Casa, Estação De Trabalho, Escritório
Fonte: Pixabay

Nosso organismo tem necessidades e limites, então, não se esqueça de tomar muita água, se alimentar bem e fazer alongamentos e exercícios de ginástica laboral – faça isso antes de iniciar o trabalho no dia ou durante as pausas. Pode ser também que haja uma cobrança maior no home office ou que esteja complicado para a sua realidade conciliar trabalho, família, afazeres domésticos e demais responsabilidades estando em casa, gerando estresse e cansaço além do normal. Se este for o seu caso, respire, busque manter o equilíbrio e, se necessário, converse com as pessoas envolvidas no seu home office para buscar as melhores formas de trabalhar com mais leveza.

Total
1
Shares
Posts Relacionados