Como utilizar o design para conseguir uma namorada | Designers Brasileiros
O design está presente em nosso dia a dia, mas o que poucas pessoas percebem é que ele pode nos ajudar também em coisas que nem imaginamos como por exemplo conseguir uma namorada. Se você quer algumas dicas pra conquistar uma garota então esse é o post certo pra você.
Algumas pessoas tem um pouco de dificuldade em conseguir uma namorada, seja por timidez, falta de experiência ou dificuldade de relacionar-se com o sexo oposto. Seja lá qual for a sua dificuldade, nesse artigo eu vou ensinar como conseguir uma namorada utilizando conhecimentos básicos do design e da comunicação.
Para começar imagine que você está em um local onde pode encontrar alguém interessante, como na faculdade por exemplo. Agora imagine que você está observando uma garota que está a alguns metros de distancia de você, imaginou? Agora imagine que a garota que você está olhando é a garota da foto abaixo.
Na foto, Ellen Roche. A missão começou a parecer difícil?

Como não fazer?

Alguns caras tentam uma abordagem precipitada, meio kamikaze, do tipo “se colar, colou”, outros tentam bancar o cara legal amigo de todo mundo e brincalhão, mas há ainda aqueles que se superam mandando cantadas baratas e falando coisas do tipo “ô lá em casa!”.
Essas formas de abordagem passam todas a mesma mensagem, ou seja, “te quero”, e embora sejam formas de transmitir uma mensagem não são formas eficientes de se fazer isso, pelo menos não pra conquistar a Hellen Roche.

E onde entra o design e a comunicação?

Para realizar um bom projeto de design, seja design gráfico, web design, design de produto etc. De forma que ele seja eficiente é preciso que antes mesmo que você comece a esboçar uma ideia você conheça o público alvo do seu produto ou marca por exemplo.
Preste atenção, conhecer o público alvo não é conhecer o seu cliente mas sim os clientes do seu cliente.
Você precisa saber a idade do seu público, qual a renda salarial desse público, quais são os lugares que esse público frequenta, se eles andam de carro ou vão de metrô para o trabalho etc.
Essas informações são importantes para que você trace um perfil do seu público e a partir disso comece a estabelecer pontos em comum entre ele e sua marca (ou site, produto, campanha etc.). São com essas informações que você vai saber que elementos, cores e formas são familiares ao seu público alvo.
O mesmo pode se aplicar na conquista de uma garota, você precisa conhecê-la antes de partir para uma abordagem que demonstre que está interessado nela. Como você vai fazer isso? Existem diversas possibilidades, você pode perguntar para uma amiga dela, observá-la por um tempo, fuçar o Facebook dela, o que você vai fazer vai depender de você e da situação mas não se esqueça desse passo: conhecer a garota, conhecer o público alvo.
Happy couple looking at beautiful ocean view in Hermanus via Shutterstock

Escolher o meio de comunicação

Muito bem, vamos supor que você conversou um pouco com a amiga dela e conseguiu algumas informações sobre a garota que você quer. Agora sim já é possível ter algumas ideias que podem te ajudar a abordá-la de uma forma que ela se sinta a vontade, vamos para o segundo passo.
Agora você precisa identificar quais são as maneiras mais eficientes para estabelecer contato com a garota que você quer. Para identificar quais seriam esses meios de contato você deve utilizar as informações que obteve no primeiro passo. Essa é uma tarefa que já é um pouco mais complicada afinal de contas obter informação é uma coisa, porém saber o que fazer com elas exige que você coloque a cabeça para pensar.
No design isso se relaciona com a escolha dos meios de comunicação, ou seja, os meios pelos quais o seu produto irá chegar até seu público alvo. Isso deve ser levado em consideração no momento em que você estiver projetando. O seu projeto deve tirar o máximo de proveito do meio no qual ele será divulgado.
Um meio de comunicação pode ser um comercial de televisão, um anuncio em uma revista, um banner em um site na internet, mobiliário urbano, outdoor etc. Escolher o meio de comunicação não é uma tarefa muito difícil se você souber usar as informações que você obteve no primeiro passo.
para conquistar uma garota você precisa transmitir a mensagem de forma eficiente e, se possível, de forma criativa. Pense no seguinte: você usaria um carro de som desses de mensagens românticas para declarar para uma garota que está apaixonado por ela? Você talvez tenha dito “NÃO” por achar esse carro algo cafona e piegas. Você também pode ter respondido “SIM” por achar esse carro algo de extremo bom gosto e muito romântico.
carro1-620x465
A resposta ideal para essa pergunta é “DEPENDE“, mas depende do que? Depende de para quem você vai mandar essa mensagem com esse carro, pode ser que a garota para quem você quer se declarar ache isso muito legal e criativo, ou ela pode achar muito constrangedor e as suas chances com ela só irão diminuir.
O mesmo vale para peças de design, ao projetar, o designer deve se despir de preconceitos e ideias pré definidas sobre assuntos e públicos, deve evitar colocar o seu gosto e suas preferências na peça, assim é quase ilógico classificar algumas coisas como aceitáveis ou não no design como dizer por exemplo “ah! essa fonte jamais deve ser usada”, mas e se ela for aceitável pelo seu público alvo?
Ou talvez você queira dar um ar elegante para sua peça através das cores e a tipologia, mas será que as cores e a tipologia que você pretende usar são as que o seu público considera elegantes?
Esse é um dos desafios no momento da criação mas que é possível de ser resolvido através de pesquisas e estudos de caminhos criativos.

Transmitir a mensagem de forma eficiente

Por fim chegamos a ultima parte que é a de transmitir a mensagem de acordo com o meio escolhido e de acordo com o tempo em que essa mensagem é transmitida, o tempo é muito importante por que as vezes você tem uma ótima peça, um ótimo meio de comunicação mas que foi lançada no momento errado, sabe como isso acontece?
Por exemplo nos horários de exibição de propagandas de comida, elas são normalmente apresentadas um pouco antes do horário em que você vai fazer uma refeição e não exatamente na hora em que você está comendo, e por que?
É simples, é por que quando você está comendo não se importa com comerciais de comida pois está com a fome saciada, mas quando é exibida antes de fazer uma refeição ela abre o apetite e você presta mais atenção na propaganda.
Muitas vezes até consideramos o comercial como uma sugestão e consumimos logo em seguida o produto que foi exibido, quem nunca comeu em algum lugar logo após ver o comercial do restaurante ou lanchonete na televisão?
Post it note on wood in orange with I love you via Shutterstock
Depois de saber um pouco sobre a garota que você quer ficar ou namorar e de escolher a melhor maneira de transmitir uma mensagem pra ela agora é a hora de pensar e estruturar a mensagem que será dita.
O que você pretende dizer? Deve ser mais objetivo ou ela gosta de um pouco mais de conversa? Vai convidar pra sair? Vai elogiar? Mais uma vez isso vai depender bastante do perfil da garota ou da pessoa que você quer conquistar.
Percebe por que é importante conhecer o público alvo? Somente quando você sabe o que seu público deseja é que você pode dar isso a ele. O mesmo vale para a garota que você quer conquistar, somente depois de conhece-la um pouco é que você vai poder descobrir qual a melhor maneira de conquista-la.
Vamos supor que a garota que você quer namorar gosta de caras românticos, você poderia mandar flores para o lugar onde ela trabalha com um bilhete dizendo que gostaria de convidá-la para jantar
Já se ela for do tipo “piriguete” você pode convidá-la para ir a um barzinho depois da faculdade ou dar uma volta no seu Camaro amarelo.
Esses são apenas alguns exemplos de transmitir a mensagem de que você está interessado nela, porém são maneiras clichês de fazer isso, mas você é um criativo e pode fazer isso melhor.
Que tal comprar um bombom e com todo o cuidado do mundo abri-lo e colocar dentro dele um bilhete convidando ela para sair? (acreditem, isso é possível e dá certo).
Se você sabe desenhar (só se você souber desenhar) pode ir ao Facebook e pegar uma foto bem bonita dela e desenhá-la, depois colocar numa moldura bem bonita e enviar pra ela com um bilhete dizendo que você está apaixonado, outra forma que dá certo, testada e aprovada por mim.
Para finalizar só gostaria de ressaltar que essas são apenas algumas ideias de como conquistar uma garota utilizando conhecimentos de design e comunicação e é lógico que em questão de relacionamentos tudo é muito relativo, não existe fórmula mágica mas seguindo esses passos o processo todo pode ficar mais fácil.
Texto tirado do blog:  www.DesignZeroUm.com.br
Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook