Além da estética: saiba por que é importante contratar um designer de interior para sua casa | Designers Brasileiros

O que para muitas pessoas pode parecer desnecessário, na realidade é algo mais do que essencial. Contratar um designer de interiores para auxiliar durante uma construção ou reforma significa contar com a ajuda de um profissional especializado em trabalhos nessa área, que estará apto a oferecer as melhores soluções para o desenvolvimento de um projeto, pensando em questões que vão muito além da estética do ambiente. As razões para investir no trabalho desse profissional não param por aí, e por isso nós elaboramos uma lista com alguns dos motivos pelos quais vale a pena contratar um designer de interior.

Expectativa x realidade

Uma das maiores queixas de quem realiza uma obra é o fato de que nem sempre os resultados alcançados correspondem àquilo que foi planejado. Seja porque o trabalho extrapolou o orçamento previsto ou porque foram realizadas mudanças no projeto original, é comum encontrar pessoas insatisfeitas após terminar a obra. Contratar um designer de interiores pode ajudar a evitar que isso aconteça, já que esse profissional ficará encarregado de acompanhar de perto os trabalhos e tomar todas as medidas necessárias para que o resultado final esteja de acordo com as expectativas do cliente.

Foto: revistacasaejardim.globo.com

Viabilização de projetos

Quem não possui conhecimentos aprofundados no universo do design muitas vezes tem dificuldade para avaliar se uma ideia é de fato viável ou não. Isso é algo natural, já que ninguém é obrigado a ter conhecimentos aprofundados sobre uma área na qual não é especializado. Nesse momento surge mais uma vez a importância de contar com a ajuda de um designer de interior, já que ele sim deverá saber se as suas ideias são possíveis de se concretizar e qual o melhor caminho a seguir para transformá-las em realidade.

Foto: 44arquitetura.com

Materiais certos

Por mais bonito que seja determinado material, nem sempre ele será o mais indicado para determinado ambiente, dependendo das características dele. Por esse motivo, ao fazer a escolha dos materiais que serão utilizados em uma obra, o ideal é contar com a ajuda de um designer de interiores que possa orientá-lo nesse momento que é tão importante. Adquirir os materiais certos é meio caminho andado em busca do melhor resultado possível para a obra.

Foto: westwing.com

Espaços otimizados

Quem possui um imóvel pequeno sabe bem a importância de aproveitar cada cantinho e não desperdiçar nenhum centímetro quadrado de área. Porém, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que o aproveitamento do espaço exige técnicas e habilidades que a maioria das pessoas não possui. Mais uma vez surge então a necessidade de contratar um designer de interior para resolver o problema, pois ele certamente será capaz de apresentar as melhores soluções para transformar qualquer quitinete em um imóvel amplo e confortável.

Foto: joli.com.br

Menos gastos e mais agilidade

É muito comum as pessoas deixarem de contratar um designer de interior com a justificativa de que estão com pouco dinheiro para investir na obra e não querem ter gastos extras. Mas a realidade é que esse profissional não significa mais gastos para a construção ou reforma, pelo contrário. Ele pode contribuir e muito para uma economia no fim das contas, já que ajuda a evitar desperdícios e previne a necessidade de reformas em um curto espaço de tempo. Além disso, esse profissional ainda pode tornar a obra mais ágil, já que ficará responsável por acompanhá-la de perto para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Foto: grutanet.com

Descontos diversos

Seguindo ainda com a ideia de que o designer de interior pode contribuir para a redução dos gastos da obra, não podemos deixar de lembrar que esse profissional certamente possui contato com diversos fornecedores de materiais que podem oferecer bons descontos caso você decida fazer suas compras com eles. Além disso, o designer de interior também poderá indicar outros profissionais de confiança dele, como por exemplo um pintor ou azulejista, e ajudá-lo a obter um preço melhor com essa mão de obra.

Foto: limaonaagua.com

Tudo sob controle

Para quem deseja evitar estresse e desgaste durante uma construção ou reforma, contar com a ajuda de um designer de interiores é fundamental. Esse profissional ficará encarregado por controlar toda a obra, acompanhamento de perto o andamento dela de forma a garantir que tudo seja feito conforme o planejado. Dessa forma, você não irá precisar se preocupar com nada além de usufruir do resultado quando os trabalhos tiverem sido encerrados.

Foto: limaomagua.com

Beleza também é fundamental

Você deve ter percebido ao longo desse texto que o trabalho do designer de interior vai muito além da questão estética. Mas isso não significa que eles deixaram de lado a preocupação com a beleza dos ambientes, muito pelo contrário. O papel do designer de interior é alinhar tanto a questão estética quanto aspectos funcionais e harmônicos do imóvel, trazendo assim mais conforto e elegância aos ambientes.

Você poderá gostar:

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook