Você já pensou em criar um blog? Veja algumas dicas para tirar seu sonho do papel…

Os blogs surgiram no final dos anos 90 criados por John Bargem. Inicialmente eram para falar sobre qualquer coisa relacionada a vida pessoal, como um relato que podiam enviar para quem quisessem. Neste ambiente era possível escrever posts com fotos e textos.

Conforme o tempo passou os blogs evoluíram cada vez mais, a atividade de blogar ganhou reconhecimento e valorização. Agora os blogs passaram a ser vistos como uma oportunidade para aumentar a autoridade do seu negócio em determinado assunto, através de postagens com conteúdos mais profundos e relevantes. Mas ainda é possível ter seu blog de relatos pessoais!

Ao longo deste artigo você receberá os seguintes tópicos sobre como criar um blog: Como planejar seu blog, escolher uma plataforma e domínio, criar um layout, produzir os melhores conteúdos e entender um pouco sobre o que é SEO.

Comece pelo planejamento

Temos três perguntas cruciais para começar a criar um blog:

  • Por que você vai fazer este blog?
  • Para quem você escreverá?
  • O que você vai falar?

Nesta etapa você definirá se seu blog será para uso pessoal ou profissional. Definirá também seu público alvo e o que estará escrevendo para ele, os assuntos que irá focar.

Agora que está com seu planejamento pronto, vamos colocar em prática…

Escolha uma plataforma e crie seu domínio

Existem diversas plataformas para você criar seu blog/site, principalmente se você não souber criar um design. Quer descobrir como fazer um site grátis? Use a plataforma da Wix, que vai atender todos os requisitos para seu blog ser um sucesso!

Depois de ter escolhido a plataforma para seu blog vem uma parte extremamente importante, o seu domínio! O domínio será o link usado para chegar a sua página e precisa ser muito bem elaborado. Aqui vão algumas dicas para escolher o seu domínio:

  • De fácil escrita, sem palavras muito complicadas
  • Curto e objetivo
  • Evite números e hífens
  • Cuidado com marcas registradas

Além destes fatores, existe outro ponto a se levar em consideração quanto ao domínio. Quando você usa uma plataforma gratuita ela aparece no seu link. Por exemplo “www.arrozefeijao.wix.com”. Se você está criando um blog profissional ou para vendas este domínio não passará muita autoridade. Para isso existem planos nos quais você adquire o seu domínio próprio, como “www.arrozefeijao.com.br”. Bem melhor, não é? Lembre-se que o seu domínio não precisa ser igual ao nome do blog. Eles precisam apenas estar relacionados, basta usar a criatividade.

Seu projeto saiu do papel, planejado e com domínio, viu só como não é um bicho de sete cabeças?

Crie um layout a cara do seu blog

O  design do seu blog é de suma importância, pense nas perguntas do planejamento para criá-lo. Encontre um tema que combine com o seu conteúdo.

Como sabemos que a maioria de nós não é um designer com a capacidade de criar um layout do zero, sugerimos o Wix novamente para você! Nessa plataforma há diversos temas gratuitos, você pesquisa o tipo de site que será, então irão aparecer dezenas de temas prontinhos para você.

E não param por aí as facilidades, depois de escolhido o tema você pode editar cada detalhe, sem nenhum conhecimento de programação. São ferramentas simples de arrastar e soltar, clicar e editar. Em minutos você já vai estar editando cada detalhe do tema escolhido sem mistério nenhum.

É importante na hora de editar não exagerar na quantidade de cores e fontes, mantenha um padrão que fique compreensível para o usuário. Cuidado também com as propagandas excessivas que podem acabar poluindo seu blog.

Crie um design responsivo. O que é isso? É um design que vai funcionar em diversos dispositivos, seja um celular, tablet ou computador.

Quando se está editando o tema no Wix você tem a opção de ver como seu site ficará em outros dispositivos, se o design continuará perfeito ou serão necessárias alterações. Outra ferramenta valiosíssima da plataforma Wix.

Além da responsividade quanto a outros dispositivos é interessante testar também em diferentes navegadores, para que todos tenham um acesso impecável.

Produza os melhores conteúdos

Depois que já terminou toda a parte de criação e personalização do seu blog você terá que pensar no seu conteúdo. Não adianta nada criar um blog incrível e não encher de posts melhores ainda.

Nos conteúdos você precisa pensar na terceira pergunta inicial, “o que você vai falar?” Faça um calendário de posts planejando sempre antecipadamente. Crie artigos, imagens ou até vídeos que se destaquem, que vão realmente ser relevantes ao leitor.

E quando for escrever textos, faça-os de forma escaneável. Que o leitor passe os olhos e já saiba do que se trata. Use listas, dê dicas, seja criativo!

Descubra mais sobre SEO e como pode lhe ajudar

Atualmente não tem como trabalhar com blogs, sites ou até vlogs sem utilizar SEO. E o que é Search Engine Optimization? É um conjunto de ações utilizando palavras-chaves para deixar seu blog nas primeiras páginas de pesquisa.

Mas não se preocupe muito, a plataforma que você escolheu lá no início para a criação do blog pode lhe ajudar. Lembra quando falamos do Wix? Lá foi criada uma ferramenta chamada Wiz com o objetivo de te mostrar o que fazer para melhorar seu SEO.

Quer saber um pouco mais sobre a ferramenta?

Comentários no Facebook