Dicas Ferramentas

Aprenda como descobrir a fonte de uma imagem

descobrir a fonte de uma imagem

Descobrir a fonte de uma imagem não é tão difícil como parece

É muito comum que você esteja navegando pelo Facebook ou em um site e tenha interesse em descobrir o nome da fonte utilizada em uma imagem ou até mesmo que você esteja executando um job e necessite de uma fonte que faz parte de um bitmap. Descobrir a fonte de uma imagem não é tão difícil, por isso, resolvemos separar algumas ferramentas que poderão lhe auxiliar no momento de descoberta do nome de uma fonte.

Apesar de sermos designers, não somos máquinas de decorar fontes e dificilmente vamos decorar os nomes das milhares de fontes que temos instaladas. Felizmente, temos diversas ferramentas que atuam como verdadeiros identificadores de fontes. É deles que falamos neste artigo.

Atenção: para que a sua busca gere resultados siga sempre as orientações do serviço visitado.

Descobrindo o nome de uma fonte

WhatTheFont

WhatTheFont é a ferramenta que identifica de forma mais fácil a fonte usada em determinada imagem. Tudo o que você precisa é fazer o upload da imagem que contém o tipo de letra que deseja identificar e deixar que o WhatTheFont faça o resto.

WhatFontis

O Whatfontis.com conta com uma gigantesca base de dados com milhões fontes diferentes. Usa, da mesma forma que o WhatTheFont, a tecnologia de reconhecimento de texto através de imagens permitindo que você descubra o nome de uma fonte fazendo o upload de uma imagem que contenha a fonte a ser descoberta.

Opcionalmente, você pode selecionar a caixa “The background color is dark, please invert colors” (“a cor de fundo é escura, favor invertê-las”), caso a imagem que você esteja enviando tenha o fundo escuro. O serviço inverte as cores para facilitar o reconhecimento pelo sistema.

Identifont

O Identifont é um pouco mais complicado, ele faz uma série de perguntas e sugere resultados baseados nas suas respostas.

As perguntas servem para analisar pontos chave dos caracteres. A ferramenta cruza suas respostas com a base de dados e exibe no final as fontes que coincidem com as características informadas pelo usuário.

Nesta ferramenta ainda há outras duas formas de pesquisa: através do nome, em que você digita parte do nome da fonte e descobre o restante; e por similaridade, que busca fontes que pareçam com a fonte que você digitou o nome.


Não conseguiu com nenhum destes sites? Sem problemas! Outra forma de descobrir a fonte de uma imagem é postando no grupo do Facebook “Qual é a fonte. Neste grupo as pessoas conhecem muito de fontes e vão lhe ajudar na descoberta da fonte desejada ou te oferecerão fontes parecidas ou alternativas gratuitas.

Gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar esta matéria com seus amigos!

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook

Receba nossas atualizações!
Não perca nenhuma novidade do mundo do design! Receba nossas notificações ♥