Design acessível: kit gratuito te ajuda a criar layouts mais inclusivos

Com a popularização do UX Design, área do design que estuda a experiência do usuário, as preocupações sobre como os conteúdos são transmitidos e, principalmente, o modo como o usuário irá reagir e interagir com eles, passaram a ser uma constante nos setores de tecnologia. Mas, você já se perguntou sobre o que poderia ser feito para melhorar a usabilidade de um site ou aplicativo? Ou, senão, o que poderia ser feito para torná-lo mais acessível?

Uma das propostas do Kit de Acessibilidade para Adobe XD, desenvolvido pela designer Maiane Gabriele com patrocínio da Adobe, é justamente ajudar a sanar algumas dessas dúvidas comuns. Porém, o primeiro ponto levantado pela designer é o seguinte: acessibilidade não é somente sobre melhorar a experiência de um usuário que possui alguma limitação, é sobre tornar mais acessível – dar acesso – ao maior número de pessoas possível.

O maior problema dessa distorção no uso da palavra acessibilidade é justamente o fato de que, ao pensarmos apenas em abranger dificuldades específicas deixamos de lado outros tipos de dificuldades, ou, até mesmo, a experiência das pessoas que não possuem grandes limitadores para uso de interfaces. Por esse motivo, pensar na acessibilidade enquanto um modo de tornar acessível para o maior número de pessoas possível, faz com que o design seja sempre somado e melhorado, a fim de, aos poucos proporcionar experiências equivalentes para todos.

Nesse sentido, o Kit de Acessibilidade aborda o tema de forma ampla. O material é dividido em seis seções principais: (1) Sobre o Kit; (2) Diretrizes Gerais de Acessibilidade; (3) Componentes Principais; (4) Componentes Mobile; (5) Tag de Acessibilidade; e (6) Checklist para o desenvolvedor. Através dessas divisões é possível aprende alguns conceitos básicos sobre acessibilidade, a partir de uma linguagem clara e concisa, bem como, saber para cada tipo de componente (botões, textos, formulários,…) o que você deve – ou não – fazer a fim de tornar os seus produtos cada vez mais acessíveis para todos.

Porém, a designer ressalta: não existe fórmula mágica. É muito comum tentarmos achar a solução ideal, entretanto, acessibilidade sempre será um trabalho em constante melhoria. Não existe botão, formulário ou mensagem de erro perfeitos. O que existem são estudos, direcionamentos e aprendizados que podemos seguir, porém, nenhum deles é garantia de uma interface 100% acessível. Porém, isso não é motivo para não tentar. Afinal, ao fazermos algo acessível nós estamos pensando em cada uma das pessoas que usa nosso produto, para cada uma das personas que criamos e para cada usuário que, no final do dia, quer apenas usar a interface e ter uma experiência o mais agradável possível.

Mas, afinal, como eu posso deixar o meu produto mais acessível? Os caminhos para seguir são diversos e um bom ponto de partida é o Kit de Acessibilidade para Adobe XD. Para baixar o kit, basta seguir este link e aproveitar para deixar seus projetos cada vez mais acessíveis.

Total
0
Shares