Design de Games - FGW | Designers Brasileiros
Design de Games

Design de Games

design de games

Vamos falar um pouquinho sobre design de games? \o/

Segundo a associação dos desenvolvedores (Abragames), o setor de games no Brasil cresceu uma média de 12% nos últimos cinco anos. Os jogos são considerados como atividade da Economia Criativa, é uma soma de criatividade ao seu valor econômico, e ultrapassaram o viés do entretenimento. Atualmente, os games são importantes ferramentas pedagógicas, utilizadas em escolas e nas áreas da saúde, como jogos com sensores de movimento que auxiliam em tratamentos de doenças como terapia e fisioterapia e também no uso empresarial como advergames e treinamentos empresariais.

Design de games

O profissional de design de games não cuida apenas do roteiro e dos cenários. O profissional dá suporte à criação de programas e ambientes de jogos, complementando o planejamento geral, desenvolvido pelo bacharel. Assim, o bacharel e o tecnólogo têm funções complementares: o primeiro, com uma visão estratégica dos jogos; o segundo, responsável direto pela produção dos games. O tecnólogo entende fundamentalmente das ferramentas de informática e das diversas plataformas, da criação de ambientes em 2D e 3D e da modelagem de personagens virtuais, por exemplo.

Existem vários tipos de jogos, vou mostrar uns modelos abaixo e artes para analisarmos:

CardGame

São os jogos de cartas, esse jogo é especialmente fantástico ao meu ver, me impressiono com os desenhos dos artistas antes de cada jogada e garanto que se perguntar aos jogadores de Magic eles irão comentar da arte do jogo.

Magic - Jogo de Cartas
Magic – Jogo de Cartas

BoardGame

Esses são os jogos de tabuleiros, resolvi colocar aqui um clássico, ele fez e faz parte da minha vida.

Detetive,
Detetive – Board Game

Digital

Bem, esse é o mais jogado, seja mobile, pc, console, é a fatia do mercado que mais cresce e mais gera lucro. Escolhi mostrar esse exemplo, pois esse jogo ganhou vários prêmios no quesito arte, ele me emociona, é tão belo e leve, se você gosta de jogar e ainda não jogou esse jogo, jogue.

Journey - Jogo Digital
Journey – Jogo Digital

Bom esse é um pouquinho dos assuntos que vão rolar na FATEC GAME WEEK desse ano.

Tradição dentre os eventos da Faculdade de Tecnologia do Centro Paula Souza, a FATEC GAME WEEK é uma realização dos alunos e professores do curso de Desenvolvimento de Jogos Digitais do campus Carapicuíba, a fim de oferecer um panorama da área de Games no país para alunos ingressantes e população, além de reunir entusiastas e amantes de videogames.

post

Gosta de games? É da área ou simplesmente tem curiosidade em conhecer o curso? Esse é seu lugar!

Na semana, o evento é voltado para a parte acadêmica, a Fatec Game Week trás ao público uma série de palestras e discussões sobre produção e desenvolvimento de jogos, (palestras, workshops, networking, discussões) abrangendo todas as áreas da Produção de games (Programação, Roteiro, Modelagem 3D, Áudio, Arte, Negócios, Projetos, Publicação, Engines, etc…), bem como atividades voltadas à cultura gamer, além de muito networking, no sábado atividades para o lazer tomam conta do evento (Campeonatos, Cosplay, apresentações musicais e etc) além de apresentações dos projetos da faculdade no “Fui eu que fiz”.

De semana as palestras, workshops e demais atividades acontecem no período matutino (8:00 às 12:30) e noturno (19:00 às 22:00). Não há atividades planejadas para as tardes, mas os visitantes podem permanecer nas dependências da Faculdade. Já no sábado o evento abre às 9:00.

A próxima edição da Fatec Game Week acontecerá de 18 a 21 de maio de 2016.

Participe, o evento é TOTALMENTE GRATUITO!

Onde?

Fatec de Carapicuíba

Avenida Francisco Pignatari, 650 – Vila Gustavo Ferreira

Carapicuíba – SP – CEP: 06310-390 (próximo a Estação Carapicuíba).

Os acompanhe no facebook e site:

https://www.facebook.com/fatecgameweek

http://fatecgameweek.wix.com/fatec

O evento precisa de patrocínio e apoiadores. Baixe aqui o mídia kit e veja com o que pode ajudar!

Espero que tenham gostado desse nosso papo deixe seus comentários.

Sobre o autor

Ana Carolina

Tem 25 anos, Fundadora da Lorac Ideias, vive de sonhos, amante de batata e minhoca de gelatina, redatora por paixão e profissão, cheia de ideias, um pouco gamer, adora viajar e andar com os pés descalços.

Comentários no Facebook