Design Thinking o que é essa parada? | Designers Brasileiros

Você deve ter ouvido um monte de definições pro que é Design Thinking. E tem mesmo, cada um fala uma coisa.

Como entusiasta do assunto, a que mais me agrada foi dada pelo Don Norman, guru de ciência cognitiva. Pra ele, Design Thinking “é o processo através do qual, após definir claramente qual o problema a ser atacado, os designers se reúnem para explorar a maior gama de soluções possíveis, pra só então convergir na direção das mais importantes e viáveis.”

E eu gostei do jeito que ele falou. Principalmente porque nessa, ele liberou essa que é uma metodologia de solução de problemas humanos, da obrigatoriedade latente de ser bom com a caneta na mão.

Daí você me fala “pô Giaffredo, ce tá falando com designers, numa comunidade de designers, e ainda por cima pela primeira vez, e já chega queimando o filme? Falando de algo que não é exclusividade nossa?”

Né nada disso não.

O que eu to querendo aqui é mostrar que aprender a solucionar problemas de forma empática e orientada a entrega de valor é sempre uma boa. Seja pra desenhar objetos, identidades visuais, seja pra reescrever serviços, bolar websites com navegabilidade diferenciada, enfim.

Tudo aquilo que será consumido por um ser humano, em tese, pode ser objeto de Design Thinking.

Os 4 passos principais que a gente dá pra resolver problemas usando design thinking, em geral são:

1- CRIAÇÃO DE EMPATIA

2- EXPLORAÇÃO DE POSSIBILIDADES

3- ELABORAÇÃO DE PROTÓTIPOS

4- AVALIAÇÃO DA JORNADA

No próximo rolê eu falo com vocês sobre criação de empatia, e a sua importância no mercado atual. Depois num terceiro post falo sobre exploração de possibilidades, e assim a gente vai trocando ideias e aprendendo juntos. Beleza?

Rodrigo Giaffredo
Author

Forward Thinker na IBM, evangelista de Design Thinking, Storytelling, Agile, e todas essas paradas maneiras que fazem do trabalho uma coisa maneira de se fazer. Fabricado no Brasil.

Comentários no Facebook