Design Thinking - Como ele pode melhorar a construção do seu site | Designers Brasileiros

“Pensando o Design” ou “Design Pensado”, essas são possíveis traduções do termo em inglês Design Thinking. E você sabia que o Design Thinking pode ser vantajoso para o empreendedorismo, inclusive para quem tem um projeto na web?

Pois é, quando o assunto é criar um blog, um site ou uma loja virtual, o Design Thinking é extremamente importante. Mas então, o que é realmente o Design Thinking? Qual é uma definição mais precisa dele?

Design Thinking é uma maneira de encontrar soluções para problemas e conceber projetos tendo em mente práticas e conceitos utilizados por profissionais da área do design.

Sendo assim, Design Thinking é saber analisar detalhes importantes de uma determinada situação para encontrar a solução dela, analisando a usabilidade, a praticidade e outros termos que os designers utilizam para conceber produtos.

Além disso, essa busca pela solução geralmente é realizada de forma colaborativa, por meio de brainstorms (sugestões de ideias), conversas e análises de possibilidades.

Design Thinking e a construção de um site

Investir em um projeto na web, seja ele um blog pessoal, ou um site para a sua empresa, exige a atenção para alguns detalhes fundamentais, entre eles estão o registro de domínio e a contratação de um serviço de hospedagem de site qualificado.

Porém, o Design Thinking pode ser de grande ajuda na concepção de um site, especialmente em se tratando de layout, identidade visual, utilização correta de cores, fontes e a adoção de um design responsivo.

O Design Thinking consiste em ver como o seu projeto será útil para o seu público. Por exemplo, no caso da construção de um site, você vai ter que analisar quais serão as maneiras mais adequadas para proporcionar uma navegação amigável, estabelecendo uma boa experiência para o usuário.

De uma maneira geral, o Design Thinking é composto por 5 etapas que se complementam, tornando viável a busca para a solução de um determinado problema. Vamos ver quais são?

Criação de empatia e compreensão

Imagina que o seu projeto é a criação de um blog com assuntos geek, ou seja, um blog com uma temática voltada para a cultura pop e as novidades no universo da tecnologia.  

Nesse caso, é importante conceber esse seu projeto online se colocando no lugar do seu público.

Como você gostaria de ler as notícias da franquia de filmes que você mais gosta? Como você gostaria que as notícias e imagens ficassem à mostra? Essas e outras perguntas permitem compreender melhor o seu público de leitores.

Uma das alternativas para isso é a criação de uma persona, ou seja, de um personagem fictício como nome e idade e que ainda agrega todas as características do seu público-alvo.

Etapa da definição

Depois de compreender quais são os anseios, quais são as necessidades do público, aí sim você irá definir a linguagem a ser utilizada e a estrutura visual do seu blog.

Estipular também alguns detalhes técnicos, como, por exemplo, a plataforma a ser usada, é importante. O WordPress, com todos os seus recursos de plugins e templates, é a mais recomendada.

Nessa etapa também é importante definir outras questões importantes, como cores, identidade visual e até mesmo a tipologia do conteúdo.

A vantagem disso é que todo projeto contará com características únicas e condizentes com as propostas reais do negócio em questão.

Etapa da Idealização

Nessa fase você já pode ter ideias sobre como fazer o seu blog chegar ao seu público de leitores. É possível investir em parcerias, em divulgação nas redes sociais e até vídeos.

Também é importante lembrar que, em se tratando de Design Thinking, todo detalhe deve ser levado em consideração, principalmente aqueles que facilitem a usabilidade e a experiência do usuário.

Etapa dos protótipos

No universo do design o termo “protótipo” é muito importante, pois ele serve para determinar várias características a respeito do projeto.

No caso de um site ou blog, depois de definido todos os elementos e etapas, chega a hora da criação propriamente dita.

Essa é a etapa onde o projeto ganha forma real e está pronto para ser testado e analisado do ponto de vista de todos os critérios.

Etapa dos testes

O seu público foi definido, blog está criado e algumas postagens já foram feitas. Sendo assim, na fase de testes é hora de analisar possíveis falhas e bugs que comprometem a usabilidade e a navegabilidade.

Nesta etapa também podem ser aplicados testes com usuários reais para identificar possíveis falhas, melhorias ou até mesmo uma grande sacada que não havia sido pensada anteriormente.

Conclusão

Pensar em todas as variáveis na hora de realizar um projeto é a característica principal do Design Thinking. Esse modo de buscar soluções já é utilizado em vários segmentos, inclusive em projetos web.

Portanto, como a criação de um site tem muita relação com a área do Design, nada mais justo do que pensar nas melhores práticas e ideias para destacar o seu projeto online.

Foto: Shutterstock | ID: 671483350

Você poderá gostar:

Dalmir
Autor

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook