Designers MADE IN Brazil – Aloísio Magalhães | Designers Brasileiros
Artigos

Designers MADE IN Brazil – Aloísio Magalhães

Nessa semana o Designers Made in Brazil falará de uma personalidade icônica para o design brasileiro, Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães. É considerado pioneiro do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a ESDI, primeira Escola de Desenho Industrial nacional, também é tido como um dos nomes mais importantes do design nacional no século XX.

O dia nacional do design é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao seu nascimento.

Aloísio foi também advogado, artista plástico e secretário do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Teve participação como diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde sempre esteve ligado a questões da cultura brasileira. Em 1960, Fundou o escritório M+N+P em parceria com Luiz Fernando Noronha e Artur Lício Pontual. Mais tarde fundou o escritório Aloisio Magalhães Programação Visual Desenho Industrial Ltda onde desenvolveu a identidade visual da Petrobrás e a marca do IV Centenário do Rio de Janeiro. Também foi responsável pelo projeto da primeira marca da Rede Globo. Foi o desenvolvedor do projeto gráfico das notas do cruzeiro novo (moeda adotada no país a partir de 1966). Aloísio faleceu em Pádua, Itália em 1982, quando tomava posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos.

Sobre o autor

Luis Filipi Amorim

Carioca, designer gráfico pós graduando em Direção de arte para publicidade, TV e vídeo. Atua no mercado de eventos corporativos e promoções como diretor de arte. Apaixonado por design, Cultura e história do design brasileiro. Acredita que o design pode ser usado para além do comercial, mas também para o social.

Comentários no Facebook