Designers MADE IN Brazil – Aloísio Magalhães | Designers Brasileiros

Nessa semana o Designers Made in Brazil falará de uma personalidade icônica para o design brasileiro, Aloísio Sérgio Barbosa de Magalhães. É considerado pioneiro do design moderno no Brasil, tendo ajudado a fundar a ESDI, primeira Escola de Desenho Industrial nacional, também é tido como um dos nomes mais importantes do design nacional no século XX.

O dia nacional do design é comemorado em 5 de novembro em homenagem ao seu nascimento.

Aloísio foi também advogado, artista plástico e secretário do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Teve participação como diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) onde sempre esteve ligado a questões da cultura brasileira. Em 1960, Fundou o escritório M+N+P em parceria com Luiz Fernando Noronha e Artur Lício Pontual. Mais tarde fundou o escritório Aloisio Magalhães Programação Visual Desenho Industrial Ltda onde desenvolveu a identidade visual da Petrobrás e a marca do IV Centenário do Rio de Janeiro. Também foi responsável pelo projeto da primeira marca da Rede Globo. Foi o desenvolvedor do projeto gráfico das notas do cruzeiro novo (moeda adotada no país a partir de 1966). Aloísio faleceu em Pádua, Itália em 1982, quando tomava posse como presidente da Reunião de Ministros da Cultura dos Países Latinos.

Author

Carioca, designer gráfico pós graduando em Direção de arte para publicidade, TV e vídeo. Atua no mercado de eventos corporativos e promoções como diretor de arte. Apaixonado por design, Cultura e história do design brasileiro. Acredita que o design pode ser usado para além do comercial, mas também para o social.

Comentários no Facebook