Domino’s renova sua marca pela primeira vez em mais de uma década

A rede de pizzarias está modernizando seu esquema de cores, tipografia e lançando um novo jingle para os mercados americano e internacional.

Pela primeira vez em mais de dez anos, a Domino’s Pizza está renovando sua marca. Como parte da estratégia “fome de mais” da rede, a empresa irá modernizar sua paleta de cores, implementar uma tipografia e gráficos mais arrojados, além de estrear uma nova música e um jingle criativo. As embalagens também ficarão mais vibrantes.

As mudanças serão implementadas nos próximos meses nos Estados Unidos e em vários mercados internacionais, afetando o aplicativo de pedidos da Domino’s, embalagens, materiais impressos, gráficos nas lojas, uniformes da equipe e o site da empresa.

Kate Trumbull, Diretora Global de Marketing da Domino’s, afirmou que, enquanto as empresas normalmente renovam suas marcas quando estão em dificuldades, a Domino’s está fazendo isso após “anos de crescimento que desafiaram a categoria”. Ela complementa: “Esta atualização é sobre continuar nos esforçando para ser a melhor versão de nós mesmos”.

A iniciativa de modernização da marca de 64 anos ocorre em um momento em que a rede Cracker Barrel ainda enfrenta as consequências de sua malsucedida tentativa de renovar seu logotipo e o interior dos restaurantes para um visual mais moderno. A mudança gerou forte reação negativa, uma queda acentuada no valor das ações e uma eventual reversão da estratégia.

Jordan Lee, estrategista de marca e especialista em relações com a mídia do The PR Group, explicou que a queda da Cracker Barrel ocorreu porque a empresa se desconectou de suas raízes e de seus clientes em sua busca pela modernização. Em contrapartida, segundo Lee, a Domino’s, embora também busque se modernizar, “descobriu como se renovar sem alienar” seu público.

“A Domino’s está evitando essa armadilha ao proteger os elementos que os clientes confiam – o logotipo, o nome e o foco principal na pizza – enquanto aumenta a energia em pontos que importam. Aquele novo jingle vai pegar”, disse Lee. Ele reconhece que qualquer atualização de uma marca icônica envolve riscos, como confundir clientes leais com mudanças excessivas ou parecer que está apenas seguindo tendências. No entanto, Lee acredita que a Domino’s está evitando ambos os problemas ao manter sua identidade central.

Robbie Vorhaus, estrategista de comunicação de crise e marca, acrescentou que a renovação “reflete o entendimento intuitivo da Domino’s de que a próxima onda de consumidores – Geração Z e Geração Alfa – deseja marcas que pareçam atemporais e atuais”.

A Domino’s também se tornou um jogador dominante no setor, com sua receita e valor de mercado sendo pelo menos 10 vezes maiores que os da Cracker Barrel. A capitalização de mercado da rede de pizzarias ultrapassa os 14 bilhões de dólares, em comparação com os cerca de 932 milhões de dólares da Cracker Barrel.

Dalmir

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