E-mail do Facebook: O que é e como utilizar | Designers Brasileiros
Dicas

E-mail do Facebook: O que é e como utilizar

O Facebook lançou recentemente um sistema de e-mail para os usuários da sua rede social, e o mesmo já encontra-se disponível para todas as pessoas que possuem um perfil pessoal no Facebook. O novo sistema de e-mail será bastante diferente daquilo que estamos acostumados a utilizar em outros provedores, principalmente pelo fato de que os recursos do serviço de e-mail do Facebook são bastante limitados, tanto que a primeira impressão que tive do aplicativo é que o mesmo tem como foco principal a troca de mensagens do mesmo modo como ocorre na plataforma, porém de uma maneira mais eficiente, com a possibilidade de inclusão de arquivos anexos e envio para pessoas não cadastradas na Rede Social.
O Facebook já oferecia uma versão BETA deste serviço deste meados do ano passado, porém só agora ocorreu o lançamento oficial da ferramenta.

Facebook e-mail

Como descobrir o seu endereço de e-mail do Facebook

Por padrão o seu endereço de e-mail do Facebook será o seu-nome-de-usuário-personalizado-da-rede-social@facebook.com, caso você ainda não tenha feito a personalização do seu nome de usuário no Facebook você poderá fazê-lo seguindo este tutorial publicado no blog Tudo para Facebook.

Como enviar um e-mail pelo Facebook?

Para enviar um e-mail pelo Facebook é necessário acessar a área de mensagens do seu perfil no Facebook e clicar na opção NOVA MENSAGEM, conforme imagem abaixo:
Feito isto, basta preencher os campos necessários, do mesmo modo que é feito nos demais provedores. Nesta parte pode-se notar algumas das limitações do sistema, que não conta com a opção de cadastramento do assunto da mensagem enviada, e nem com a possibilidade de envio para outros destinatários com cópia oculta. 
Enviei um e-mail de teste para o meu endereço no gmail, e o mesmo chegou perfeitamente, porém com um assunto genérico, como pode ser observado na imagem a seguir:
No corpo da mensagem recebida pode-se observar o endereço de e-mail do remetente, com destaque para o endereço composto por letras maiúsculas e minúsculas, o que não é possível nos demais provedores de e-mail que já utilizei.

Como verificar os e-mails recebidos em meu e-mail do Facebook?

Para verificar os e-mails recebidos em seu e-mail do Facebook, basta que você acesse a caixa de mensagens do seu perfil na rede social, caso você tenha recebido alguma mensagem via e-mail a mesma conterá um ícone e não a foto de perfil da pessoa à encaminhou para você. 
Veja agora a mensagem em modo de leitura (aberta):

Considerações finais

Acredito que, por enquanto, este novo serviço do Facebook não terá muitos usuários, visto que já dispomos de outras ferramentas de e-mail, muito mais completas que esta ], como por exemplo o Gmail, que é o melhor serviço de e-mail existente (inclusive entre os serviços pagos, que normalmente são da Plataforma Google Mail).
E você leitor amigo, pretende fazer uso desta novidade apresentada pela maior plataforma social do mundo? Comente, compartilhe conosco as suas experiências!

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook