Exemplos de logos criativos no setor de entretenimento | Designers Brasileiros

Um dos elementos mais importantes na identidade de uma marca e com papel fundamental na fidelização dos consumidores junto às empresas, o logotipo (logo) de uma marca é muito mais que uma simples representação visual. Isso porque para o consumidor, muitas vezes o logo representa os serviços, valores ou personalidade de uma empresa.

Fato é que a identidade de uma determinada marca deve ser bem projetada para corresponder adequadamente aos valores da empresa que ela representa, de forma simples e com maior clareza possível.

Em várias áreas e principalmente dentro do setor de entretenimento, há muitos exemplos de grandes empresas que conseguem passar a identidade e características de suas respectivas marcas com simplicidade e clareza através dos logos.

Portanto, destacamos quatro grandes marcas do entretenimento mundial que se encaixam dentro desse perfil.

Netflix

Foto: Wikimedia | Domínio Público

Com mais de 180 milhões de assinantes, a Netflix é uma das mais bem-sucedidas plataformas de distribuição audiovisual online a nível global. Somente no Brasil, a empresa conta com 16 milhões de assinantes — o país é o 2º maior em número de assinantes da Netflix, somente atrás dos Estados Unidos.

A credibilidade da Netflix junto aos seus clientes no mundo todo começa pelo logo empresa. O logotipo da Netflix, por si só, não é apenas fascinante e objetivo, mas também representa a evolução da marca — acompanhando a transformação de seu público ao longo dos anos.

Em 2019, a empresa anunciou um novo logo de animação, seguindo uma tendência de mercado ao criar um “logotipo móvel”. A novo logotipo se concentrou exclusivamente no “N” mais simples, para servir de entrada para todos episódios de seriados e filmes produzidos pela empresa.

PokerStars

Foto: PokerStars

Empresa que é referência no setor de poker online, o PokerStars goza de credibilidade no mercado na nacional e internacional. Dono da maior sala de poker do mundo e casa dos maiores torneios, o PokerStars também se destaca por ter um dos logotipos mais criativos e objetivos na sua área de atuação.

Em 2016, a empresa anunciou uma mudança no logo e as palavras Poker e Stars passaram a ser separadas pelo tradicional naipe de espadas em vermelho com uma estrela branca — anteriormente, o naipe em vermelho ficava no lugar da letra “o” na palavra poker.

Esse formato de logotipo combinou melhor com suas propriedades e marcas existentes. A última mudança permitiu que todos segmentos da marca PokerStars tivessem logos semelhantes, com o objetivo de aumentar ainda mais a identidade de sua marca com o público.

NBC

Foto: Flickr

Rede de televisão e de rádio comercial estadunidense, a NBC (National Broadcasting Company) tem 11 onze emissoras de televisão próprias aproximadamente 200 afiliadas nos Estados Unidos. Grande parte dos brasileiros conhecem a NBC pela a produção de seus seriados famosos, como Friends, Seinfield, Blacklist, entre outras.

Empresa com quase 100 anos de história, a NBC já teve vários logos e que sempre representaram as suas capacidades tecnológicas. A atual logo da NBC tem o bico do clássico pavão voltado para a direita, significando que a rede está olhando para o futuro e não para o passado.

Já as seis penas coloridas do pavão representam as seis divisões da rede: amarelo para notícias, laranja para esportes, verde para produções, vermelho para entretenimento, azul para rede e roxo para estações.

YouTube

Foto: Wikimedia | Domínio Público

Maior plataforma de vídeos online do mundo e cerca de 2 bilhões de usuários únicos mensais, o YouTube dispensa grandes apresentações. Além de oferecer serviços com altíssimo padrão de qualidade, a empresa também se destaca por ter um dos logos mais marcantes do setor de entretenimento.

Em 2017, o logotipo da marca passou por sua última reforma estética. A palavra “Tube” deu lugar ao botão “play”, que aparece em branco dentro de um tubo vermelho, seguido pela palavra “YouTube” em preto.

“Projetado para o mundo de várias telas, o logotipo atualizado combina uma versão limpa da marca de palavras e do ícone do YouTube”, define o blog de criação do YouTube.

Sendo assim, o atual logotipo possibilita um design mais flexível que se encaixa melhor em um grande número de dispositivos, até em telas pequenas. Isso acontece porque quando o espaço da tela é limitado, como é o caso de smartphones, o ícone pode ser utilizado como um logo abreviado, sendo visto com maior facilidade pelos usuários.

Comentários no Facebook