Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Design Automotivo»FCA cria novo espaço de inovação com foco no trabalho em rede e colaborativo
    Design Automotivo

    FCA cria novo espaço de inovação com foco no trabalho em rede e colaborativo

    DalmirPor Dalmir13 de janeiro de 2020Atualizado:13 de janeiro de 2020
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    BETIM-MG 13.08.2019 FIAT CHRYSLER AUTOMOBILIES - HUB. Foto: Leo Lara/Studio Cerri
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Espaço nasce com duas células: no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), e na unidade do WeWork de Belo Horizonte

    Para impulsionar a inovação, o trabalho em rede é a estratégia escolhida pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), com o desafio de integrar-se a novos ecossistemas e comunidades, em ambientes colaborativos. A ponte para essas conexões é o HUB FCA, novo espaço localizado no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), inspirado em novas tendências e modelos de trabalho, com 400 metros quadrados, muitas cores e um time diverso, formado por funcionários das mais diferentes áreas da empresa e parceiros.

    Foto: Leo Lara/Studio Cerri

    A escolha do nome não foi por acaso. HUB significa conectar e convergir. “O HUB FCA é o ponto de encontro de pessoas, gerações e culturas, inspirado em uma estrutura de rede, sempre com o olhar atento às tendências do consumidor. Surgiu da necessidade de repensar a forma como trabalhamos internamente nosso planejamento não só do produto, mas do conceito de experiência”, destaca o diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, Breno Kamei.

    Na prática, o novo espaço tem o propósito de guiar a FCA na busca por novos territórios, mercados e modelos de negócio. “Hoje, quando multiplicamos nossa presença não só dentro da fábrica, mas junto a outros empreendedores, criativos e empresas, aumentamos o nosso poder de consciência”, completa Mateus Silveira, gerente de Inovação e Conectividade de Produto da FCA.

    Para conectar-se a múltiplos saberes, o HUB FCA nasce com duas células, extrapolando os muros da fábrica. Além de Betim, possui também com uma estrutura na unidade do WeWork de Belo Horizonte. “Queremos compartilhar nossas competências, mas também encontrar outras que, quando combinadas, fazem surgir novas ideias relevantes, que conversem com as tendências do nosso consumidor”, destaca Gustavo Delgado, coordenador de Inovação e Conectividade da FCA. Em 2020, está prevista expansão para outros estados.

    Atuação

    No HUB FCA, há duas formas de atuação, que caminham lado a lado: estruturada e não-estruturada. Na estruturada, a interação com outras empresas e startups ocorre de forma planejada, a partir de formatos, métodos e processos bem definidos. A outra forma tem foco em dar oportunidade ao acaso, em ser aberto para ser surpreendido pelo desconhecido. “Queremos provocar o sistema a pensar e fazer diferente, trazendo mais agilidade para a organização. Estamos aprendendo que existem processos internos que precisam ser quebrados e que há diferentes formas de trabalhar e de enxergar o futuro da nossa indústria”, diz Breno Kamei.

    Além de realizar pesquisas de mercado, perfis de consumidores e análise de tendências, orientando os times de Engenharia, Design, Mopar, ICT, entre outras áreas, no desenvolvimento de novos produtos e serviços, uma das áreas de atuação do HUB é a conectividade. O desafio é ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis. Mais do que mobilidade, o carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que irão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas de maneira fluida. “Algumas soluções já conhecemos, outras ainda estamos por conhecer. Por isso, a necessidade de fomentarmos encontros no HUB, para alimentar a criatividade e gerar insights para fazer o futuro acontecer”, explica Gustavo Delgado, sinalizando que novidades de conectividade serão lançadas em 2020.

    Em alinhamento com a FCA global, outros pilares de atuação para o desenvolvimento de novos produtos e serviços são eletrificação, conectividade, automação e soluções de mobilidade. “O mundo é plural e tem vozes diversas. O HUB FCA traz uma velocidade de reação e de aprendizado mais próximo daquilo que nosso consumidor espera”, conclui Breno Kamei.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Dalmir
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

    Matérias Relacionadas

    Conheça o Nivus, o primeiro carro da Volkswagen inteiramente desenvolvido no Brasil

    14 de julho de 2020

    Conheça os melhores designers automotivos do mundo

    6 de maio de 2019

    Confira as Tendências de Cores Automotivas para os próximos 5 anos

    5 de julho de 2018

    Projeto Berlineta, o automóvel esportivo nacional

    20 de dezembro de 2017

    Peugeot apresenta novo SUV 3008 e inicia nova era do design automotivo no Brasil

    28 de junho de 2017

    Ford Fusion: design aliado à tecnologia

    25 de abril de 2017

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Unidas apresenta novo posicionamento de marca

    10 de setembro de 2018

    A nostálgica Nesquik muda seu logo

    18 de novembro de 2016

    Palavras dividem, imagens unem

    25 de julho de 2018

    As 15 melhores escolas de informática

    18 de outubro de 2013
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR