Freelancer: Quanto cobrar? | Designers Brasileiros
Dicas

Freelancer: Quanto cobrar?

Depois de anos trabalhando em agências, muitos designers e publicitários decidem tomar novos rumos e se arriscarem como freelancers. Colocar um preço sobre seus serviços é um dos maiores desafios que freelancers enfrentam. Se começar com valores pequenos, você corre o risco de não prosperar, se for aumentar mais tarde, vai ser difícil, quando alcançar um grande leque de clientes, não vai querer assustar os seus clientes com “altos valores”.

Abaixo deixamos algumas dicas muito importantes para você que decidiu se tornar um freelancer mas não sabe quanto cobrar pelo seu trabalho.

Nunca esqueca de suas despesas

Salário: Quanto você quer ganhar (pagar a si mesmo)? Você pode dar uma olhada no piso salarial através de amigos ou até mesmo de sites, como o Guia de Profissões. Não se esqueça de inserir outros freelancers caso você necessite.

Impostos : Quando você está por conta própria, você vai precisar para cobrir seus próprios impostos. Você pode encontrar custos e taxas nos sites governamentais.

Despesa mensal : Caso você tenha um escritório, não se esqueça de incluir:

  • Aluguel
  • Alimentação
  • Material de escritório
  • Tarifas de Telefonia
  • Combustível para visita aos clientes

Ah, e não se esqueça de definir uma margem de lucro e inserir seus gastos com softwares no planejamento de despesas anuais.

 

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook