Criado em 2020, a partir de uma doação de R$ 200 milhões da família de André Esteves, o Instituto de Tecnologia e Liderança (Inteli) – primeira faculdade orientada a projetos do Brasil, deu início às atividades letivas em fevereiro deste ano. Com 170 alunos matriculados, a faculdade tem como missão formar os futuros líderes de tecnologia do País e contribuir para a redução no gap de formação de mão de obra no setor.
Localizado em São Paulo, o Inteli é uma instituição privada e sem fins lucrativos, que oferece formação superior a estudantes na área de tecnologia, integrando ao currículo acadêmico competências de computação(70%), negócios(20%) e liderança(10%). “A missão do Inteli é oferecer as ferramentas adequadas e o ambiente ideal para a formação de uma nova geração de líderes em tecnologia, que tenham espírito empreendedor, sejam autodidatas e tenham forte capacidade de adaptação”, explica Maíra Habimorad, CEO do Inteli.
Atualmente, são quatro cursos de graduação presenciais: Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Divididos em 16 módulos de projetos, os cursos terão duração de quatro anos.
Para preparar os futuros líderes para o mercado, o Inteli adota metodologia de ensino inovadora, orientada por projetos. A aprendizagem prática requer imersão e é focada no desenvolvimento de competências a partir de desafios propostos por parceiros de mercado. Entre os selecionados para este primeiro semestre estão marcas como: Ambev, BTG Pactual, Hotel Urbano, Yamaha, Falconi, Faculdade de Medicina da USP, além das ONGs Projeto Constituição na Escola, Projeto Revirar e do próprio Inteli. O formato garante que os alunos desenvolvam competências sólidas em computação, negócios e liderança, ao mesmo tempo em que são preparados para entregar soluções para relevantes problemas atuais por meio da tecnologia.
“Nosso ensino é orientado a projetos que solucionem problemas reais, unindo a experiência acadêmica às demandas do mundo corporativo e preparando os jovens para o mercado de trabalho. Os projetos estimulam o empreendedorismo, a criatividade e o aprendizado, agregando valor à jornada acadêmica dos alunos, com acesso às ferramentas e ao ambiente propício para a formação dessa geração de líderes”, destaca Maíra.
Processo disruptivo
Realizado no final de 2021, o primeiro processo seletivo do Inteli recebeu mais de 2.350 inscrições. Foram selecionados 170 alunos de todas as regiões do País. Dividido em três etapas, o processo seletivo inclui testes de matemática e lógica, três redações, que avaliam o perfil do candidato e, por fim, o desenvolvimento de um projeto em grupo.
Ana Beatriz Garcia, Diretora de Operações e responsável pelo processo seletivo para os cursos de graduação, esclarece que a seleção rigorosa é fundamental para garantir uma das metas da instituição: colocar o aluno no centro da aprendizagem. “Precisamos de um perfil resiliente, curioso e apaixonado por tecnologia. Não é à toa que 50% dos nossos alunos tiveram algum destaque em Olimpíadas de Conhecimento ou premiações em feiras científicas, por exemplo”, comenta Ana.
Causa
O Inteli nasceu com um dos maiores Programas de Bolsas de Estudos do País. Em 2022, 50% dos alunos são bolsistas que vieram de mais de 60 cidades de todas as regiões do país. Viabilizado a partir de doações de empresas e fundações como a Fundação Behring, Fundação Telles, BTG Pactual, o Instituto MRV e a MRV&CO e a Gerdau, além de mais de 20 pessoas físicas, as bolsas de estudos arrecadadas são destinadas a alunos aprovados no processo seletivo e com necessidade financeira comprovada.
Os alunos bolsistas também contam com auxílios como: moradia, alimentação, curso de inglês e equipamentos (notebook), de acordo com a necessidade.
Confira os principais números do primeiro processo seletivo:
- 170 alunos matriculados, sendo 50% bolsistas;
- O Inteli recebeu alunos de 63 cidades, de todas as regiões do País;
- 50% dos estudantes aprovados no processo seletivo do Inteli tiveram algum destaque em Olimpíadas de Conhecimento ou premiações de Ciências durante o ensino médio.