Livros de design gráfico que todo profissional deve ler | DSGN BR

Quando pensamos em design, pensamos também em criação, desenhos, ideias e muita criatividade. Embora alguém saiba lidar muito bem com as ferramentas dos mais diversos programas de design gráfico, precisa sempre de sugestões que amplie estes horizontes criativos. Apostar em livros de design gráfico é uma ótima opção para um rico aprendizado e uma fonte inspiradora de recursos criativos.

Pensando nisso, colocaremos aqui algumas dicas de livros de design para você se aventurar. Acompanhe então esta seleção de livros que todo designer deveria ter e ler.

O livro explora todas as cores e seus significados para serem aproveitadas bem em qualquer tipo de projeto de design gráfico.

Dessa forma, as cores são amplamente estudadas em seus pormenores, como a evolução histórica, preferências do público e de que forma uma cor afeta o nosso olhar sobre o mundo.

Contando com uma linguagem bem simples e humorística, os autores traçam a trajetória do design pelo século XX, bem como as mudanças ocorridas neste período.

O que de bom e inovador o design nos trará no mundo digital? OS processos do passado ainda se entrelaçam com o presente? Esta temática é bem retratada no livro.

De forma bem dinâmica, o livro faz uma espécie de guia interativo, mostrando aos leitores de que maneira fazer a identidade visual de um projeto ser ainda mais assertiva, gerando no cliente uma boa expectativa de que o trabalho realmente sairá como ele quer.

O bom do livro é que fazer uma espécie de manual, você pode ir testando tudo aquilo que é colocado em questão aliando conhecimento teórico a conhecimento prático.

  • Novos Fundamentos do Design: de Ellen Lupton, Editora Cosac & Naify

Quer aprofundar seus conhecimentos práticos de design no mundo real? Pois, tente utilizando Novos Fundamentos como alicerce dinâmico para um trabalho de qualidade.

Nada melhor do que a combinação de habilidades ilustrativas com uma criatividade instantânea crítica. Perpasse por temas tais como: ponto, linha, plano, dentre muitos outros.  Veja como a proposta deste livro é interessante e útil!

livros de design gráfico

  • Design Thinking, de Tim Brown, Editora Campus

Tim dá asas à imaginação transformando exemplos reais em criatividade para mostrar como a metodologia do Thinking é interessante no mundo do design.

E isto é importante, pois estes exemplos foram retirados de empresas, com o objetivo de te guiar no sucesso dos projetos. Transforme criatividade em realidade, descobertas em projetos, teoria em oportunidades na prática.

Melhores editoras de livros de design gráfico

Editora Gustavo Gili, GG

A Editora GG é conhecida por difundir na sua venda de livros e elaboração destes também, por apostar na identidade visual como fonte primordial para que a cultura deste tipo de comunicação através da visibilidade possa avançar cada vez mais com criatividade, qualidade e técnicas interessantes.

Independente e no mercado há mais de um século, sua matriz fica em Barcelona, possuindo filiais em São Paulo e no México.

Em referência quanto a arte, design gráfico, arquitetura, fotografia e as outras artes milenares, a GG é um expoente, distribuindo livros para qualquer parte do mundo.

Ela é design até no nome, com um GG de tipografia Helvetica, desenhada em 1973 pelo designer suíço Yves Zimmermann.

Vai começar a ler qual livro primeiro? Certamente não se sabe nem por onde começar de tão interessantes que são.

Desejamos boa leitura e aprendizado, excelentes projetos gráficos e muito sucesso. Até o próximo artigo com mais dicas para você!

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook