Designers, muitas vezes, priorizam a parte técnica do seu trabalho e não se consideram empreendedores. Porém, tratar o trabalho do designer como um empreendimento faz toda a diferença na hora de organizar finanças, processos de trabalho e fazer seu esforço ser reconhecido. Principalmente no começo, quando o designer ainda está em formação, o orçamento para …
Marketing para designers: três formas baratas (ou gratuitas) de fazer
Designers, muitas vezes, priorizam a parte técnica do seu trabalho e não se consideram empreendedores. Porém, tratar o trabalho do designer como um empreendimento faz toda a diferença na hora de organizar finanças, processos de trabalho e fazer seu esforço ser reconhecido.
Principalmente no começo, quando o designer ainda está em formação, o orçamento para atrair novos clientes pode ser mais apertado. Pensando nisso, sugerimos três formas de se fazer marketing que são de baixo custo e podem fortalecer a sua marca como designer. Com a presença de sua marca na vida das pessoas, a probabilidade de elas se lembrarem de você quando precisarem de um novo material é muito maior, então não fique ausente por muito tempo!
- Mídias Sociais
Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, Youtube… São muitos meios de fazer os seus trabalhos e promoções chegarem ao público alvo. Caso você queira uma forma de mostrar os seus melhores trabalhos e encantar as pessoas, escolha aqueles redes sociais que dão destaque para as imagens, como é o caso do Instagram e do Pinterest.
Se o tempo está curto, é melhor priorizar. Não crie perfis em plataformas para depois não abastecer com conteúdos. Se você sabe que não dá conta de tudo, escolha uma ou duas redes sociais e foque nelas. O ideal é postar diariamente.
- SMS Marketing
Mandar mensagens SMS é muito mais fácil do que você imagina. Crie uma conta em um software específico para isso, coloque créditos e envie centenas de mensagens em minutos. Esse tipo de comunicação pode ser muito útil para informar descontos, novas condições de pagamento ou um novo serviço que você está oferecendo (criação de anúncios, cartões de visita…).
O SMS também pode ajudar a fidelizar o seu cliente. Utilize para informar quando o job está sendo iniciado, o prazo para entrega ou para pedir um feedback após o trabalho ter sido finalizado. Em muitos casos, a mensagem de resposta pode ser enviada pelo seu cliente de forma gratuita. Isso irá depender do plano de SMS que você utilizar.
- Conteúdo original
Uma excelente forma de se tornar uma referência no seu ramo de atuação é criar conteúdo relevante. Seja você um ilustrador, web designer, diagramador ou animador, faça textos ou vídeos com dicas, conte sobre sua rotina e experiências na profissão. Isso irá atrair novos clientes e você será lembrado por aqueles que se interessam nesse assunto. Criar um bom conteúdo e de graça e os benefícios são muitos.
O importante é não esperar que novos clientes cheguem até você. Basta o acesso à Internet e um pouco de tempo para que seu trabalho como designer seja reconhecido e se torne mais lucrativo!