O que é Drupal? | Designers Brasileiros
Web Design

O que é Drupal?

Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais modernos, o Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas, e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores.
Por ser desenvolvido em PHP, o Drupal é independente de sistema operacional, no entanto requer um servidor HTTP compatível com PHP e um Servidor de Banco de Dados para funcionar.
O Drupal é comumente descrito como um Framework de Gerenciamento de Conteúdo, pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos.
Esta característica é tão marcante, que a comunidade de desenvolvedores é bem expressiva.
O nome Drupal deriva da palavra “druppel” do holandês, que significa cair (“drop” em inglês). O criador Dries Buytaert pensou no cair da chuva, gotas. Dries na verdade queria a palavra “dorp” (“vila” em holandês, numa referência a comunidade de usuários), mas quando foi procurar o domínio, digitou errado e achou que soava melhor ainda. O projeto começou em 2000. O mascote azul em forma de gota chama-se Druplicon.
Por ser um projeto de software livre e código aberto ( como o Joomla ) qualquer um pode ver como o Drupal funciona, fazer modificações, redistribuir com ou sem as modificações, além de poder propor mudanças no projeto principal. Tudo isso de acordo com a licença GPL, da GNU. A comunidade Drupal é ativa e prestativa. Vários módulos com funções importantes foram criados por usuários comuns.
Sendo uma plataforma de sites dinâmicos, o Drupal integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, o Drupal é livre e grátis para download e uso.
Habilitando e configurando módulos distintos, um administrador pode desenvolver um site único, que pode ser usado para uma combinação de gestão de conhecimento, publicação na web ou interação de comunidades.

Download Drupal

Sobre o autor

Dalmir

Dalmir

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook