Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais modernos, o Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas, e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores. Por ser desenvolvido em PHP, …
O que é Drupal?
Drupal é um framework modular e um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) escrito em PHP. Da mesma forma que os sistemas de gerenciamento de conteúdo mais modernos, o Drupal permite criar e organizar conteúdo, manipular a aparência, automatizar tarefas administrativas, e definir permissões e papéis para usuários e colaboradores.
Por ser desenvolvido em PHP, o Drupal é independente de sistema operacional, no entanto requer um servidor HTTP compatível com PHP e um Servidor de Banco de Dados para funcionar.
O Drupal é comumente descrito como um Framework de Gerenciamento de Conteúdo, pois além de oferecer as funcionalidades básicas de um CMS ele também implementa uma série de APIs robustas e apresenta uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de módulos extensivos.
Esta característica é tão marcante, que a comunidade de desenvolvedores é bem expressiva.
O nome Drupal deriva da palavra “druppel” do holandês, que significa cair (“drop” em inglês). O criador Dries Buytaert pensou no cair da chuva, gotas. Dries na verdade queria a palavra “dorp” (“vila” em holandês, numa referência a comunidade de usuários), mas quando foi procurar o domínio, digitou errado e achou que soava melhor ainda. O projeto começou em 2000. O mascote azul em forma de gota chama-se Druplicon.
Por ser um projeto de software livre e código aberto ( como o Joomla ) qualquer um pode ver como o Drupal funciona, fazer modificações, redistribuir com ou sem as modificações, além de poder propor mudanças no projeto principal. Tudo isso de acordo com a licença GPL, da GNU. A comunidade Drupal é ativa e prestativa. Vários módulos com funções importantes foram criados por usuários comuns.
Sendo uma plataforma de sites dinâmicos, o Drupal integra muitos dos recursos populares de sistemas gerenciadores de conteúdo, blogs, ferramentas colaborativas e software de comunidades baseada em discussões em um único pacote fácil de usar. Como um projeto de código aberto mantido e desenvolvido por uma comunidade, o Drupal é livre e grátis para download e uso.
Habilitando e configurando módulos distintos, um administrador pode desenvolver um site único, que pode ser usado para uma combinação de gestão de conhecimento, publicação na web ou interação de comunidades.