Por que a segurança cibernética é um aspecto crucial para um website bem-sucedido? | Designers Brasileiros

Quando falamos sobre segurança cibernética e proteção de dados, a maioria das pessoas pode pensar, em primeiro lugar, em grandes corporações, multinacionais, bancos e governos. Mas este é um tema que envolve os mais simples programas, recursos e absolutamente qualquer página na internet.

A segurança cibernética não envolve apenas a proteção da sua conta bancária e das informações do seu cartão de crédito, ela também está presente em cada aba do seu navegador e é sentida em cada link que você acessa.

Quais os principais riscos que você corre ao acessar um site?

É impossível falar em navegação ou em mundo virtual sem falar sobre websites. Você lida com eles para ler as suas notícias, saber sobre o mundo das celebridades e acessar as suas redes sociais, interagir com outras pessoas, baixar os seus jogos favoritos, ler os seus e-mails, etc.

Basicamente, um website é uma página (ou uma coleção de páginas) publicada na internet. Elas possuem conteúdo de mídia e um nome de domínio (o nome que também aparece no link que você acessa), publicadas em um servidor da web.

Os principais riscos a segurança desses sites são falhas nos códigos (tanto por alguma fragilidade inerente às linguagens de programação e/ou marcação, quanto por falhas humanas), malwares que podem ser incorporados a eles, links corrompidos e outros programas que podem infectar o dispositivo do usuário e prejudicar tanto o seu equipamento, quanto o desempenho dele e de suas informações.

E, devido ao grande tráfego de pessoas, os sites são meios excelentes para que pessoas mal intencionadas instalem seus programas de infiltração e de roubo de dados. Vamos conferir algumas dicas úteis para melhorar a segurança do seu website – e da sua navegação como um todo.

Instale plugins de segurança

Aprimore a segurança do seu website com plugins que ajudam a bloquear tentativas de hackeamento. Estes plugins são excelentes e extremamente recomendáveis para sites construídos em plataformas como o WordPress, mas não se restringem a estes sites.

Além de instalar esses plugins, é importante mantê-los constantemente atualizados, ajudando a evitar brechas na segurança e na integridade do site e dos usuários.

Use HTTPS em seu(s) site(s)

Quando você navega pela internet, é possível visualizar, no seu navegador (Firefox, Google Chrome, Internet Explorer, etc.), um cadeado e uma sigla verde que certificam que o link é seguro.

Essa sigla é o HTTPS, Hyper Text Transfer Protocol Secure (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro), uma camada adicional de segurança que usa o protocolo SSL.

Vale a pena conferir os principais métodos para conseguir instalar o protocolo SSL com a certificação HTTPS para garantir ainda mais segurança ao seu website, independente dele ser voltado a negócios ou não.

Use um provedor VPN

Outro método bastante interessante e eficaz para evitar ameaças ao seu website é utilizar um provedor VPN. Provedores VPN ajudam a criptografar a sua conexão, ocultar o tráfego dos seus dados, proteger os dispositivos ligados a uma rede, tornar a sua conexão Wi-Fi mais segura, alterar o seu IP (e/ou ocultá-lo) e manter a integridade da sua conexão.

Para quem utiliza dispositivos móveis, especialmente aqueles que usam sistemas operacionais Android, um provedor VPN ajuda a aprimorar a segurança da conexão, principalmente em redes públicas de Wi-Fi.

Esses serviços ajudam a melhorar a segurança e a privacidade das informações, protegendo a conexão e, consequentemente, protegendo ainda mais a integridade dos websites.

Use senhas fortes e as mantenha protegidas

Se você precisa gerenciar os seus websites por meio de plataformas que exigem nome de usuário e senha, crie senhas fortes que não sejam genéricas ou óbvias demais.

Evite usar a mesma senha para acessar todos os dispositivos e programas.

Não use senhas curtas demais, e alterne entre letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais (como #, $, %, & e acentos) e alterações diversas.

Cuidar das suas senhas ainda é uma das principais formas de se evitar intrusões e ações de hackers ou de qualquer pessoa mal intencionada.

Use queries parametrizados

Um dos meios mais comuns de atacar websites são as injeções de SQL, que atacam sites construídos com um parâmetro de URL ou um formato da web que permite com que usuários alheios insiram informações nestes sites, colocando malwares nos mesmos e prejudicando a integridade de quem os acessa.

Utilizar queries parametrizados ajuda a proteger o código do seu website com parâmetros suficientes para que as ameaças e as tentativas de hackeamento sejam diminuídas drasticamente.

Concluindo, qualquer pessoa que queira aumentar a confiabilidade de seus sites, melhorando a sua própria segurança e a segurança de todos os outros internautas, deve se atualizar para oferecer o máximo de proteção – o que é um dos melhores meios de se respeitar e valorizar o seu cliente, leitor, admirador, ou qualquer tipo de público que venha até o seu site, seja ele sobre culinária, uma loja virtual, um blog sobre games ou uma referência sobre qualquer outro tema.

Você poderá gostar:

Dalmir
Autor

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook