Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Por que todo mundo está fazendo rebranding?
    Artigos

    Por que todo mundo está fazendo rebranding?

    DalmirPor Dalmir17 de agosto de 2017Atualizado:7 de maio de 2021
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Nos últimos tempos tem sido comum ver nos grandes portais de design do país postagens relacionadas a empresas que fizeram rebranding, seja ele sutil ou radical. Esse ano mesmo já executei dois projetos desse tipo, onde até o nome da empresa foi alterado devido a um novo posicionamento que a marca buscava ter e pelo que parece isso realmente está virando uma tendência dentro do mercado.

    Afinal o que é Rebranding?

    Falar que uma marca sofreu um rebranding significa que ela buscou fazer mudanças estratégicas, com o intuito de criar diferenciais que a ajudem a se posicionar diante de seus clientes e concorrentes, seja desenvolvendo uma nova identidade visual, uma nova filosofia operacional ou até o modo que ela se relaciona com seus clientes.  

    E por que as marcas estão mudando?

    Essa resposta é simples… Evolução! Esse é o motivo para tantas marcas estarem renovando suas identidades visuais e o seu posicionamento diante do mercado no qual estão inseridas. O mundo no qual vivemos é mutante e sabemos que é necessário constantes mudanças para nos mantermos vivos diante da concorrência.

    OK! Já entendemos o que é Rebranding e porque ele está acontecendo, mas quando devo fazer isso?

    Antes de determinar que a sua empresa deve passar por um processo de rebranding, devemos entender o que deve ser aprimorado dentro da empresa. A melhor maneira de possuir essa informação é compreender como ela é vista pelo seu público, já que é ele quem determina qual o valor da sua marca. Possuindo essa informação, fica muito mais fácil saber o que deve ser alterado. Às vezes descobrimos que é necessário um novo reposicionamento estratégico da marca, em outras apenas a mudança da identidade visual já é suficiente.

    Na maioria dos casos, as empresas passam por um processo de rebranding quando:

    • Ocorre uma fusão entre duas empresas;
    • Mudança no nome;
    • Reposicionamento dentro do mercado;
    • Desassociar alguma conotação negativa que a marca possua;
    • Tornar a identidade visual mais atual;
    • Trazer um maior profissionalismo para a imagem da empresa;
    • Distanciamento e diferenciação da sua concorrência.

    As micro, pequenas e médias empresas possuem uma maior facilidade em implementar um processo de rebranding, pois elas conseguem efetivar essas mudanças em um curto período de tempo, principalmente quando a marca não é conhecida, já grandes empresas implementam essas mudanças de forma gradativa e na maioria dos casos a mudança demora a acontecer. Exemplos de casos como esses são as empresas Bob’s e Correios, onde pudemos observar suas mudanças ocorrendo primeiro nas capitais e depois no interior do país. Mesmo com o passar dos anos ainda é possível encontrar lugares que ainda utilizam o logo antigo de cada uma delas.

    Não existe uma maneira de fugir da mudança, em algum momento a sua empresa será obrigada a passar por esse processo e quando essa hora chegar, o mais importante a se fazer é estudar o seu público, entender seus objetivos, investigar o mercado, analisar seus os concorrentes e compreender como você deve se comunicar com seu público. Conhecer todos esses fatores trará uma segurança para que o seu projeto de rebranding seja um sucesso!

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Dalmir
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    3 dicas essenciais sobre 3D

    19 de maio de 2016

    Nova Identidade Visual do KFC

    6 de outubro de 2015

    Como a impressão 3d contribui para a arte?

    22 de julho de 2012

    Crianças aprendem a mexer no computador antes que andar de bicicleta, diz estudo

    25 de janeiro de 2011
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR