Por que todo mundo está fazendo rebranding? | Designers Brasileiros
Artigos

Por que todo mundo está fazendo rebranding?

Nos últimos tempos tem sido comum ver nos grandes portais de design do país postagens relacionadas a empresas que fizeram rebranding, seja ele sutil ou radical. Esse ano mesmo já executei dois projetos desse tipo, onde até o nome da empresa foi alterado devido a um novo posicionamento que a marca buscava ter e pelo que parece isso realmente está virando uma tendência dentro do mercado.

Afinal o que é Rebranding?

Falar que uma marca sofreu um rebranding significa que ela buscou fazer mudanças estratégicas, com o intuito de criar diferenciais que a ajudem a se posicionar diante de seus clientes e concorrentes, seja desenvolvendo uma nova identidade visual, uma nova filosofia operacional ou até o modo que ela se relaciona com seus clientes.  

E por que as marcas estão mudando?

Essa resposta é simples… Evolução! Esse é o motivo para tantas marcas estarem renovando suas identidades visuais e o seu posicionamento diante do mercado no qual estão inseridas. O mundo no qual vivemos é mutante e sabemos que é necessário constantes mudanças para nos mantermos vivos diante da concorrência.

OK! Já entendemos o que é Rebranding e porque ele está acontecendo, mas quando devo fazer isso?

Antes de determinar que a sua empresa deve passar por um processo de rebranding, devemos entender o que deve ser aprimorado dentro da empresa. A melhor maneira de possuir essa informação é compreender como ela é vista pelo seu público, já que é ele quem determina qual o valor da sua marca. Possuindo essa informação, fica muito mais fácil saber o que deve ser alterado. Às vezes descobrimos que é necessário um novo reposicionamento estratégico da marca, em outras apenas a mudança da identidade visual já é suficiente.

Na maioria dos casos, as empresas passam por um processo de rebranding quando:

  • Ocorre uma fusão entre duas empresas;
  • Mudança no nome;
  • Reposicionamento dentro do mercado;
  • Desassociar alguma conotação negativa que a marca possua;
  • Tornar a identidade visual mais atual;
  • Trazer um maior profissionalismo para a imagem da empresa;
  • Distanciamento e diferenciação da sua concorrência.

As micro, pequenas e médias empresas possuem uma maior facilidade em implementar um processo de rebranding, pois elas conseguem efetivar essas mudanças em um curto período de tempo, principalmente quando a marca não é conhecida, já grandes empresas implementam essas mudanças de forma gradativa e na maioria dos casos a mudança demora a acontecer. Exemplos de casos como esses são as empresas Bob’s e Correios, onde pudemos observar suas mudanças ocorrendo primeiro nas capitais e depois no interior do país. Mesmo com o passar dos anos ainda é possível encontrar lugares que ainda utilizam o logo antigo de cada uma delas.

Não existe uma maneira de fugir da mudança, em algum momento a sua empresa será obrigada a passar por esse processo e quando essa hora chegar, o mais importante a se fazer é estudar o seu público, entender seus objetivos, investigar o mercado, analisar seus os concorrentes e compreender como você deve se comunicar com seu público. Conhecer todos esses fatores trará uma segurança para que o seu projeto de rebranding seja um sucesso!

Sobre o autor

Lazer Produções

Lazer Produções

Lazer Produções é uma agência de comunicação e design fascinada por criar projetos de identidade visual que aprimorem a comunicação entre pessoa e marca.

Comentários no Facebook