Por que o mundo precisa do design? | Designers Brasileiros
Artigos

Por que o mundo precisa do design?

Design não é somente manipular imagens ou uma arte decorativa, design é muito mais do que isso. Design é evoluir, é transformar, é criar. Ser designer é trabalhar duro, é ter sempre que estudar sobre diversos assuntos, é estar antenado a novas tecnologias, é receber várias críticas e ter que refazer seu trabalho inúmeras vezes.

Ser designer é prestar atenção as texturas a sua volta, é buscar inspiração do nascer ao pôr do sol, é estar pronto para se arriscar e defender o que acredita ser o certo. É observar cores, é ter ideias em momentos inesperados, é olhar para um pedaço de papel e ver muito mais do que um pedaço de papel, mas sim uma oportunidade. Uma oportunidade de melhorar vidas.

Parece exagero de minha parte, mas quantos de vocês pararam para pensar nas pequenas coisas que tem importância no seu dia a dia, como sua escova de dentes. Você imagina passar dois dias, uma semana, um ano sem fazer sua higiene bucal? Existe um motivo para ela possuir aquela forma, você pode agradecer a um designer por isso. O design se encontra em pequenas e grandes coisas como embalagens, roupas, moveis, automóveis, … O designer de hoje pensa nas necessidades de mercado, na redução de custos, no meio ambiente e em muitas outras coisas para facilitar a sua vida e a tornar melhor.

Frases como “ah, então você desenha? ” Mostram o quanto a profissão ainda sofre preconceito e é desvalorizada, isso ocorre por falta de conhecimento ou ignorância na área. Até mesmo por influência da mídia, ela precisa mostrar para o mundo que a faculdade de design existe sim! E da mesma forma que um profissional de direito, arquitetura, física ele estudou para conseguir seu diploma.

O mundo precisa de mais design, pois com a evolução da tecnologia estão surgindo novas áreas para se explorar, novas necessidades de mercado, novos problemas no cotidiano das pessoas. O mundo também precisa entender que ser designer é uma profissão muito mais complexa e maravilhosa do que as pessoas imaginam, e eu tenho muito orgulho de estar me tornando uma.


Kel BudelTexto de: Kelfany Budel

19 anos, estudante de design de produto e apaixonada por design automotivo. Redatora nas horas vagas e fotografa freelancer.

Facebook

Comentários no Facebook