Psicologia de marketing: Os embaixadores de marca

Os embaixadores de marca se tornaram uma das estratégias de marketing mais bem-sucedidas das últimas décadas, mas, assim como com a psicologia da cor, a escolha de um embaixador de marca adequado para cada empresa influencia completamente a imagem dela com o seu público.Futebol e as grandes marcasO futebol é o esporte mais seguido em …

Os embaixadores de marca se tornaram uma das estratégias de marketing mais bem-sucedidas das últimas décadas, mas, assim como com a psicologia da cor, a escolha de um embaixador de marca adequado para cada empresa influencia completamente a imagem dela com o seu público.

Futebol e as grandes marcas

O futebol é o esporte mais seguido em todo o mundo, e por isso, os melhores representantes deste esporte se tornam ímãs de publicidade para as marcas que eles adotam, e que vão de acordo com sua personalidade.

Um exemplo disso é Cristiano Ronaldo, que, devido ao que projeta uma imagem estilizada e de muito cuidado pessoal, se tornou representante de marcas como Armani e Gillette, além de possuir também sua própria linha de roupa e acessorios, CR7.

No entanto, a personalidade vai além do físico no contexto dos embaixadores de marca, e um exemplo disso no Brasil é o lendário Rivaldo.

A personalidade confiável e segura do eterno capitão da seleção nacional fez dele o embaixador da marca da casa de apostas esportivas Betfair, já que sua imagem reflete a mensagem que esta plataforma deseja transmitir aos seus usuários.

Celebridades do cinema e da música no marketing

Como a maior indústria cinematográfica tem um alcance global, alguns dos atores mais reconhecidos deste mundo se aliam a grandes marcas para espalhar uma imagem de acordo com ambas as partes.

Uma das alianças feitas nesse contexto é a de Leonardo DiCaprio, que se tornou embaixador da marca chinesa de carros elétricos BYD Auto. Esta união se destaca porque o ator americano também é conhecido por sua enorme preocupação ambiental, enquanto a empresa chinesa é uma das principais produtoras de carros elétricos do mundo.

Outra personalidade que uniu sua imagem à de uma empresa global é o rapper Kendrick Lamar, que fez uma parceria com a Nike para apresentar o sneaker Cortez Kenny IV.

O músico norte-americano, também vencedor do Prêmio Pulitzer, tornou-se o representante global desta linha de tênis inspirada na cultura musical, tendo como adição no Brasil os rappers Emicida e Rico Dalasam para apoiar este conceito.

Através do tempo, já existiram várias parcerias entre marcas e personalidades globais que resultaram em um sucesso retumbante para ambas as partes, uma vez que cada uma delas complementa a mensagem que a outra deseja compartilhar e faz com que as plateias de cada uma delas se unam em um mesmo ponto.

Certamente, o objetivo que cada uma dessas estratégias busca é criar uma imagem tão sólida quanto a que o jogador de basquete Michael Jordan e Nike criaram quando se juntaram em 1984, e que ainda é válida 35 anos depois, com o reconhecimento quase instantâneo do logotipo ‘Jumpman’.

O futuro das estratégias de marketing certamente vai usar ferramentas e tecnologias novas e sofisticadas para levar marcas aos seus usuários. No entanto, os embaixadores da marca são a parte humana dessas estratégias que facilitam a interação entre marcas e seus usuários e vão ficar como uma das principais ferramentas da publicidade.

Dalmir

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