Tenho visto ultimamente uma enxurrada de marcas renovando sua identidade, mas porque isso acontece? Geralmente o reposicionamento acontece devido a mudança de hábito do seu consumidor, ou seja, o cliente é quem define como andam seus negócios e você precisa estar atento e se adaptar a eles. Vale ressaltar que o Brasil vive um novo …
Quando é hora de mudar?
Tenho visto ultimamente uma enxurrada de marcas renovando sua identidade, mas porque isso acontece? Geralmente o reposicionamento acontece devido a mudança de hábito do seu consumidor, ou seja, o cliente é quem define como andam seus negócios e você precisa estar atento e se adaptar a eles. Vale ressaltar que o Brasil vive um novo cenário na economia e para evitar crises investir em mudanças pode ser uma ótima escolha.
Um reposicionamento bem feito pode trazer ótimos resultados, levando sua marca a ser vista de forma positiva no mercado e o que seria uma mudança de sucesso? Um rebrand onde é mantida a fidelidade dos antigos e conquistado novos clientes, é considerado um acerto crítico, porém mudar uma identidade é um processo bem delicado, um passo em falso e você pode causar impactos negativos.
Segue agora minha opinião: Como não errar a mão nesse processo?
Primeiramente entenda o que há de errado com sua marca, o problema pode não ser o seu logotipo e nem sua comunicação que estão falhando, mas sim o funcionamento da empresa em si, faça pesquisas, saiba o que já deu certo e errado e conheça seu mercado, antes de decidir mudar. Sendo um criativo estude a nova proposta da empresa e conheça como funciona na essência (faça visitas), às vezes é melhor apenas um aconselhamento empresarial do que uma atualização na identidade, que pode sujar seu nome e o nome do seu cliente.
Definido que realmente a marca precisa se posicionar, traçar uma estratégia é o próximo passo, exemplo você escolhe modernizar seu logotipo e toda sua comunicação, pois as pesquisas indicam que seu consumidor está entre os 13 aos 18 anos o que não acontecia no início da empresa. Ótimo agora a sua identidade no mercado vai assumir uma postura mais jovem para atingir esse público. A equipe criativa responsável precisa pensar na melhor maneira de fazer a sua marca e o seu público se identificar e corresponder a todas necessidades da pesquisa realizada, porém, a sua empresa física e seu novo posicionamento devem seguir a mesma ideologia. Imagine se o escritório do google fosse um lugar cinzento e pragmático, com certeza não estaria de acordo com o que vende no virtual. Ou seja, se sua proposta agora é de uma marca mais jovem sua empresa deve seguir essa identidade.
Conceito entregue agora é hora de você empresário se comprometer e fazer todas as mudanças necessárias em ambientes virtuais e físicos que sua empresa esteja envolvida, investir em comunicação e em campanhas para posicionar sua marca, mas fique ligado nas críticas, às vezes é necessário fazer mudanças para evitar impressões negativas e é de extrema importância ter controle sobre o que estão falando sobre você.
Finalizando, mudanças são sempre bem-vindas e o mercado de trabalho é um lugar onde se você se acomoda infelizmente ele te destrói. Esse pensamento vale também na área profissional, buscar ser diferenciado traz vantagens no seu ambiente de trabalho e mudar é mais um investimento do que um gasto, então lembre-se sempre vale a pena se posicionar para alcançar melhores resultados.
Danillo Lemes | Plug ppg