Diversos fatores tornam o home office uma tendência adotada pelos brasileiros: seja a diminuição de gastos e a maior qualidade de vida (menos trânsito = menos estresse) ou empresas que estão, cada vez mais, aderindo ao trabalho flexível e remoto. Levar a rotina profissional para dentro de casa parece tarefa fácil, mas requer um espaço que estimule …
Quatro dicas para ter um escritório em casa
Diversos fatores tornam o home office uma tendência adotada pelos brasileiros: seja a diminuição de gastos e a maior qualidade de vida (menos trânsito = menos estresse) ou empresas que estão, cada vez mais, aderindo ao trabalho flexível e remoto.
Levar a rotina profissional para dentro de casa parece tarefa fácil, mas requer um espaço que estimule a concentração e produtividade. Por isso, o arquiteto Marcelo Rosset dá quatro dicas para quem está pensando transformar um cômodo de casa em escritório. Confira:
Primeiro passo
Quando se pensa em montar um home office é necessário ter em mente o tipo de trabalho que a pessoa irá exercer naquele espaço e quais equipamentos serão necessários para atender a atividade e, então, projetar o ambiente.
Cor x material
Não existe regra, mas cores neutras auxiliam na iluminação, levando maior conforto visual, além de, também, permitirem pequenas combinações de cores, que evocam sensações de concentração, imaginação e criatividade, por exemplo. Para os mobiliários, o ideal é investir em materiais duráveis, como o couro e a madeira.
Iluminação
É recomendável que esse cômodo seja bem iluminado. Para isso, é necessário ter uma iluminação geral, que pode ser realizada através de plafons ou lâmpadas de LED, e também uma iluminação direcionada, através de dicroicas embutidas ou luminárias de mesa.
Valorizando o espaço
Geralmente, os escritórios domésticos dispõem de pouco espaço, por isso, recomenda-se utilizar móveis sob medida. Outra dica é a utilização de estantes com nichos, que alia valor estético, além de organizar equipamentos e objetos, deixando a mesa livre para exercer as atividades.