Um pouco sobre as cores

As cores são impressões que a luz refletida pelos corpos produz no órgão da vista. No campo do Design é importante que se tenha conhecimento das propriedades psicocromáticas da cores, pois todo produto ou peça gráfica terá cores(exceto os transparentes), não há pra onde correr delas, tente fechar os olhos pra não vê-las e o preto estará a todo o seu redor. Em algumas culturas exitem cores que são ausentes, já em outras as cores são místicas. Pensando na importância delas, aqui vai um breve comentário sobre suas características psicocromáticas:

Vermelho: Estimulante, dominador, induz à violência, aumenta as pulsações e pressão sanguínea.
Azul: Refrescante, diminui o peso, repousante, restitui a vitalidade, leva a introspecção, faz baixar a tensão muscular e a pressão sanguínea.
Amarelo: Aumenta o volume, estimula o sistema nervoso, convida a ação e ao esforço, afasta os mosquitos.
Laranja: Dá impressão de calor e aumento de volume. Tem efeito tônico, proporciona eufora, inspira alegria.
Verde: Refrescante, a mais repousante de todas as cores, é indicada contra a fadiga e insonia, diminui a pressão.
Violeta: Cor fria, diminui o volume, é soporífero, provoca melancolia e favorece o misticismo. é favorável a pessoas nervosas.
Preto: Aumenta o peso e calor, diminui o volume, é repousante e deprimente, absorve todos os raios luminosos.
Branco: Fatigante, é a síntese de todas as cores, repele o calor.
Por fim deixo uma frase que acho muito estimulante ao estudo das cores: “O azul é composto de luz e trevas, de um preto perfeito e de um branco muito puro como o ar.” (Leonardo da Vinci).
Total
0
Shares
Posts Relacionados