Vamos falar sobre Lettering?! | Designers Brasileiros

O papo de hoje é sobre lettering, falamos com Andrey Galloso, designer e estudioso dessa técnica de arte incrível.

Mas primeiramente vamos entender um pouco mais sobre Lettering.

Podemos definir o LETTERING como “a arte de desenhar letras“, bem filosófico não é mesmo? O seu conceito é simples: trata-se de uma combinação de letras específicas trabalhadas, para uma única utilização e finalidade.

Muitas vezes, na maioria delas, o lettering é desenhado à mão, com canetas, lápis, canetinhas, etc. e depois digitalizado no computador, há quem faça diretamente no pc também.

Bom, eu adoro lettering #amantesdelettering <3 Ao final do post se você se comportar deixarei uns perfis no Instagram e sites de referência (meus preferidos), além do trabalho fabuloso do Galloso.

A.C: Me diz ai quem é o Galloso, a galera quer te conhecer? De onde veio, para onde vai, o que come, como vive? (risos)

A.G: Sou o Andrey Galloso, 27 anos, Baiano, cristão, músico, viciado em café (mesmo antes de ser designer). Designer à cinco anos e rumo a vários outros (risos).

Gosto muito do simples e direto, sou um fã do minimalismo/flat.

Hoje estudando sobre Lettering e apaixonado por isso a cada dia.

Trabalhei em algumas agências de 2011 a 2015, na Bahia e no Estado do Espírito Santo.

Atualmente sou freelancer e baterista em um ministério (banda Cristã).

A.C: Como começou seu trabalho?

A.G: Então… Foi algo surpresa!

Em 2010 (quando ganhei meu primeiro notebook) começou essa curiosidade sobre artes, desenho e photoshop que todo mundo falava. Sempre gostei de desenhos e rabiscava muito nos cadernos da escola. Depois de alguns vídeos (tutoriais) leituras em blogs, etc. Comecei a fazer meus próprios trabalhos e claro, foram para a igreja em que eu fazia parte (já que não era profissional e nem tinha clientes, rsrs).

Certo dia um amigo chamado Jonatas Vitorino, chegou em minha casa de moto e disse: Andrey! Você começa a trabalhar amanhã de designer numa agência que te indiquei.

Eu fiquei em choque (risos) fui fazer a entrevista no dia seguinte na verdade, foi tão ‘’tosca’’ que quando lembro disso hoje morro de rir,  mas, deu certo aprendi muito

nesse primeiro trabalho e que durou dois anos.  Assim eu comecei nesse mundo louco, pra ontem! Que amo tanto.

A.C: E os estudos?

A.G: Confesso! Nunca fui fã dos estudos, perdi dois anos no período escolar, matava aula para jogar basquete ou para jogar vídeo game (risos).

Eu apenas terminei os estudos (depois de muita luta risos) e como não era como alguns amigos meus que faziam faculdade apenas para dizer que faziam, por exemplo:

Eram excelentes em jornalismo, mas faziam veterinária.

A.C: Oi? (Risos)

A.G: Isso mesmo. Na minha cidade natal (Juazeiro-BA) Não tinha faculdade de Design Gráfico nem nada parecido, a não ser ‘’Artes Visuais’’, coisa que não me atraia em nada. Então, resolvi estudar sozinho pela internet com vídeos, apostilas e dicas que eu encontrava e praticava tudo isso na agência que eu estava trabalhando. Nunca fiz cursos da Adobe, Corel…Sempre fui curioso (sou) e acabei aprendendo sozinho.

Não me considero um Profissional! Me considero alguém que se entrega de verdade naquilo que ama fazer, Criar!

A.C: Quem te inspira?

A.G: Olha, humanamente falando sou muito fã do studio de criação da BETHEL MUSIC / Redding, CA . São profissionais com um nível em que eu almejo chegar um dia.

Mas, minha principal inspiração sem sombra de dúvidas é DEUS! Sou loucamente apaixonado pela bíblia e principalmente no GÊNESIS, o primeiro livro onde fala

justamente sobre A CRIAÇÃO. É só olharmos para os lados e podemos ver a beleza que Deus nos deu para que tenhamos inspiração a todo instante.

A natureza em geral juntamente com a música, e o meu falar com Deus nas criações, me fazem chegar a níveis de desenvolvimento que eu mesmo me surpreendo com o final de cada projeto, então, pra mim não tem inspiração maior e melhor do que o verdadeiro CRIADOR, DEUS.

A.C: Suas referências?

A.G: Assim como falei na pergunta anterior, uma das minhas principais referências hoje é a Bethel Music, tanto em design quanto na música.

Mas, tenho outras pessoas que admiro muito pela dedicação e a forma de como se entregam ao trabalho que são os meus amigos:

Iran Pontes do (Design Culture), Eder Paes (Admake), Pevê Brito (Central 3), Nilton Semedo (Hillsong SP), entre outros…

A.C: Por que essa pegada ‘cristã’?

A.G: Faz parte do meu EU, isso já habitava dentro de mim, eu apenas despertei o que estava adormecido.

Como numa frase que Deus me deu em meus momentos de criação com Ele que diz:

A CRIAÇÃO DESPERTA A ESSÊNCIA DO CRIADOR DENTRO DE VOCÊ.

Ou seja, quanto mais eu crio, mais eu sinto o Espírito de Deus dentro de mim.

Quanto mais eu me entrego, sinto que ELE tem muito mais a oferecer do que eu possa imaginar, e isso reflete em toda criação que eu faço.

Nada é em vão, tudo tem o seu devido sentido (conceito) daquilo que foi criado.

A.C: Onde te encontramos?

A.G: Podem ver o resumo praticamente inteiro da minha vida na minha página que foi fundada em 2013, com todo esse sentimento que acabei de responder com muito carinho, a HOLY CREATION. Muito além de trabalhos, isso é o verdadeiro Galloso em Artes, tudo que faço é primeiro para que eu possa ser edificado e disso compartilho com o mundo inteiro. Assim como disse Jesus:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Essa é uma das minhas formas do ÍDE.

Podem me encontrar também na minha mais nova aventura que é LETTERING, LETRAS, HANDMADE algo que tenho me dedicado muito nos últimos tempos.

Onde posto tudo sobre de como estou indo nos estudos, rabiscos, materiais, pôsteres, mensagens tudo feito com carinho, dedicação e a mão.

www. fb.com/GallosoLettering

DEUS! Abençoe a todos vocês que deram um pause para ler essa entrevista, creio que vai somar muito na sua vida.

Seja você cristão ou não, Deus te ama do mesmo jeito e te abençoa sem mesmo querer nada em troca. Acompanhe meu trabalho, mande mensagens, pergunte o que quiser, ficaria muito feliz em poder falar com você e aprender também, pois sei que juntos, tudo fica mais fácil. Obrigado!

Galera do DB S2, Vocês são incríveis!!!

Obrigado por essa oportunidade, de verdade.

Deus abençoe vocês!

Obrigada Galloso, foi massa falar contigo e ver o seu trabalho.

Gostou do post? Olha a arte que o Galloso fez para o DB <3 muito amor gente! E também as outras criações dele 🙂

db

Como prometido: Meus 5 preferidos do mês – Perfis e Sites para referências

Typeverything

http://typeverything.com/

Um blog de lettering e tipografia, com artistas do mundo a fora, separados por categorias, possui referências incríveis.

We Love Typography

http://welovetypography.com/

Feito por tipógrafos e designers de todos os tipos, uma tipo de vitrine da tipografia e lettering com estilos para todos.

Lettering_co

Perfil com mais 58k eles postam muitas referências, repostam artistas, estudos e trabalhos excepcionais vale a pena conferir.

Letteringcamp

Perfil da designer Noah Camp possui mais de 46k seguidores, a maioria são vídeos de desenvolvimento de seu trabalho, que eu particularmente sou fã.

Typelettering

Perfil do designer Ken Barber, ele é designer tipográfico e “letterer” sim querido leitor o cara é pago pra fazer isso, ele foi o primeiro contato que tive com esse cargo, possui 50k seguidores, pra mim o mais bacana no perfil dele é que a maioria dos posts são lettering feitos no papel e com lápis apenas.

Espero que tenham gostado do post, deixem seus comentários, compartilha esse post pra galera e até a próxima!

Beijos

Author

Tem 25 anos, Fundadora da Lorac Ideias, vive de sonhos, amante de batata e minhoca de gelatina, redatora por paixão e profissão, cheia de ideias, um pouco gamer, adora viajar e andar com os pés descalços.

Comentários no Facebook