O home office é cada vez mais comum entre freelancers da área de Design. A nova organização da economia está indo cada vez mais nesta direção, e é cada vez mais freqüente encontrar exemplos de pessoas bem-sucedidas nas suas atividades profissionais executadas parcial ou totalmente a partir de um escritório doméstico (home office).Se você já …
10 dicas para melhorar seu Home Office
O home office é cada vez mais comum entre freelancers da área de Design. A nova organização da economia está indo cada vez mais nesta direção, e é cada vez mais freqüente encontrar exemplos de pessoas bem-sucedidas nas suas atividades profissionais executadas parcial ou totalmente a partir de um escritório doméstico (home office).
Se você já tem o seu home office, que tal melhorá-lo? Um pouco de revisão e planejamento pode tornar o seu ambiente profissional doméstico muito mais produtivo.
Veja abaixo 10 dicas para compor o home office ideal, seja casa ou apartamento, e acrescente suas próprias dicas nos comentários!
- Analise o seu ambiente: é iluminado? Arejado? A temperatura é agradável? Como está o isolamento acústico? Um painel colorido, uma cortina, uma janela aberta, uma luminária, um espelho grande na parede, um quadro, um relógio na parede, um circulador ou um quadro de avisos (mesmo que seja para você mesmo) podem lhe fazer avançar vários pontos no conforto ambiental.
- Melhore sua alimentação: estruture seu horário de forma a poder ter um bom café da manhã, e refeições com alimentos naturais, várias vezes por semana. Estruture-se, organize-se, aprenda a comprar os ingredientes certos, invista na sua saúde consumindo alimentos sem agro tóxicos e sem conservantes. Sua saúde agradece, e até o bolso pode ficar feliz!
- Posicione móveis e objetos: pense no modelo adotado por um piloto de avião comercial: os instrumentos mais importantes para seu trabalho estão localizados exatamente à frente da sua posição usual de trabalho, e os demais ficam dispostos radialmente a partir deste núcleo, de modo que ele se desloca o mínimo possível para realizar seu trabalho. Não esconda dentro de armários distantes as ferramentas que você usa no dia-a-dia, nem desperdice o espaço das áreas mais nobres à frente da sua posição de trabalho.
- Ganhe espaço: ao redistribuir os móveis, preste atenção: há mobília no seu espaço de trabalho que você não usa para trabalhar? Que tal tentar movê-la para outro local, dando mais espaço para a sua atividade profissional? Verifique também se sua mesa, cadeira, estante e monitor não são menores do que deveriam ser para permitir o trabalho com conforto e organização – e planeje sua substituição, se necessário.
- Durma bem: desenvolva o hábito de dormir bem. É fundamental para se ter um dia produtivo estar bem descansado, portanto analise seu ritmo e não vire noites trabalhando, mais importante é criar o hábito de dormir no mesmo horário e por 8 horas contínuas.
- Atitude ecológica: otimize suas tarefas sem desperdício. No mínimo, reuse os clips e folhas de papel, apague as luzes ao sair e desligue os equipamentos quando não estiverem em uso!
- Arquive e organize os documentos: em um escritório pessoal para que as coisas não sumam, no mínimo, você precisa de gavetas e de uma boa estrutura de arquivamento organizado de documentos e papéis em geral. Faça pelo menos o essencial, um arquivo de pastas suspensas econômico, com estrutura em plástico ou aramado, custa menos de R$ 50 nas papelarias, e continua sendo útil por anos e anos a fio. Uma boa estrutura inicial é considerar uma pasta para cada um dos projetos em que você estiver envolvido, e mais algumas pastas extras para arquivamento das suas categorias de materiais de referência.
- Seja organizado: mantenha os cabos elétricos e do computador sempre no lugar, acessíveis e fora do meu campo visual, um ambiente organizado ajuda na criatividade e aumenta a produtividade, pois não perde-se tempo procurando as coisas que necessita.
- Otimize a comunicação: comunicar-se com clientes, parceiros e fornecedores exige um telefone, e eventualmente um fax, mas procure ser mais econômico usando os recursos como VoIP (incluindo Skype, FaceTime e similares), e-mail, programas de mensagens instantâneas e web.
- Considere a ergonomia: evite problemas para a saúde. Coloque a mesa e a cadeira na altura e posição certa, evite sombras e brilhos excessivos, posicione bem o monitor, o teclado e o mouse, e faça pausas regulares, a cada 1 hora de serviço descanse 5 minutos no mínimo, seguidos de alongamentos.
Participem nos comentários deixando suas experiências e dicas que utilizam no dia-a-dia em seu home office.