5 padrões importantes dentro do mundo do design moderno | DSGNBR
Artigos

5 padrões importantes dentro do mundo do design moderno

Foto por William Iven | Unsplash

A sociedade moderna é extremamente visual, por isso o papel de um designer nunca foi tão importante. Hoje, muito mais do que por palavras, as pessoas são impactadas por imagens. Dessa maneira, as empresas do mundo inteiro possuem um desafio: fazer com que os seus produtos e os seus serviços se destaquem chamando a atenção das pessoas principalmente pelo seu visual. E dentro dessa necessidade, as cores têm uma enorme influência no sucesso da divulgação e atratividade. Os designers precisam não somente usar as cores certas, como também seguir outros padrões, os quais são as bases para um bom design no século 21. Abaixo mostramos algumas regras:

1. Menos é mais

Um design eficiente ainda segue esta regra básica. Na hora de criar uma peça de publicidade, quanto menos elementos melhor, além disso, não há necessidade de misturar muitas fontes ou ocupar todo o espaço. A mensagem deve ser a mais clara o possível, sem deixar dúvidas.

2. Ser criativo e original

Um bom designer deve saber muito sobre arte e ter uma boa bagagem dos elementos clássicos da história da arte, desde os homens da caverna até os dias de hoje, já que somente assim, ele vai conseguir ser criativo e original, usando tanto o seu conhecimento de mundo, e misturando com a sua própria percepção da realidade.

3. Entender sobre o poder das cores

As empresas não escolhem certas cores por acaso, por trás de cada tom há uma psicologia das cores. As cores mais fortes trazem fortes emoções, já as cores mais suaves, têm um impacto mais sutil. O cinza e o azul são as cores mais utilizadas pelas empresas, já que trazem uma mensagem de profissionalismo. Cores como: rosa, vermelho, laranja e amarelo devem ser utilizadas no contexto certo e para o público certo. Ou seja, não dá para escolher qualquer cor, mas sim a melhor cor para cada tipo de segmento.

Foto: Alice Achterhof | Unsplash

4. Respeitar hierarquia, simetria e alinhamento

Um bom design mesmo que inovador e super moderno deve respeitar as regras de hierarquia, simetria e alinhamento de cada um dos elementos. As peças de propaganda podem trazer originalidade e inovação, mas não vão funcionar bem se não respeitarem essas regras de harmonização e que também foram criadas de acordo com a visão humana e a sua percepção de imagens.

5. Estudar antes de criar

A obra final é importante, mas é preciso antes de tudo estudar as referências, criar murais de inspirações, desenvolver pesquisas, dominar todas as ferramentas de criação e de desenvolvimento de peças, entender o que os consumidores de tal empresa querem, saber quais são as tendências e para onde  o mundo está encaminhando. Em adição, não pode haver preguiça de fazer quantos rascunhos forem necessários.

Um bom designer vai seguir cada um desses padrões, se destacando pela qualidade do seu trabalho, o qual traz elementos clássicos que respeitam a arte, mas utilizados de uma forma original, quebrando barreiras e lançando tendências. O mais importante é sempre se manter atualizado e ativo, indo mais longe para criar o melhor design possível, se baseando nos melhores e trabalhando com a própria voz.

Sobre o autor

Designers Brasileiros

Designers Brasileiros

Comentários no Facebook