Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»Psicologia das cores: descubra o que significa cada cor
    Artigos

    Psicologia das cores: descubra o que significa cada cor

    DalmirPor Dalmir3 de maio de 2019Atualizado:4 de maio de 2019
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Psicologia das cores
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    Você pode não perceber, mas as cores exercem uma grande influência em nossos sentimentos e decisões.

    As cores podem ser usadas de acordo com a finalidade de um estabelecimento ou de uma iniciativa pessoal, como por exemplo, uma pessoa que quer se acalmar procura verde ou azul.

    Vamos conferir um pouco mais sobre esse mundo da psicologia das cores e como elas podem nos influenciar.

    Mas, qual é o significado de cada cor?

    Amarelo

    Essa cor representa a alegria, otimismo, felicidade, gratidão, assim como raiva e inveja. É uma cor muito associada ao sol e verão.

    É considerada a cor da irritação por causa de uma substância chamada bile, que deixa nossa pele amarela quando estamos com muita raiva. Porém é considerada também a cor da iluminação e do entendimento.

    Muitas placas de trânsito possuem a impressão preta sobre o fundo amarelo para propiciar um melhor efeito visual a distância.

    Azul

    A cor azul faz o corpo produzir substâncias químicas calmantes, por isso é muito comum seu uso em quartos e hospitais.

    Está associada a confiança, calma, frio, divindade, eternidade e tecnologia.

    É comum perceber o azul em logos de empresas de tecnologia, em redes sociais, em empresas de limpeza, higiene e água.

    Rosa

    Embora seja uma cor muito utilizada em ambientes infantis o rosa na psicologia das cores representa romantismo, delicadeza, gentileza, inocência e flores.

    É muito usada para representar culturalmente o universo feminino. Vários sites e ambientes utilizam o rosa para chamar atenção das mulheres, como salões de beleza, lojas de roupa, clínicas estéticas, entre outros.

    Laranja

    É uma cor ligada a ambientes amigáveis, divertidos e que estimulam a comunicação e o apetite.

    A cor laranja representa principalmente alegria, juventude, entusiasmo, criatividade, diversão e recreação. É comum ver canais ou lojas infantis usando essa cor.

    É usada também para aumentar a visibilidade de alguns profissionais como garis e motoboys. E na sinalização em rodovias.

    Verde

    O verde sempre está associado a natureza, ecologia, frescor e tranquilidade por isso é muito utilizado nos logos de empresas ligadas ao meio ambiente.

    Essa cor também simboliza a esperança, a saúde, a vida e o dinheiro. Sendo uma cor utilizada em hospitais, pois representa saúde e vida além de acalmar os pacientes.

    Acredita-se que o verde é capaz de ajudar na digestão e reduzir dores de estômago.

    Vermelho

    É a cor do fogo, perigo, sangue, força, vigor, aventura, ação, amor, excitação e paixão. O vermelho estimula a frequência cardíaca, a respiração e o apetite.

    É uma cor muito utilizada em marcas que sugerem aventura e ação, em empresas alimentícias, e em sites de mensagens românticas.

    Por ser a cor do fogo e do perigo, maioria das sinalizações de perigo é com fundo vermelho.

    Violeta

    O violeta é uma cor que significa sofisticação, poder, vaidade, luxúria, sensualidade e esoterismo.

    É uma cor muito utilizada em produtos e embalagens de beleza para simbolizar o luxo, o poder e a vaidade.

    Podemos perceber que a cor violeta é muito utilizada em ambientes esotéricos, seja físicos ou virtuais.

    Preto

    É uma cor que ao mesmo tempo em que simboliza o luto, a maldade e a tristeza, pode também simbolizar a formalidade, elegância, autoridade e a sofisticação.

    Maioria das roupas sociais tanto femininas como masculinas são pretas, além disso, muitas marcas usam o preto para sugerir elegância e fineza de seus produtos.

    Branco

    É a cor do bem, pureza, simplicidade, paz, limpeza, sofisticação e minimalismo.

    Está associada ao divino, por isso a roupa de sacerdotes, padres e até do papa sempre é em sua maioria da cor branca.

    É um grande símbolo de tradição noivas usarem o vestido branco no casamento.

    Dependendo do uso, pode representar sofisticação e fineza, mas é comumente usado em combinação com o azul para produtos e marcas de limpeza e higiene.

    Marrom

    Marrom é a cor da terra, da riqueza, do cacau, do café e da natureza.

    O marrom transmite um sentimento de aconchego e lar. Essa cor é normalmente usada em empresas de madeira, loja de chocolate e café, e churrascarias também.

    Cinza

    Representa a neutralidade e a indiferença, pois não gera sentimentos. A cor cinza é muito associada a tempestades, adversidades e até a depressão.

    A cor cinza serve como uma boa base para outras cores, pois não atrai a atenção para si permitindo que as outras cores ganhem destaque.

    É também considerada a cor da velhice por causa dos cabelos grisalhos dos idosos.

    Conclusão: Conte com a psicologia das cores!

    É importante saber o significado das cores e o que elas podem causar para conseguir atingir um objetivo, pois dificilmente você conseguirá ter uma boa noite de sono pintando o quarto com vermelho, laranja ou amarela.

    Assim como o excesso de azul e verde pode gerar um ambiente calmo até demais. Sendo assim, confira o que cada cor pode causar antes de pintar qualquer cômodo da sua casa, ou fazer um logo de sucesso para sua empresa ou de um cliente.

    Foto: Stock de Talulla / Shutterstock

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Dalmir
    • Website
    • Instagram
    • LinkedIn

    Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    3 Comentários

    1. Pingback: Guia prático do que você deve estudar em UI Design

    2. Pingback: 10 dicas para criar um logo incrível | Designers Brasileiros

    3. Pingback: 5 dicas para um logo de sucesso | Designers Brasileiros

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    Puma cria sacola que dissolve na água em três minutos

    16 de julho de 2011

    Código comentado salva vidas!

    22 de agosto de 2011

    A chave para a inovação

    1 de maio de 2011

    As cores e seus significados, de antigamente a hoje em dia

    24 de novembro de 2017
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR