Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    What's Hot

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Skillshare chega ao Brasil para democratizar o acesso ao aprendizado online

    22 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022
    Facebook Twitter Instagram
    • Home
    • Sobre
    • Anunciar
    • Contato
    Facebook Twitter Instagram Pinterest
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    • Design
      • Web Design
      • Design Gráfico
      • Design de Interiores
      • Design de Embalagens
      • Design Editorial
    • Publicidade
    • Contato
    Designers BrasileirosDesigners Brasileiros
    Home»Artigos»As cores e seus significados, de antigamente a hoje em dia
    Artigos

    As cores e seus significados, de antigamente a hoje em dia

    Designers BrasileirosPor Designers Brasileiros24 de novembro de 2017Atualizado:22 de janeiro de 2018
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email WhatsApp
    Foto: Shutterstock | 127104383
    Comp.
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest WhatsApp Email

    É certo que as pessoas usavam as cores para representar significados simbólicos que envolviam desde status a até sentimentos e personalidade. Diz-se que, há 40 mil anos, foram criados os primeiros pigmentos. Combinando carvão queimado, gordura animal e solo, os artistas criaram uma paleta básica de poucas cores como: amarelo, vermelho, preto e branco. E das paredes de cavernas pré-históricas a quadros hoje reconhecidos internacionalmente como o de Leonardo da Vinci, as cores têm real importância em como nosso cérebro pode reagir a algo de forma consciente ou inconsciente.

    Para se ter ideia, no período Medieval, o azul foi considerado por décadas uma cor nobre, e pintores renascentistas como Rafael utilizavam-na para destacar a imagem de divindades, por exemplo. Isso é devido ao fato de que na antiguidade o custo da lapis lazuli (pedra afegã de onde era extraído o pigmento azul), rivalizava, até mesmo,  com o preço do ouro. Pela história, sabemos que em 1508 o pintor alemão Durer pagou quarenta e uma gramas de ouro por trinta gramas de azul ultra-marinho.

    Via: Wikimedia

    Em 1810, os artistas alemães Franz Pforr e Friedrich Overbeck, compartilhavam da ideia de que as cores das roupas nas pinturas podiam revelar o caráter das figuras retratadas. A cultura árabe contribuiu para o que ainda hoje entendemos na linguagem das cores, como por exemplo, o azul em certas ocasiões representar a fidelidade e a tristeza; o amarelo o ciúme e a sabedoria; o vermelho a crueldade e o amor; o preto ao luto e a dignidade.

    Hoje, o vermelho não é reservado especificamente para nobres como era na idade média em alguns lugares e o azul não é mais uma cor rara e cara, mas ainda ficam os sentimentos que elas levam em nosso subconsciente trazendo significados inimagináveis para alguns a primeira vista, sendo algo bastante utilizado por empresas multinacionais. Ou seja, vai nos dizer que nunca ouviu falar das cores amarelas e vermelhas usadas pelo Mc Donalds, por exemplo? Vamos a uma aula rápida sobre as cores citadas:

    Via: Pixabay

    Amarelo: Refletivo e luminoso é a cor mais alegre. Representa um futuro brilhante, esperança e sabedoria. Quando usado em publicidade e embalagens ele representa atividade. A cor chama a atenção e dá sede de acordo, em alguns casos. Com intensidade forte, ela é o símbolo da energia e da atividade mental e física.

    Vermelho: é uma cor estimulante e excitante, possui associação positiva para a paixão, força, atividade e aconchego e uma negativa para agressividade, raiva, intensidade e sangue. O vermelho, também, significa vida, provavelmente devido a ligação com o sangue. É a cor do amor. Sem dúvida, é uma cor estimulante e provocativa, que se sobressai a todas as cores que fazem par com ela. Algumas empresas costumam
    usar a cor vermelha no logo para demonstrar grandiosidade, devido a força que o vermelho tem e sua representação de nobreza, vinda da idade média – um primeiro bom exemplo é o da PokerStars; Outro, é o da CNN, primeiro canal 24 horas de notícias. O vermelho também representa a fome, por isso é tão usado em redes de fast-food.

    Azul: é a cor da paz e tem um efeito relaxante. Dá uma impressão de calma, segurança, conforto, sobriedade e contemplação. Em seu lado negativo, é depressivo, úmido e melancólico. É uma cor escura e sempre fria, mas com grande efeito relaxante nos ambientes. O azul tem características fortes de passividade, quietude, calma, segurança, paz e contemplação.

    Via: Flickr

    Preto: expressa, diferentemente, a escuridão e o poder. Em combinação com o branco, desperta a dualidade inerente ao ser humano, que o leva ao crescimento. Ela também representa o poder, a elegância, a riqueza e a dignidade.

    Branco: é a cor celestial, espiritual, do santificado e inocente. O branco aplicado em ambientes provoca emoções resultantes de uma falta de atividade. Ele acentua a passividade e reduz a forte luminosidade de outras cores combinadas. Ela é celestial, inocente e pura.

    É claro que estar afirmações podem se diferir dependendo de fatores socioculturais, fisiológicos e psicológicos, podendo divergir em um questionamento quase sem fim, sobre o que as pessoas acham que significa uma cor, de fato, mesmo nos dias de hoje.

     

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email WhatsApp
    Designers Brasileiros
    Designers Brasileiros
    • Facebook

    Matérias Relacionadas

    Quais são os melhores cassinos online do Brasil?

    28 de junho de 2022

    Aposta única: a forma mais simples de esportebet pré aposta

    31 de maio de 2022

    Por que o design é extremamente importante para cassinos?

    5 de maio de 2022

    Melhores Caça Níqueis Online no Brasil

    4 de maio de 2022

    5 dicas para designers gráficos que usam MacBooks

    2 de maio de 2022

    Entenda porquê todo o designer deve usar VPN

    2 de maio de 2022

    1 comentário

    1. Pingback: Como funciona a Remoção de Tatuagem a Laser? | The Tattoo

    Leave A Reply Cancel Reply

    Parceiros
  • Recursos para Designers
  • Umbler - Hospedagem de Sites
  • Mais Lidas

    The Big Brand Theory – A teoria do reconhecimento de marcas

    19 de março de 2013

    Manchester City apresenta novo escudo

    29 de dezembro de 2015

    LG lança nova geração de TVs OLED com tecnologia Orgânica

    16 de julho de 2015

    10 dicas para criar um logo incrível

    12 de junho de 2020
    Publicidade
    Designers Brasileiros
    Facebook Twitter Instagram Pinterest YouTube
    © 2022 Designers Brasileiros. Desenvolvido por Sponta Marketing.

    Digite o termo e pressione Enter para buscar. Aperte Esc para cancelar.

    Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies..
    Conf. de CookiesACEITAR
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR