BR Distribuidora, agora Vibra Energia, apresenta nova identidade

Desenvolvida pela Tátil, a nova identidade visual valoriza o caminho percorrido pela empresa nas últimas décadas, mas também aponta para uma nova direção, mostrando uma organização em constante evolução. A campanha publicitária é assinada pela Africa

A BR Distribuidora, já consolidada como uma corporation, passa a se chamar a partir de agora Vibra Energia, se reposicionando no mercado como uma empresa de energia. Confiança que conecta, orientação ao cliente, parcerias genuínas e evolução constante são os orientadores da nova marca, cujo nome e design referem-se ao movimento constante, necessário para impulsionar pessoas e negócios, sem abrir mão de remeter a um Brasil que faz, realiza e vai além. O trabalho de criação e desenvolvimento da marca Vibra esteve a cargo do escritório de design Tátil.

“Durante o processo criativo, buscamos nomes que expressassem acima de tudo o Brasil que avança, faz, realiza, expande. O Brasil que vai além, que surpreende, que evolui com criatividade, mas que também estabelece conexões e parcerias genuínas”, explica Leonardo de Castro Burgos, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios e Marketing da Vibra Energia.

Os quatro pilares refletem a visão aspiracional da nova empresa: uma visão de negócio que tem compromisso com seus clientes e busca a excelência em tudo o que faz; um relacionamento com os diferentes públicos baseado em flexibilidade e empatia; os diferenciais de proximidade e conveniência na relação com os clientes; e finalmente uma visão de futuro alicerçada em agilidade e inovação.

“Buscamos um nome que traduzisse, simultaneamente, as duas dimensões dessa marca que é provedora de energia e que só acontece com a energia das pessoas”, destaca Fred Gelli, CEO da Tátil Design.

Além do nome, a marca Vibra possui também, em sua versão completa, um símbolo que é sua representação mais simples e direta. Seu uso pode servir como elemento gráfico, buscando iconicidade e reconhecimento imediato, sempre em conjunto com outros ativos da marca.

O desenvolvimento
A Tátil trabalhou por meses na construção e no processo de branding para criar o conceito e a nova marca. Foram necessários períodos de imersão, entrevistas e análises de contexto para definir, colaborativamente, o norte estratégico. A consultoria buscou um posicionamento que unisse o legado da BR Distribuidora à vocação para transformar o futuro. O resultado foi a criação de uma nova identidade multissensorial, um novo nome e uma nova marca que combinam precisão estratégica e brilho criativo para traduzir energia de diferentes formas. 

A campanha
A Vibra Energia ganhará também uma campanha institucional com filme e peças impressas para anunciar a mudança ao mercado. O conceito criado pela agência Africa também busca inspiração na energia, partindo da representação mais simples, que se manifesta num movimento, num sorriso, e que tem no Brasil uma fonte inesgotável.

O filme, que terá versões de 60 e 30 segundos, é pautado na energia do brasileiro, do país, da empresa que está nascendo e dos seus produtos e serviços. É por meio de frases fortes que a campanha apresenta a Vibra: “É a energia que faz vibrar… se tem música, vibra. Se tem trabalho, vibra. Se tem alegria, vibra. Da maior distribuidora de combustíveis do país nasce uma das maiores empresas de energia do Brasil.” 

“Combinamos as mensagens para assegurar a percepção de ‘nascimento’ e informação na mesma medida. Se no audiovisual pensamos em algo mais sensorial, para os impressos teremos um material mais explicativo desse novo momento, de forma a informar os nossos clientes”, ressalta Burgos.

Os filmes serão veiculados em canais abertos e por assinatura. A campanha terá também ativação no digital e nas redes sociais corporativas da empresa. estão programados anúncios de páginas simples e dupla em mídia impressa (jornais e revistas, segmentadas), além de mídia urbana digital (relógios de rua, elevadores de prédios comerciais).

Dalmir

Dalmir

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