Branding no design | Designers Brasileiros

Afinal, o que é branding e qual sua ligação com o design? Vivemos uma época em que concorrência é cada vez maior, um mesmo produto ou serviço e milhões de desenvolvedores, mas como fazer com que algo seja reconhecido não pelo que é em si, mas pela marca que a produz?

Aí entra o branding no design, o reconhecimento de uma marca como algo único e essencial, uma definição mais técnica pra esse termo usada por Caroline Castro, publicitária e colunista do blog “Implantando Marketing”, é “O principal objetivo do branding é criar um elo emocional com o consumidor, é fazer com que ele se torne ‘dependente’ da sua marca, de forma a não cogitar a troca dela por um concorrente.”

Alguns exemplos de branding de sucesso são o da Coca-cola, muitas pessoas com sede pensam na marca e não em uma simples água ou outro refrigerante. Até agora tudo se conecta com o marketing, mas onde entra o design nisso? Tudo o que foi dito aí em cima precisa sair do campo de ideias e virar realidade, aí entra o design, ele vai as passar de forma atraente, clara e tangível aos diversos públicos.

Ainda há uma certa confusão com o que significa e a forma de execução, branding e design andam de mão dadas! Design não é apenas a preocupação com a estética visual, mas também com a mensagem e o resultado que aquela peça irá causar nas pessoas.

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook