Depois de 6 anos da última atualização em sua identidade visual, a Citroën acaba de apresentar ao mundo a sua nova marca. A empresa, que completou recentemente 103 anos, reinterpretou o primeiro logotipo da marca. A referência familiar e técnica de "Deux Chevrons" (Dois Chevrons) tem permanecido no centro da identidade da Citroën desde então. …
Citroën apresenta nova identidade visual
Depois de 6 anos da última atualização em sua identidade visual, a Citroën acaba de apresentar ao mundo a sua nova marca. A empresa, que completou recentemente 103 anos, reinterpretou o primeiro logotipo da marca.
A referência familiar e técnica de “Deux Chevrons” (Dois Chevrons) tem permanecido no centro da identidade da Citroën desde então.
O novo e elegante emblema sinaliza a transição e evolução da marca, e estreará no final de setembro em um veículo conceitual familiar da Citroën. Versões dele irão, então, ser aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca a partir de meados de 2023. O oval vertical proeminente e aprimorado introduzirá uma nova direção na linguagem de design na qual o emblema visualmente proeminente se tornará um elemento de assinatura imediatamente reconhecível de todos os modelos da Citroën.
Complementando o novo logotipo está um novo programa de identidade de marca corporativa e o surgimento de uma nova assinatura de marca, que promete: “Nothing Moves Us Like Citroën”.
O CEO da Citroën, Vincent Cobée, diz: “À medida que embarcamos provavelmente no capítulo mais emocionante de nossa ilustre história de 103 anos, é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual moderno e contemporâneo. Nossa nova identidade é um símbolo elegante de progresso à medida que movemos nossos clientes fisicamente em veículos ousados e com visão de futuro que desafiam as regras tradicionais da indústria, e emocionalmente, garantindo que toda sua experiência de mobilidade – particularmente elétrica – seja mais acessível, confortável e agradável sempre que quiserem e precisarem. Nosso legado de inspirar consumidores com veículos ousados e revolucionários nos dá forças para uma abordagem diferente e mais inclusiva para a mobilidade familiar, e acreditamos firmemente que nossos clientes do passado, presente e futuro concordarão que ‘Nothing Moves Us Like Citroën’”.
A nova identidade também irá além do ambiente digital, e o uso do novo logotipo irá abraçar todos os elementos da identidade corporativa da empresa, desde merchandising e documentação até identidades de concessionárias e edifícios corporativos. A nova identificação eficiente será mais suave e promoverá economia de energia, além de abrir mão de cromados para aumentar a reciclagem.
Enquanto o cinza branco e frio fornece uma base de serenidade e facilidade, duas cores de assinatura serão introduzidas como pontuações contrastantes a serem aplicadas em detalhes e áreas específicas.
Inspirado pelo importante legado de cores da Citroën que tem sido usado em carros icônicos ao longo da história da empresa, incluindo o 2CV e o DS, o calmo Azul Monte Carlo fará um bem-vindo retorno ao portfólio de carros em um futuro próximo, bem como a criação de uma paleta de identidade da marca para aplicações corporativas e de varejo.
Além disso, um energético, mais distinto Vermelho Infra-Red substituirá tom usado atualmente para adicionar equilíbrio e contraste dinâmico em aplicações físicas, impressas e digitais.
A nova assinatura da marca – “Nothing Moves Us Like Citroën” – começará a ser usada seletivamente em comunicações e atividades corporativas e de produtos.
Desenvolvida pela equipe de design da Citroën, a nova identidade Citroën se beneficiou da expertise do Stellantis Design Studio, a agência de design interna da Stellantis.