Coca-Cola realiza testes com nova marca universal | Designers Brasileiros

A Coca-Cola Espanha está lançando um novo visual que une Coca-Cola, Coca-Cola Zero, Diet Coke e Coke Zero Zero (sem cafeína e sem caloria) sob um projeto de unificação com base na embalagem vermelha icônica da Coca-Cola.

Pelo que podemos entender, esta nova estratégia de marca deve-se lançar globalmente no próximo verão.

Como a empresa explica em um FAQ, “A nova estratégia de comunicação” marca única “também vai unificar os diversos produtos: se antes era necessário um tipo diferente de publicidade e merchandising para as três sub-marcas, agora [nós] podemos ver a marca Coca-Cola apoiar todas as variantes. ”

Para a Coca-Cola, este rebranding é nada menos do sísmico. Desde o lançamento em 1982, a Diet Coke tem sido marcada como uma inversão do carro-chefe da Coca-Cola (a marca de que foi solidificado em 1969 ). A Coca-Cola tradicional estava em vermelho com uma fita branca e letras brancas. A Diet Coke era branca (em seguida, mais tarde, prata) com letras vermelhas. A Coca Zero era preta com letras vermelhas. Cada spinoff era reconhecível pela embalagem.

Ainda não está claro se esta é uma estratégia universal, ou se a Coca-Cola está mergulhando seu dedo do pé na Espanha para testar as águas antes de tornar isto global.

coca-cola rebranding espanha

 

Nós falamos com um porta-voz da Coca-Cola que esclareceu que a Espanha é um dos 11 mercados-piloto europeus (junto com os EUA) a testar vários modelos novos de embalagem para abordar o tema da marca da Coca-Cola para a unificação. Notavelmente, a Espanha é o único mercado em que estão testando a cor vermelha em todos os produtos. Enquanto outros mercados unificaram a marca através da marca nominativa e da fita. Abaixo, um exemplo do teste nos EUA.

coca-cola-embalagem-eua

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook