Código comentado salva vidas! | Designers Brasileiros
Todo web designer sabe pra que serve o comando <!– e –>. Mas nem todo web designer vê utilidade neles. Embora esse código não necessariamente vá salvar vidas, ele pode facilitar muito a sua.

Código comentado salva vidas
O comentário (na programação web) é algo desnecessário ao funcionamento do site. Ele serve apenas para indicar algo a quem está lendo o código fonte ou trabalhando no back-end (por exemplo, em scripts de PHP ou JavaScript). O usuário final não vai ver esses comentários no site, então a utilidade deles é exclusivamente ao programador / web designer.
Um código comentado salva muito tempo quando você for editar algo num site e precisa saber o que você está editando. Por exemplo, um site pode conter várias DIVs dentro de outras DIVs. E pra saber onde que fecha um e abre outro? Código indentado pode ajudar e alguns softwares até indicam qual é a DIV sendo fechada – mas e quando você está usando o bloco de notas só para fazer algumas alterações mínimas?
Outro exemplo seria o uso de comentários nos arquivos CSS; fica mais fácil de encontrar as IDs e classes usadas em determinadas áreas de um site (cabeçalho, barra lateral, menu, etc). Lembre-se que “organização = produtividade”.

Código comentado não facilita apenas a sua vida, mas a de um possível futuro programador ou web designer que precise alterar algo no site.
Se você não usa código comentado, comece a usar! Você talvez não note a diferença na sua produtividade de início, mas veja daqui a um mês quando tiver que editar aquele código novamente.
Você usa códigos comentados nos seus sites? Se não, por quê? Comente!

Retirado de Design.Blog

Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook