Código comentado salva vidas!

Todo web designer sabe pra que serve o comando <!– e –>. Mas nem todo web designer vê utilidade neles. Embora esse código não necessariamente vá salvar vidas, ele pode facilitar muito a sua.O comentário (na programação web) é algo desnecessário ao funcionamento do site. Ele serve apenas para indicar algo a quem está lendo …

Todo web designer sabe pra que serve o comando <!– e –>. Mas nem todo web designer vê utilidade neles. Embora esse código não necessariamente vá salvar vidas, ele pode facilitar muito a sua.

Código comentado salva vidas
O comentário (na programação web) é algo desnecessário ao funcionamento do site. Ele serve apenas para indicar algo a quem está lendo o código fonte ou trabalhando no back-end (por exemplo, em scripts de PHP ou JavaScript). O usuário final não vai ver esses comentários no site, então a utilidade deles é exclusivamente ao programador / web designer.
Um código comentado salva muito tempo quando você for editar algo num site e precisa saber o que você está editando. Por exemplo, um site pode conter várias DIVs dentro de outras DIVs. E pra saber onde que fecha um e abre outro? Código indentado pode ajudar e alguns softwares até indicam qual é a DIV sendo fechada – mas e quando você está usando o bloco de notas só para fazer algumas alterações mínimas?
Outro exemplo seria o uso de comentários nos arquivos CSS; fica mais fácil de encontrar as IDs e classes usadas em determinadas áreas de um site (cabeçalho, barra lateral, menu, etc). Lembre-se que “organização = produtividade”.

Código comentado não facilita apenas a sua vida, mas a de um possível futuro programador ou web designer que precise alterar algo no site.
Se você não usa código comentado, comece a usar! Você talvez não note a diferença na sua produtividade de início, mas veja daqui a um mês quando tiver que editar aquele código novamente.
Você usa códigos comentados nos seus sites? Se não, por quê? Comente!

Retirado de Design.Blog

Dalmir

Dalmir

Keep in touch with our news & offers

Subscribe to Our Newsletter

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *