DENÚNCIA: agência de GO dá pintinhos VIVOS como “brinde” | Designers Brasileiros
Poucos dias depois do Brasil ser chocado pela morte brutal de um yorkshire indefeso por uma enfermeira de Formosa (GO) – que ainda está solta por aí – mais um caso revoltante vem à tona pelas redes sociais: recebi da Renata Checha a denúncia de que a agência de comunicação RR Assessoria, de Goiânia (GO), está distribuindo pintinhos vivos em caixas a título de brinde de fim de ano para seus clientes. A postura é lamentável, e a ideia é de péssimo gosto. A infeliz coincidência é que os dois casos ocorreram no mesmo estado, na mesma semana. E pior: a agência não só confirma a ação desastrosa, como se orgulha dela. Seguem os prints de posts no Twitter e no Facebook:
RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes

RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes

E deram like no próprio post! Tsc, tsc…

RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes

A iniciativa é condenável em todos os aspectos. Animais não são mercadoria, muito menos brindes. Há anos, as associações de defesa dos direitos dos animais recomendam que não se compre bichinhos de estimação, já que você pode adotá-los, gratuitamente, nos abrigos de entidades como a SUIPA. Enquanto isso, clientes comemoram o recebimento do “presente”, sem saber da gravidade do problema:
RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes
E quando eu e outras pessoas começamos a denunciar o abuso no Twitter, perfis daquela cidade (pelo menos um deles, Robson Carvalho, é funcionário da agência) foram recrutados para defender a iniciativa, e teve até quem me bloqueasse, como se isso fosse punição. Mas não para por aí:
RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes
Eu não preciso nem comentar, reproduzo o que a @katia_flores disse e resume bem o que significa dar pintinhos indefesos na mão de crianças, que não sabem como cuidar deles:
Comentário de @katia_flores
Pensa que acabou? Olha a justificativa da RR Assessoria para dar pintinhos como “presente”:
RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes
Ou seja: “tudo bem” dar pintinhos se é o mascote da publicidade. E se fossem jacarés ou animais em extinção, vocês dariam filhotes aos clientes??? Na fan page da agência, foi postada uma foto da acomodação ridícula em que os pintinhos são colocados. Note que NÃO HÁ FUROS para respiração dos animais na parte de cima:

RR Assessoria distribui pintinhos VIVOS como brinde a clientes

Clique para ampliar e ver o absurdo


Não permita que essa crueldade continue. DENUNCIE!!
– Agência Nacional de Direitos dos Animais (ANDA): faleconosco@anda.jor.br
– Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA): 0800 61 80 80 (ligação gratuita) ou clique aqui; Por e-mail: denuncia.sede@ibama.gov.br, encaminhar para Carla Maria Sereno Neves
– Conselho de Autorregulamentação Publicitária (CONAR): www.conar.org.br

A RR Assessoria foi procurada pela equipe do blog para dar sua versão dos fatos, mas não respondeu sequer a contatos telefônicos.


UPDATE 1: A denúncia nos foi trazida por Renata Checha, também de Goiânia. Ela não havia sido citada antes por não sabermos se ela gostaria de denunciar de forma anônima ou não.
 
UPDATE 2: Ketina Ferreira, proprietária da RR Assessoria, apesar de não nos responder, deu entrevista para o site Conexão Pet. Lá, se disse “vegetariana” e que deu os pintinhos “como forma de valorizar a vida”. Voltou a chamar os animais de “presente”, mas foi evasiva quando perguntada se a iniciativa da agência foi correta. O site reiterou a sugestão que mostramos aqui, de incentivar a adoção em vez da distribuição de animais como “brinde”.
Dalmir
Author

Dalmir Junior é fundador do Designers Brasileiros e Coordenador de Criação na Prefeitura de Franco da Rocha.

Comentários no Facebook