Uma constante no mundo é que tudo muda e tudo deve se adaptar para se manter vivo. Neste caso, a evolução do design e o desenvolvimento exponencial da tecnologia dão nova vida ao que agora é considerado antiquado, e definem o que no futuro vai ser chamado de vintage.A evolução do designNovas tecnologias aparecem constantemente …
Design e tecnologia dão nova vida aos sucessos do passado
Uma constante no mundo é que tudo muda e tudo deve se adaptar para se manter vivo. Neste caso, a evolução do design e o desenvolvimento exponencial da tecnologia dão nova vida ao que agora é considerado antiquado, e definem o que no futuro vai ser chamado de vintage.
A evolução do design
Novas tecnologias aparecem constantemente e se tornam ferramentas de marketing que podem ser usadas para dar nova vida a uma empresa ou conceito. O constante desenvolvimento de aplicativos e ferramentas conseguiu transformar os antigos desenhos de papel e lápis nos atuais softwares criados especialmente para elaborar o design. Isso é ainda mais perceptível quando, por exemplo, uma companhia bem conhecida muda seu logotipo para se adaptar a um novo contexto social e compartilhar uma imagem revitalizada para seu público. Um desses exemplos é o da montadora Chevrolet, a qual já evoluiu seu logotipo 13 vezes em seus 100 anos de existência, para da mesma forma, renovar sua imagem à medida que seu público também está mudando. Outro exemplo semelhante é encontrado com a marca alemã Volkswagen, que foi criada em 1937, e já fez alterações em seu logotipo e imagem do produto 9 vezes até o momento. No entanto, esse tipo de renovação se expande em contextos diferentes, e a indústria do entretenimento é uma das que mais fazem uso dessa evolução.
O entretenimento em constante evolução
Um dos exemplos mais fáceis de reconhecer no Brasil é a evolução da marca da rede de televisão Globo, atualmente em seu décimo primeiro logo, desde a criação da marca em 1965. Por outro lado, com a melhoria da Internet e tecnologias de computador, até jogos clássicos foram beneficiados e ganharam uma nova vida. Um exemplo disso aparece na Betway Casino, que desenvolve jogos de mesa clássicos, como Blackjack ou Roleta, e usa a tecnologia de streaming de vídeo ao vivo, para que os jogadores possam ver e interagir com o crupiê nesses tipos de jogos, como se eles estivessem dentro do cassino, e sem a necessidade de ter uma câmera web ou de sair de casa. Por outro lado, as novas tecnologias estão ajudando a criar experiências de entretenimento muito mais imersivas, devido ao fato que plataformas como o YouTube, já possuem canais dedicados a vídeos que aproveitam a realidade virtual e vídeos em 360 graus para dar outro ponto de vista ao vídeo tradicional em uma tela.
Os videogames também podem se renovar
Uma das plataformas que mais aproveita os rápidos avanços tecnológicos, é a dos videogames, já que o design de games é usado continuamente para colocar jogos de tabuleiro tradicionais em plataformas virtuais, como mencionado anteriormente, e para desenvolver novos videogames usando novas tecnologias, que vão se tornar nos jogos retrô do futuro. Isso inclui desde a conceptualização visual de um novo game, o uso das cores, e o uso de ferramentas e o modo de jogo dentro do mesmo. Exemplos deste tipo incluem o Battlejack, da desenvolvedora finlandesa Grand Cru, que é um jogo de RPG que usa uma estratégia de batalha vomo um jogo de Blackjack, onde o vencedor dos duelos é o jogador que tiver o número de cartas mais próximo de 21. Já o desenvolvimento de jogos antigos em novas versões de alta definição, e o relançamento de antigos consoles de videogame, como SNES e Atari, são outros exemplos de como a tecnologia pode renovar um produto.
Uma nova maneira de se comunicar
Outro campo onde a percepção da evolução tecnológica é facilmente notável, está dentro da comunicação. A partir do surgimento dos smartphones no mercado, os desenvolvimentos tecnológicos deram uma nova vida a uma ferramenta que tinha apenas uma função fundamental desde sua criação: permitir a conversa entre duas pessoas. Desde o lançamento do primeiro iPhone da Apple no mercado em 2007, o desenvolvimento de hardware e software para telefones celulares cresceu exponencialmente. Tanto evoluiu neste campo da tecnologia, que um produto que começou com o simples propósito de permitir a comunicação de voz entre duas pessoas, tornou-se agora o centro de entretenimento e interação social de milhões em todo o mundo. Como um benefício colateral desses avanços, agora se começa a projetar a comunicação do futuro, já que as empresas começaram a dar voz e inteligência artificial a máquinas e softwares que são usados diariamente, como é o assistente de voz Siri, em telefones iPhone, ou dentro de chats de atendimento ao cliente, que funcionam com base em inteligência artificial e que é comum encontrar nas páginas de grandes corporações.
O uso da tecnologia para dar uma nova vida ao branding de um produto, marca ou serviço, e esse é um campo que vai além do retrô ou vintage, pois, além de cumprir a tarefa de deixar de lado a nostalgia, abre novos caminhos no desenvolvimento de novas tecnologias para o futuro.