Artigos

7 lições para designers: e sua conta bancária?

7 lições para designers: e sua conta bancária

Durante essa série de textos, mudei o tema de cada um diversas vezes pra tentar adaptar à realidade do momento alguma informação útil pra aqueles que poderiam aproveitar isso de alguma maneira.

Com esse texto não foi diferente. Escrevi pensando na crise que nosso país atualmente passa. Como geralmente temos o péssimo e terrível hábito de medir o sucesso profissional pela conta bancária, vamos tocar na ferida então. Ser um bom2 profissional não é garantia de emprego e o contrário também não é realidade.

Não serei irresponsável aqui de simplificar um problema social/econômico na infeliz afirmação “quem é bom está empregado” ou “você ganha o que merece”. Há um oceano de fatores emaranhados pra estarmos onde estamos hoje. Ninguém está num porto seguro. Portanto esteja preparado. A tempo e fora de tempo.

Falar de dinheiro é sempre um assunto delicado e em tempos de crise muitas vezes temos que dançar ao som que está tocando. Não há muita escolha. Apesar de o amadurecimento profissional nem sempre vir seguido de valorização do trabalho ou aumento de salário, é sua obrigação melhorar. Dentro ou fora da crise. Com ou sem emprego.

Ter ambição e fazer planos, planejar a carreira, a formação, os cursos extras e o foco cabem somente a você. Caso esteja trabalhando, não deixe que o trabalho te distraia de seus planos. Caso não esteja, não deixe que o desânimo te domine. Mexa-se!

Minhas sugestões pra você se manter em movimento são: na sua área continue estudando, faça cursos, experiências, coisas por hobby. Atualize seu currículo online. Interaja com grupos relacionados a suas atividades. Dê um trato no seu portfólio. Escreva pra um portal ou blog 😉

Isso tudo não vai te garantir um emprego ou aumento de salário, mas vai te ajudar muito a se tornar um profissional melhor, mais experiente e resiliente, além de te ensinar muitas entrelinhas. A preocupação com a conta bancária sempre estará ali, mas isso vai diminuir e cair algumas posições na sua lista de prioridade.

Não se distraia nos extremos, achando que é a ultima bolacha do pacote ou o patinho feio. Mova-se! Aprendeu alguma técnica nova? Alguma nova ferramenta? Conheceu mais contatos? Está compartilhando o que sabe?

Afinal, o que você tem feito?

Sobre o autor

Tiago Maricate

Tiago Maricate

34 e quase lá… Entusiasta dos games, tecnologia, teologia e design não necessariamente nessa ordem, passo a maior parte do tempo ou lendo, ou trabalhando ou estudando uma dessas coisas. No caso do design, trabalhando a mais de 10 anos na área, aprendi que o bom gosto visual se refina com o tempo e as habilidades e acertos são mais frutos de esforço e trabalho do que de dom.

Comentários no Facebook

Receba nossas atualizações!
Não perca nenhuma novidade do mundo do design! Receba nossas notificações ♥