Com novo design, Ford Fusion se torna mais imponente e seguro Passamos os últimos dias testando o Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost AWD e decidimos contar para os nossos leitores o que achamos da nova versão do veículo, não perca também o nosso bate-papo com o gerente de Design da Ford da América do Sul. …
Ford Fusion: design aliado à tecnologia
Com novo design, Ford Fusion se torna mais imponente e seguro
Passamos os últimos dias testando o Ford Fusion Titanium 2.0 EcoBoost AWD e decidimos contar para os nossos leitores o que achamos da nova versão do veículo, não perca também o nosso bate-papo com o gerente de Design da Ford da América do Sul.
O Ford Fusion sempre foi um carro à frente de seu tempo, desde o lançamento da primeira versão do veículo no Brasil, em 2006, ele trouxe consigo algumas tecnologias que o diferenciavam dos carros da época.
Em setembro do ano passado o Fusion foi lançado em nova versão, com novo design, totalmente renovado, que traz imponência e segurança. O Ford Fusion se tornou, de fato, um carro de luxo.
O veículo traz consigo um design inovador, com um desenho chamativo e imponente. Um dos requisitos que fizeram o Ford Fusion ser eleito como o melhor carro da América Latina para 2017 pelo Prêmio Americar.
Além disso, o Ford Fusion se alinha aos outros veículos da marca, contendo grades frontais padronizadas para que os Ford’s possam ser facilmente reconhecidos à distância.
Com versões que partem de R$ 124 mil, o Ford Fusion conta com diversas novidades nas áreas de tecnologia e segurança. São tantas novidades que vamos destacar apenas as principais. As outras você encontra no site da Ford.
- 8 airbags
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Sensor de monitoramento de pressão dos pneus
- Sistema de Alerta pré e pós acidente
- Sistema de estacionamento automático
- Sistema de Alerta de Fadiga
- Sistema de monitoramento de ponto cego
- Sistema de permanência em faixa
- Piloto automático com “stop and go”
- Partida remota – acionamento do motor através do controle remoto
- Chave com sensor de presença: Acesso inteligente e Partida sem chave
Convidamos o gerente de Design da Ford América do Sul, Fábio Sandrin para falar um pouco sobre o design do Fusion e a importância do Design para a montadora.
DB: O atual design do Fusion foi projetado por quem?
F.S (FORD): O atual design do Fusion foi desenvolvido pelo time norte-americano Dearborn. Porém, o projeto incorpora informações e propostas de diversos estúdios, de maneira a atingir mercados globais, com diferentes nuances. O Fusion é sofisticado e marcante por sua expressividade nas superfícies, belas proporções e requinte de acabamento e materiais. O carro incorpora tecnologia e design, os faróis de LED foram desenhados para enfatizar o bloco ótico em forma de diamante. No interior, a tecnologia também é muito presente, através da interatividade oferecida pelo conjunto de telas no painel de instrumentos e painel central, que podem ser controladas por comandos no volante. O Fusion traz também o E-shifter (cambio eletrônico) é embutido no console central, propiciando mais amplitude interna aliada a alta tecnologia
DB: A Ford tem estúdio de design? Em qual país?
F.S (FORD): A Ford tem estúdios nas regiões mais importantes do mercado automotivo. Os estúdios estão presentes nos Estados Unidos, Europa (Alemanha e Inglaterra), Austrália, China e Brasil.
O estúdio da América do Sul está localizado em Camaçari (Exterior e Interior) e em São Bernardo do Campo (Color & Trim). Nesse estúdio foram desenvolvidos produtos globais como os atuais EcoSport e Ka, que são fabricados e vendidos em diversos mercados, além de projetos regionais como o Troller e gerações anteriores do Ka, Fiesta, EcoSport e Ranger.
Como parte da estrutura de design mundial da Ford, o Studio participa de alguns projetos globais oferecendo a perspectiva do nosso mercado para futuros produtos.
O processo de desenvolvimento segue a metodologia global de desenvolvimento de produtos Ford. Se inicia com o estudo sobre o público-alvo e suas necessidades, partindo para criação de propostas através de Sketches manuais e digitais (2D). O processo evolui aliando ferramentas de modelação digital e manual através de maquetes e mock-ups.
DB: Para a Ford, qual a importância do design?
F.S (FORD): O design é uma disciplina estratégica para a Ford. É através do design que a Ford comunica aos seus consumidores valores como inovação, tecnologia, ir além criando experiências desejáveis. Todas as atividades do desenvolvimento do design combinam elementos de tecnologia e habilidades manuais como desenhos 2D, modelação em clay para desenvolver formas e sensibilidade para toque de acabamentos e cores.